Tempo de leitura: 6 minutos
A tecnologia está em constante inovação e, hoje, o que é novidade, amanhã não mais será. Assim sendo, o sinal VGA já é algo considerado obsoleto, e o HDMI oferece maior qualidade. Se você quer saber como converter VGA para HDMI, veio ao lugar certo! Confira o nosso artigo.
Entenda como converter VGA para HDMI
Existem produtos no mercado que tornam possível realizar a conversão de um sinal VGA para HDMI, ou vice-versa. Conforme mencionamos anteriormente, a constante evolução da tecnologia acaba fazendo com que alguns aparelhos e tecnologias se tornem obsoletos. Esse é o caso do sinal VGA.
Dessa forma, o sinal VGA é analógico e atualmente não se produz mais equipamentos de imagem com essa configuração. Portanto, quando desejamos transmitir o vídeo de um computador antigo para uma moderna televisão, por exemplo, encontramos um problema.
Isso porque os modernos aparelhos de TV são produzidos geralmente com entradas HDMI, que é uma forma de sinal digital. Desse modo, faz se necessário utilizar um adaptador que converte o sinal, para poder transmitir o vídeo e até mesmo o áudio.
Por conta disso, existem no mercado diversos adaptadores e cabos para essa função, que recebem o sinal VGA da saída de computadores ou outros dispositivos e então convertem-no para HDMI, fazendo com que os aparelhos mais modernos possam recebê-lo.
O sinal VGA, quando enviado na saída do equipamento, possui somente a transmissão do vídeo, sendo necessário utilizar outro cabo para coletar o sinal do áudio. Da mesma forma, os sinais separados de áudio e vídeo são enviados ao conversor (adaptador), para serem convertidos em HDMI.
Depois disso, o sinal é enviado pelo cabo até a entrada HDMI do aparelho de vídeo. Geralmente, tanto o vídeo quanto o áudio são enviados no mesmo cabo, sendo necessário apenas que um cabo USB seja conectado também ao computador, para alimentar o pequeno adaptador.
Tipos de cabos
Existem praticamente dois tipos de cabos e adaptadores para fazer esse processo. No caso mencionado acima, é utilizado o adaptador de VGA para HDMI. Assim sendo, esse tipo de equipamento serve para a situação em que há um computador antigo e um aparelho de TV moderno.
Entretanto, existe também um equipamento específico para fazer o processo contrário, que é o converter um sinal HDMI para VGA. Nesse caso, o adaptador recebe o sinal de um aparelho mais moderno, como um console de última geração, para então enviar a um monitor mais antigo, em VGA.
Esse adaptador também é usado em casos que se precisa enviar um sinal HDMI de um conversor digital ou de um blu-ray player para um monitor antigo com entrada em VGA. Para que isso seja feito, será necessário usar um cabo P2xP2 para transmissão do áudio.
Além do adaptador HDMI-VGA e do cabo P2xP2, é necessário também ter em mãos um cabo VGA de duas pontas, do tipo macho. O adaptador é colocado no videogame ou blu-ray e os cabos P2xP2 e VGA são conectados no monitor e no pequeno equipamento de adaptação.
Da mesma forma ocorre nos casos em que se é necessário converter um sinal de VGA para HDMI. Entretanto, o adaptador utilizado é diferente. O pequeno equipamento possui o conversor e três cabos que devem ser colocados no computador antigo ou projetor.
Esses cabos são: um cabo USB, um cabo P2xP2 e um cabo VGA. Na outra ponta do adaptador, existe uma saída fêmea HDMI. Portanto, para efetuar a ligação do computador em um monitor HDMI, é necessário ter, além do adaptador, um cabo HDMI com as duas pontas do tipo macho.
Em suma, podemos observar como é simples fazer a conversão de VGA para HDMI ou de HDMI para VGA.
Outros cabos no mercado
Conforme foi possível observar, existem principalmente dois tipos de adaptadores. Um é utilizado para converter HDMI em VGA e o outro faz o processo oposto, converte VGA em HDMI. Desse modo, podemos afirmar que, ao utilizar o adaptador errado, o processo não funciona.
Normalmente os cabos auxiliares (USB e P2xP2) já vêm com o adaptador e não há necessidade de adquiri-los separadamente. Dessa forma, é importante analisar com precisão qual o processo que se deseja realizar, bem como prestar atenção ao adaptador adquirido.
Vale lembrar também que o sinal VGA não vem com o áudio, portanto, na hora de receber ou enviar o VGA, sempre será necessário utilizar o cabo P2xP2. Entretanto, no caso do sinal HDMI, não se utiliza o cabo P2xP2, já que tanto o áudio quanto o vídeo são transmitidos pelo mesmo cabo.
Observe bem qual é a sua necessidade e conte com a ajuda de um vendedor capacitado a fim de evitar compras erradas e acabar criando mais um problema em vez de resolver. Além disso, procure sempre os produtos de uma empresa séria e capacitada.
A aplicação
Esses adaptadores podem ser utilizados sempre que precisarmos transmitir vídeo e áudio de um equipamento para outro e quando não há compatibilidade de entrada entre eles. Só para exemplificar, podemos usar o caso de instalar um videogame moderno em uma televisão antiga, ou então um computador antigo em um monitor moderno.
Desse modo, o videogame terá uma saída em HDMI, e o monitor terá uma entrada em VGA. Por isso, é necessário adquirir um adaptador HDMI-VGA, e não o contrário. Se for utilizado um adaptador VGA-HDMI, a instalação não funcionará.
O mesmo vale para o caso de transmitir o áudio e vídeo de um computador antigo ou projetor para uma televisão moderna. Assim sendo, será necessário utilizar um adaptador VGA-HDMI. Através desse equipamento, o vídeo em sinal VGA e o áudio serão convertidos em sinal digital.
Isso torna possível utilizar diversos equipamentos eletrônicos que possamos ter em nossas casas, sem a necessidade de adquirir um novo. Dessa forma, equipamentos obsoletos podem ser aproveitados e utilizados.
Dessa forma, podemos afirmar que são diversas as possibilidades de se utilizar um desses adaptadores, que realmente vale mais a pena investir em um adaptador do que comprar um aparelho eletrônico novo. É simples entender como converter VGA para HDMI e isso pode ajudar muito no dia a dia e auxiliar na realização de várias tarefas. E não se esqueça: os melhores cabos e adaptadores estão na Mundoware!