Tempo de leitura: 6 minutos
Os cabos HDMI blindados, nesse universo da tecnologia, são aqueles produzidos com um revestimento em malha de nylon. E esse material é suficientemente capaz de oferecer maior isolamento e garantir que as suas partes internas estejam devidamente protegidas contra toda e qualquer agressão.
Os profissionais geralmente utilizam esse modelo de cabo para conectar TVs com saída HDMI (led, LCD, plasma e outros) a aparelhos com entradas HDMI, como DVDs, aparelhos de som e videogames.
Como padrão para a transmissão de áudio e vídeo por meio de uma só conexão, esses modelos de cabos continuam imbatíveis. E os cabos HDMI blindados vieram para tornar essa tecnologia ainda mais original do que já vem sendo há quase 20 anos.
Além disso, para os apaixonados pelo universo dos games (como os aficionados pelas tecnologias do PlayStation, Xbox One, entre outros), esses cabos caíram como luvas para a transmissão do som e das imagens dos jogos em altíssima definição.
E agora sabemos que essa tecnologia não seve apenas para aparelhos e consoles compatíveis. Ela serve também para os casos em que você precisa conectar aparelhos de épocas diferentes. Pois é quando então os cabos HDMI conseguem produzir verdadeiros “milagres” para a conexão dos mais improváveis modelos de aparelhos.
Cabos HDMI blindados – e banhados a ouro!
Para alguns isso até pode parecer um luxo despropositado. Mas para os que já se viram às voltas com os mais variados tipos de transtornos, em especial com relação à condutibilidade e corrosão dos fios, a utilização do ouro nessa tecnologia configura-se como um avanço inquestionável.
Ademais, os cabos HDMI blindados e banhados a ouro melhoram a qualidade do som e possuem uma durabilidade bem maior. Sem contar que eles ajudam a proteger a sua estrutura interna, entre outras vantagens que vieram bem a calhar em um momento em que se exige mais qualidade e velocidade na transmissão das informações.
Tecnicamente, o termo utilizado para esse processo chama-se “galvanização”. A prática consiste na utilização de pequenas quantidades de ouro (miligramas) como revestimento do cobre utilizado nos cabos.
Com isso, diminuímos sensivelmente os processos de corrosão do metal, tornamos os cabos mais atraentes esteticamente, além de facilitarmos a sua manutenção – já que, em caso de reparos, basta apenas repor o ouro do revestimento sem ter que descartar o cabo por completo.
E dentre as principais vantagens da utilização do ouro como revestimento dos cabos HDMI blindados, podemos destacar:
- Alta resistência à corrosão causada pelas intempéries;
- Sensível aumento da condutibilidade dos cabos;
- Melhor condução da energia;
- Diminuição dos atritos;
- Tornam os cabos mais resistentes a choques e altas temperaturas;
- Entre outras vantagens.
Mas será que é mesmo necessário utilizar esse modelo de cabo?
Os profissionais mais experimentados nesse segmento da informática, e que atuam no universo da transmissão de áudio e vídeo entre aparelhos, afirmam que não há nada comparado à galvanização e à blindagem dos cabos HDMI quando o objetivo é utilizá-los de forma profissional.
Além disso, curiosamente, os cabos produzidos com essa tecnologia, diferentemente do que poderíamos imaginar, são até bastante acessíveis – e não é tão difícil assim encontrar os mais variados tipos e modelos com preços a partir de 30 ou R$ 40,00.
Em contrapartida, para os casos em que não há necessidade de um tratamento profissional para os cabos, os modelos mais simples comportam-se adequadamente. Só será necessário, portanto, avaliar a sua real necessidade e o nível de exigência dos equipamentos entre os quais você fará conexões.
Dicas para escolher um bom modelo
Muitos não sabem, mas o porte de uma televisão (tamanho em polegadas) pode fazer toda a diferença na qualidade da conexão por cabos HDMI. Isso porque você dificilmente notará a diferença na qualidade do som ou da imagem em televisores pequenos. E essa é uma razão para que você não se preocupe tanto com a alta qualidade dos cabos em aparelhos com 20 ou 32 polegadas, por exemplo.
Outra coisa importante a saber sobre esse tipo de conexão é em relação ao revestimento que eles recebem para evitar corrosão. Saiba que o ouro pode muito bem ser substituído pelo níquel, desde que o aparelho permaneça em um ambiente interno e longe de altas temperaturas.
A função do ouro e da blindagem com nylon é proteger os cabos que permanecem mais expostos a intempéries, em ambientes não climatizados, ou mesmo em locais com climas muito úmidos ou secos. São situações que comprometem sensivelmente a qualidade da transmissão, principalmente a dos aparelhos mais modernos e com tecnologias mais avançadas.
Também é necessário dar uma atenção especial às conexões feitas com cabos muito longos. Acima de 2 metros, costumam exigir esse reforço de blindagem com malha de nylon, a fim de garantir total isolamento e proteção contra agressões externas.
As diferenças entre os modelos do padrão de cabos HDMI
Muitos não sabem, mas esse padrão de cabos HDMI, ou High-Definition Multimedia Interface, ainda não completou sequer 20 anos, desde que no ano de 2002 surgiram para revolucionar esse sistema de transmissão de áudio e vídeo entre aparelhos eletrônicos.
Inicialmente, os responsáveis pelo desenvolvimento dessa tecnologia os fabricaram como modelos 1.0. Mas, logo após eles evoluíram para cabos HDMI blindados com malhas de nylon e banhados a ouro, para uma condutibilidade e resistência à corrosão incomparáveis.
O avanço da tecnologia
Ainda sobre os antigos HDMI 1.0, o que se sabe é que eles não eram capazes de transmitir nem 5 gigabytes por segundo. E também não alcançavam larguras de banda maiores que 60 hertz, resolução de 1080p e só transmitiam áudio por apenas 8 entradas de 190 kilohertz.
Dois ou três anos teriam que transcorrer até que essa versão 1.1 dos cabos HDMI ficasse ultrapassada. E ela deu lugar à versão 1.2, que basicamente se diferenciava por oferecer um suporte adequado para a transmissão de áudio e vídeo em computadores – mas também suporte para telas separadas de TVs e monitores.
E por fim, antes, bem antes do surgimento desses cabos HDMI blindados, houve uma nova atualização para as versões 1.4 e 2.0, lançadas entre os anos de 2009 e 2013.
De um suporte para resoluções em 4.096 por 2.160 pixels, os cabos passaram a permitir transmissões com resoluções de até 60 pixels por segundo. Algo que tornou os antigos modelos quase como brinquedos de crianças, e os cabos HDMI blindados os mais novos “queridinhos” nesse universo das transmissões de áudio e vídeo.