Nobreak senoidal e nobreak não-senoidal: quais as diferenças?

Nobreak senoidal e nobreak não-senoidal: quais as diferenças?

Tempo de leitura: 6 minutos

Atualmente, o mercado disponibiliza dois tipos básicos de nobreaks, sendo eles o nobreak senoidal e o nobreak não-senoidal (que alguns erroneamente chamam de semi-senoidal). Existe também o de dupla conversão, que é comumente chamado de nobreak online, mas não é uma forma de onda e, por isso, não pode ser considerado um “tipo de nobreak”.

Nobreak senoidal e nobreak não-senoidal

Cada um dos tipos possui funções e aplicabilidades específicas. Assim, antes de efetuar a compra, é necessário que a diferença entre eles seja entendida, bem como onde e como se dará a utilização dos mesmos.

Primeiramente é necessário que se tenha uma compreensão básica sobre esses aparelhos. O nobreak ou Uninterruptible Power Supply (UPS) foi concebido para fazer a alimentação dos dispositivos que estiverem conectados a ele. Mas isto apenas quando existe a interrupção do fornecimento. Portanto, ele pode ser considerado um sistema com fonte de alimentação secundária.

As baterias são as fontes primárias da energia entregue por um nobreak. Elas estarão em carga quando a rede eletrônica estiver em seu funcionamento normal. Logicamente, o tempo de duração, ou seja, a autonomia da energia de um nobreak, será influenciada pela quantidade de equipamentos a ele conectados no momento da falta de abastecimento normal.

Geralmente pequena, a autonomia pode variar, mas a média fica entre 10 e 15 minutos. Isso, na maioria dos casos, será tempo suficiente para que se possa efetuar o salvamento dos dados, desligando os equipamentos com segurança, ou mesmo para aguardar até que um gerador de energia, quando for o caso, inicie sua operação.

Ainda que seja um sistema considerado secundário, alguns modelos de nobreak podem entregar uma energia mais limpa do que a fornecida pela própria concessionária. Tal fator apoia a obtenção de mais qualidade, tão necessária quando se fala em possível perda de dados, além de danos que podem ser causados nos equipamentos a eles conectados.

Entenda a diferença entre os tipos de nobreaks e suas utilizações

Nobreak senoidal

O nobreak senoidal possui basicamente a função de equilibrar e equalizar puramente as ondas. Ele entrega um padrão no fornecimento de energia e, com isso, apresenta segurança e um funcionamento mais eficaz, mesmo com aparelhos que apresentem maior sensibilidade. Este tipo apresenta um período de transição para a bateria.

A onda produzida pelo nobreak senoidal é pura, sendo, portanto, idêntica à produzida pela rede elétrica. Tal fator faz com que sejam indicados para qualquer aparelho, inclusive os que apresentam um maior nível de sofisticação.

Entre aparelhos que necessitam de uma onda gerada com perfeição estão: PCs Gamers, TVs Smart, além de eletros com motores de indução, entre eles, portões, centrífugas e cancelas. Ou seja, para tudo o que houver motor, o senoidal, e somente ele, será o indicado.

Reforçando a questão, é possível indicar que os sistemas de automatização, sejam residenciais ou comerciais, também se utilizam dos nobreaks senoidais para maior eficiência.

Nobreak não-senoidal

O nobreak do tipo não-senoidal faz a regulagem de tensão de saída, porém, não faz a correção na forma de onda. Sendo off-line, ele é acionado apenas quando da existência de uma falha elétrica. Seu tempo de transição para o inversor, no caso, a bateria, aproxima-se do 0,8ms.

Por não efetuar a correção na forma de onda, é necessário indicar que alguns aparelhos com maior sensibilidade apresentarão ruídos e interferências eletromagnéticas. Poderá ser o caso de aparelhos de áudio e som, além de servidores e fontes eletrônicas possuindo PCF ativo, entre outros.

A onda do nobreak não-senoidal é chamada de quadrada e a indicação do aparelho terá mais ênfase quando for para equipamentos que possuam fonte chaveada. Nesta linha estão desktops, wi-fi, switches, modem, outros periféricos de informática mais simples, além de sistemas de CFTV, sistemas de alarme, monitoramento, bem como eletrodomésticos simples.

Mas e os nobreaks de dupla conversão?

Como dissemos, dupla conversão não é uma forma de onda. Os nobreaks de dupla conversão, também chamados de online, enquadram-se em uma característica específica, relacionada a tempo.

Os nobreaks em geral demoram um tempo para chavear e entrar no modo bateria quando ocorre interrupção ou queda de energia. Porém, no caso do dupla conversão, ele entra instantaneamente.

Indicado para utilização em equipamentos com alta sensibilidade às oscilações de energia, o nobreak de dupla conversão faz com que os aparelhos não sintam a comutação, fator existente quando da utilização dos demais tipos deste equipamento.

Pelas características apresentadas, o equipamento é perfeitamente indicado para aplicações com equipamentos médicos, servidores de grande porte e plotters, equipamentos musicais, além de outros aparelhos que possam necessitar de uma proteção maior ainda.

Um exemplo interessante na utilização deste tipo de nobreak pode ser o do momento em que um profissional está realizando um exame por tomografia. No caso, em ocorrendo falha da energia elétrica e porventura o tomógrafo não estiver ligado a um online, ou seja, o de dupla conversão, a imagem captada e armazenada poderá ter a interferência de ruídos, desta forma, podendo gerar influência em um diagnóstico equivocado.

Importância na escolha do melhor fornecedor de nobreaks

Tão importante quanto saber, com assertividade, qual o equipamento correto para a finalidade específica, é escolher o melhor fornecedor.

A variedade de marcas, modelos, preços e condições que o mercado oferece é vasta, porém, nem todo fornecedor possui as características consideradas imprescindíveis para empregar excelência à compra de seus clientes.

Sabemos que, hoje, as lojas virtuais são os melhores canais de compras devido às vantagens oferecidas. Mas mesmo em relações de consumo que envolvam este tipo já consagrado de comércio, é preciso valer-se de alguns critérios para acertar na escolha do melhor fornecedor. Com os nobreaks não é diferente.

Conheça duas dicas básicas que irão ajudar a optar pela melhor compra!

Relevância da qualidade

Um dos pontos mais importantes é verificar os produtos e serviços disponíveis no portfólio dos fornecedores. Considerado forte indicativo de um bom fornecedor é a presença de marcas que são sinônimo de qualidade. Matéria-prima, mão de obra envolvida, longevidade dos produtos, entre outros, são algumas características indispensáveis.

Atendimento humanizado e consultivo

Ao optar pela compra em uma loja virtual, que é o canal mais propício para a obtenção de uma ótima relação entre custo e benefício, é preciso poder contar com um atendimento humanizado e também consultivo.

Uma boa loja, principalmente possuindo nobreaks em seu mix de produtos, deve contar com profissionais com know-how de conhecimento em seus produtos comercializados. A orientação correta ao cliente dependerá deste fator.

Considerações finais

Segurança na transação comercial, entrega ágil, além de um pós-venda eficaz, são outros critérios que, se observados, poderão apontar a direção de melhor compra de um nobreak senoidal ou não-senoidal. Acesse hoje mesmo a loja da Mundoware e encontre os melhores produtos!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *