9 dicas para aproveitar melhor o toner da sua impressora

9 dicas para aproveitar melhor o toner da sua impressora

Tempo de leitura: 5 minutos

Assim como algumas outras peças das impressoras a laser, o toner requer muitos cuidados ao ser manuseado para que possa desempenhar a sua função de maneira correta e tenha a durabilidade que o fabricante informa em sua embalagem. Para aproveitar melhor o toner de sua impressora, deixaremos aqui nesse texto 9 dicas que, se você seguir de forma correta, fará com que ele tenha uma maior durabilidade e o mesmo lhe oferecerá uma ótima qualidade durante as suas impressões.

Como aproveitar melhor o toner com 9 dicas essenciais

1. Desligue a impressora

Se você quer aproveitar melhor o toner de sua impressora, ao efetuar a troca, sempre desligue o seu equipamento. Por conter chips e componentes elétricos tanto na impressora quanto no cartucho de toner, se a troca for realizada com ela ligada, os circuitos podem se encostar de forma incorreta e isso poderá danificar tanto seu cartucho quanto seu equipamento.

2. Prefira sempre o compatível

Para ter a certeza de que você terá uma impressão de qualidade, prefira sempre o uso de toners compatíveis. Eles são iguais aos originais, com a mesma qualidade e durabilidade, porém, trazem a vantagem do preço reduzido por não serem fabricados pelo mesmo fabricante da impressora.

Além de garantia de qualidade, o toner compatível não danifica a sua impressora como pode acontecer com os toners remanufaturados. Estes, por sua vez, são carcaças de toners originais ou compatíveis preenchidas manualmente com pó de qualidade inferior. Dependendo do local onde o toner é recarregado, durante a sua utilização pode ser que vaze pó dentro da impressora, danificando as demais peças, além de fazer uma sujeira enorme.

Agora, algo importante: muitas pessoas pensam que toner compatível e remanufaturado são a mesma coisa. Não são. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Para que você possa entender melhor sobre as diferenças entre esses dois tipos de produto, recomendamos a leitura do seguinte artigo:

Veja quais são as principais vantagens do toner compatível:

  • Mais barato que o original;
  • Qualidade excelente;
  • Grande durabilidade;
  • Variedade de fabricantes.

3. Instalação imediata

Assim que fizer a abertura da embalagem do toner, recomenda-se que o mesmo seja instalado imediatamente. Isso porque em alguns modelos de impressora, o kit fotocondutor vem junto com o toner. Este, por sua vez, ao ser exposto à luz por muito tempo, pode ser danificado.

4. Antes de instalar, balance o toner

Para aproveitar melhor o toner de sua impressora, assim que você fizer a desembalagem do mesmo, segure o toner com as duas mãos em suas extremidades e balance-o de um lado para o outro, com movimentos suaves, aproximadamente umas 5 vezes. Isso fará com que o toner se espalhe uniformemente por todo o cartucho e o rendimento será bem melhor.

5. Não toque no cilindro com os dedos

Conforme dito acima, alguns modelos de toner vem juntamente com o seu kit fotocondutor (conhecido por algumas pessoas também como cilindro). Como esse cilindro recebe os raios laser da impressora para ser carregado com o pó do toner, se você tocar essa peça, além de danificar, pode fazer com que sua impressão digital fique gravada nele, e as impressões sejam manchadas com a sua digital em todas as folhas.

6. Armazene bem

O toner, bem como as demais peças, é muito frágil. Por esse motivo, armazene muito bem as caixas de toner (se você as mantém em estoque) em locais bem arejados e sem umidade. Evite também o contato direto das caixas de toner diretamente com o sol.

7. Quando estiver no fim, balance novamente

O cartucho de toner, quando está no fim de sua vida útil, costuma acumular em suas laterais um pouco de pó, que pode ser ainda utilizado. Dessa forma, assim como você fez quando instalou o seu toner pela primeira vez, segure o mesmo com as duas mãos pelas duas extremidades, balance com movimentos suaves umas 5 vezes, de modo com que o toner que encontra-se nas laterais se espalhe por todo o cartucho.

Dessa forma, você poderá aproveitar melhor o toner, fazendo com que o mesmo tenha o rendimento indicado por seu fabricante ou ainda mais.

Lembre-se que a maioria dos fabricantes tem como média de impressão uma folha A4 com 5% de impressão. A partir daí, eles informam uma média de quantas páginas um cartucho de toner rende.

8. Troque o toner sempre que a impressora der o aviso

Nos modelos de impressora a laser coloridas, existem 4 toners diferentes: um com a cor preta, outro com a cor azul (ou ciano), outro com a cor amarela (ou yellow) e outro com a cor magenta (ou magenta mesmo).

Nesse caso, quando uma cor chegar ao seu fim e a impressora emitir o aviso de troca de toner, interrompa imediatamente as impressões que estão em fila. Se continuar seguindo com as impressões com as cores que ainda restam, pode estragar o cartucho, muitas vezes, causando até perda total dos cartuchos ainda em uso, devido à sobrecarga para suprir a cor que está faltando.

9. Recicle

A maioria dos cartuchos de toners, após o seu total esvaziamento, são 100% recicláveis. Procure empresas que trabalhem com reciclagem ecologicamente correta ou até mesmo o descarte correto (quando o mesmo não pode ser reciclado). Isso, além de esvaziar um bom espaço no seu estoque, fará com que o meio ambiente não seja prejudicado.

Considerações finais

Seguindo essas 9 dicas simples de como aproveitar melhor o toner, você terá impressões muito melhores e, claro, uma boa economia também.

Não se esqueça que outra forma de economizar é apostando em toners compatíveis. Você pode encontrar diversos modelos na loja virtual da Mundoware. Acesse agora mesmo e confira!

5/5 - (1 vote)

2 Comentários


  1. O pó que fica armazenado após o término do cartucho pode ser aproveitado – ou tornado a ser utilizado para outras impressões.
    se não – porquê.

    Responder

    1. Olá, Ronaldo! Tudo bem?
      Obrigado por comentar, pois sua dúvida pode ser a dúvida de outros leitores.
      O pó pode ser reaproveitado em outros segmentos, por exemplo, na mistura do asfalto e em diversas outras áreas.
      Quando é jogado no lixo da forma correta, é separado e direcionado para estes segmentos.
      Para outras impressões não é possível usar novamente, pois o pó já foi “queimado”.
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *