6 dicas para você aumentar vida útil da impressora

6 dicas para você aumentar vida útil da impressora

Tempo de leitura: 5 minutos

Por estarmos inseridos em uma sociedade de consumo, estamos acostumados a comprar bens e produtos com vida útil limitada. Com as impressoras, não é diferente. Entende-se por “vida útil” uma estimativa de tempo em que determinado produto funcionará adequadamente. No artigo de hoje, vamos explicar melhor esse conceito para você e ainda dar 6 dicas de como aumentar vida útil da impressora.

Vida útil

Um dado determinante para a compra de um produto é a vida útil do mesmo, embora a grande maioria dos fabricantes de impressoras e suprimentos de impressão não divulguem claramente essa informação sobre seus produtos.

Para que possamos estabelecer a vida útil de um equipamento de impressão, uma série de fatores deve ser levada em consideração. A exposição às condições naturais, a frequência de uso, a qualidade da matéria-prima (no caso, os suprimentos como a tinta e o papel, por exemplo), as próprias práticas de uso de quem o manuseia e o desgaste natural de seus componentes – esse último, fora de nosso controle.

Leia também:

Obsolescência programada

Quando falamos em vida útil, ainda, é importante pontuar outro conceito: a obsolescência programada. Criada na década de 30 frente à grande crise econômica e queda no consumo decorrentes da Grande Depressão, a técnica consiste em fabricar equipamentos programados para deixar de funcionar em determinado momento.

No documentário “The Light Bulb Conspiracy” ou “A Conspiração da Lâmpada Elétrica”, um caso emblemático de vida útil programada é apresentado. O Cartel Phoebus, de Genebra, uniu-se às principais fabricantes de lâmpadas dos Estados Unidos e da Europa propondo a redução da vida útil das lâmpadas de 2,5 mil horas para apenas mil horas.

Nesse documentário, também é exibido o caso de uma impressora a jato de tinta que deixa de funcionar. Um homem vai à assistência procurar reparo para o seu equipamento e os técnicos dizem que não há como consertar. Então, ao procurar na internet por uma forma de resolver o problema, descobre que a impressora havia sido desenvolvida com um sistema que travava o equipamento depois de um determinado número de páginas impressas. Não havia como destravar.

Especificamente nos casos de obsolescência programada, não há nada que possamos fazer para aumentar vida útil da impressora, mas essa é uma prática que vem sendo cada vez menos utilizada pelas empresas, já que tem a intenção de enganar o consumidor.

Por outro lado, os fatores que citamos no tópico “Vida útil” (exceto o desgaste natural dos componentes) estão sob nosso controle. Então, vejamos a seguir 6 dicas infalíveis para você aumentar vida útil da impressora.

6 dicas para aumentar vida útil da impressora

1. Utilize papel de qualidade

Muitos usuários não sabem como a qualidade do papel é importante. Ela está relacionada principalmente a dois fatores: a qualidade do documento impresso e a sujeira deixada na impressora após cada impressão.

Embora a diferença de custo entre um papel de baixa qualidade e um papel de alta qualidade seja baixa, você pode sentir as diferenças a longo prazo – a vida útil da sua impressora irá diminuir.

A qualidade do documento impresso está ligada ao desgaste dos toners e cartuchos e a sujeira deixada após cada impressão está ligada aos custos de manutenção do equipamento. Assim, quanto melhor o papel, menor o desgaste dos toners e cartuchos e menor a necessidade de manutenção.

2. Evite colocar muito papel na bandeja de impressão

Se você quer aumentar vida útil da impressora, evite deixar muito papel da sua bandeja de impressão. O excesso de folhas pode ser muito prejudicial.

Principalmente em impressoras de uso doméstico, mas também em alguns modelos de uso empresarial, não é recomendado carregar a bandeja até o limite. Deixá-la lotada faz com que o tracionador tenha que fazer uma força desnecessária a fim de puxar o papel, o que pode ocasionar o atolamento de folhas, prejudicando as engrenagens internas do equipamento.

3. Fique atento à umidade do papel

Se o papel estiver muito úmido, pode causar atolamento de folhas. Como você acabou de descobrir, isso prejudica as engrenagens internas do equipamento, portanto, essa situação deve ser evitada.

Fique sempre atento à umidade do papel que você coloca na impressora. Se forem poucas folhas, você pode folheá-las com a mão para garantir que estão bem soltinhas. No caso de quantidades maiores, você pode comprar um desumidificador de papel. Modelos mais simples que comportam até 600 folhas custam, em média, R$ 180,00. Os desumidificadores são ligados na tomada, consumem pouca energia e mantém as folhas quentinhas, soltinhas e sem umidade.

4. Não desligue o equipamento direto da tomada

Todo equipamento eletrônico deve ser devidamente desligado pois cortes de energia repentinos podem ser prejudiciais. Para evitar esses problemas e aumentar vida útil da impressora, desligue sempre o equipamento antes de retirar o cabo da tomada.

5. Mantenha a limpeza e a manutenção da impressora sempre em dia

Deixar sua impressora sempre limpa é a melhor forma de evitar problemas futuros e, assim, prolongar sua vida útil. É importante ficar sempre de olho no acúmulo de sujeira na parte interna do equipamento, que geralmente é poeira ou a própria tinta do toner de impressão no caso de impressoras a laser. Deixar sujeira acumulada no interior da impressora pode ressecar as engrenagens e fazer com que o equipamento deixe de funcionar adequadamente.

Além de ficar atento à limpeza, procure também fazer a manutenção periódica indicada pelo fabricante do equipamento. Isso ajudará a prolongar ainda mais a vida útil da sua impressora.

6. Escolha a impressora ideal para suas necessidades

Uma das formas mais eficazes de aumentar vida útil da impressora é comprando o modelo certo para suas necessidades.

Imagine uma impressora doméstica, que tem volume de impressão mensal recomendado pelo fabricante de 200 páginas, sendo utilizada em uma grande empresa que imprime cerca de 100 documentos por dia. Um equipamento que é utilizado além do seu limite se desgasta muito mais rapidamente. Assim, se essa impressora tem vida útil aproximada de 5 anos, pode acabar não durando nem 2.

Existe uma infinidade de modelos de impressoras no mercado. Antes de comprar a sua, faça uma boa pesquisa e escolha aquela mais adequada às suas necessidades.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *