Aprenda a identificar e solucionar 12 falhas de impressão com toner

Aprenda a identificar e solucionar 12 falhas de impressão com toner

Tempo de leitura: 6 minutos

Por mais que as impressoras a laser sejam fabricadas para funcionar cada vez com mais perfeição, existe o desgaste natural de suas partes. Esse desgaste pode causar falhas de impressão com toner e pegá-lo desprevenido. Você pode imaginar que o problema é no cartucho de toner ou no equipamento quando, na verdade, geralmente o problema está relacionado ao desgaste de alguma parte da impressora ou até mesmo a falta de limpeza da mesma.

Imagine a seguinte situação: você está no meio do expediente, pronto para imprimir um documento muito importante e urgente, e então envia para a impressora o comando de impressão.

Quando o processo tem início, você nota algumas falhas de impressão como manchas, arranhões e listas. Pensando que é apenas “falta de sorte”, você cancela a impressão, envia novamente o comando e o problema se repete.

Infelizmente, seu documento vai precisar esperar! Essas falhas de impressão com toner muito provavelmente estão sendo causadas pelo desgaste ou pela falta de limpeza de alguma parte interna da impressora.

Leia também:

Fique calmo, pois podemos tranquiliza-lo em um aspecto. As chances de o problema ser no cartucho de toner são realmente muito baixas.

O bom funcionamento de um equipamento de impressão depende de uma série de fatores como a qualidade dos suprimentos (se você comprar cartuchos de toner na Mundoware, nunca terá problemas relacionados ao cartucho!), mas também da manutenção, e é justamente a falta do segundo item que costuma gerar as mais comuns falhas de impressão com toner.

A verdade é que tenha você comprado um cartucho de toner original, remanufaturado (não recomendamos esse tipo de suprimento pois o mesmo pode acabar danificando sua impressora) ou compatível (esse é o tipo de cartucho mais recomendado, pois possui a mesma qualidade do original e custa mais barato, como se fosse um medicamento genérico), as falhas de impressão com toner que apresentaremos a seguir são fáceis de identificar e corrigir.

Papel e caneta na mão e vamos lá!

12 falhas de impressão com toner: identificando-as e solucionando-as rapidamente

1. Pequenos arranhões na folha:

Quando surgirem pequenos “arranhões” na impressão, como na imagem acima, o cilindro da impressora está danificado. Ele sofreu uma fissura ou arranhão devido a algum acidente como uma queda, por exemplo, e então acaba deixando a mesma marca na impressão. Quando o problema for esse, o arranhão estará sempre no mesmo lugar em todas as impressões.

Como solucionar: troque o cilindro.

2. Impressão falhada de um dos lados da folha:

Quando isso acontecer, o cartucho de toner pode estar sem a mola, seja por esquecimento ou falha no encaixe, gerando impressões falhadas de um dos lados da folha.

Como solucionar: coloque/encaixe a mola do cartucho.

3. Manchas que se distribuem em colunas verticais ou que se parecem com a mancha do rolo PCR:

Essa é uma das falhas de impressão com toner que resultam de problemas no rolo PCR. Quando isso acontecer, é porque o mesmo provavelmente está com alguma sujeira ou graxa.

Como solucionar: nesse caso, a solução é simples e não requer a troca de nenhum componente da impressora, basta limpar o rolo PCR com algodão umedecido em álcool isopropílico.

4. Manchas na lateral do papel:

Aqui, o problema é simples: o cilindro está queimado ou desgastado.

Como solucionar: troque o cilindro.

5. Linhas finas na extensão do papel:

Essa falha é causada pelo desgaste da lâmina de limpeza da impressora. Com o tempo, o silicone presente nesse componente acaba se desgastando naturalmente, o que gera problemas na impressão.

Como solucionar: troque a lâmina de limpeza.

6. Linhas falhadas e barulho de “estalo” durante a impressão:

Esses problemas são causados por defeitos na mola. Geralmente, ela está torta ou quebrada. Sempre que ouvir uns barulhos de “estalo” durante a impressão e o documento sair com algumas linhas falhadas, você já sabe onde está o problema.

Como solucionar: se estiver torta, basta endireita-la, colocando-a mais para cima. Ela deve ficar de um jeito que não apareça. Se estiver quebrada, basta substituir.

7. Manchas fortes em um lado do papel:

Esse problema irá surgir quando a dosagem da lâmina de limpeza estiver desregulada, causando que um dos lados da folha fique com mais toner que o outro e, assim, provoque manchas em um dos lados do papel. Felizmente, é mais um problema bem simples de resolver.

Como solucionar: troque a lâmina de limpeza.

8. Mais problemas com o cilindro:

Outros problemas que podem ocorrer decorrentes do cilindro são:

  1. Impressão mais clara ocasionada por um desgaste natural da camada fotocondutora do cilindro;
  2. Manchas contínuas na lateral do papel, decorrentes da descamação da película do cilindro nas extremidades, onde se desgasta mais facilmente;
  3. Manchas que se repetem ao longo da impressão por 4 vezes (acontece porque geralmente um cilindro pode suportar até 4 recargas).

Como solucionar: troque o cilindro.

9. Mais problemas com o rolo magnético:

Outros problemas que podem ocorrer decorrentes do rolo magnético são:

  1. Falhas aleatórias na impressão ou baixa resolução;
  2. Páginas impressas em branco.

Como solucionar: troque o rolo magnético.

10. Mais problemas com o rolo PCR:

Confira, agora, um problema que pode ocorrer na impressão ocasionado por falha no rolo PCR:

  1. Manchas aleatórios ao longo do papel que se repetem entre 7 e 8 vezes.

Como solucionar: troque o rolo PCR.

11. Mais problemas com a lâmina de limpeza:

Outros problemas que podem ocorrer decorrentes da lâmina de limpeza são:

  1. Listas na orientação vertical do papel;
  2. Grandes manchas ao longo da impressão.

Como solucionar: troque a lâmina de limpeza.

12. Problemas na lixeira:

Toda impressora a laser possui uma lixeira, na qual ficam acumulados todos os restos do toner. É importante lembrar que o toner contido na lixeira está contaminado e, portanto, não deve ser reutilizado.

  1. Quando as lixeiras estão muito cheias, podem começar a vazar, manchando a folha e, às vezes, por completo;
  2. Podem acontecer, também, manchas parciais, quando as lixeiras estiverem com detritos acumulados somente de um lado.

Como solucionar: limpe a lixeira da impressora.

Considerações finais

Agora que você já sabe como identificar e solucionar 12 falhas de impressão com toner, fica mais fácil manter seu equipamento funcionando corretamente. Além disso, não se esqueça que a manutenção é essencial para que sua impressora não apresente problemas em momentos indesejados.

Aproveite para ler também:

Aposte também em suprimentos de qualidade e procedência garantida, como os que são comercializados pela Mundoware.

Até breve com mais dicas sobre impressão e suprimentos!

5/5 - (4 votes)

4 Comentários


  1. Estamos com um problema atípico de impressão.
    Fornecemos laser filme a nível nacional, para jornais e gráficas confeccionarem fotolitos.
    A impressora em questão é marca Xerox modelo Phaser 5550. A impressão falha nas laterais direita e esquerda da folha. O pó do toner parece que não é fundido corretamente e se solta nas extremidades da folha A3.
    Buscando soluções, imprimimos folhas da mesma caixa em outra marca e modelo de impressora e nosso laser filme não apresentou o problema. O que nos deixa intrigados é que laser filme de outro fabricante não apresenta o problema na xerox 5550.
    Podem nos ajudar com esse desafio?
    Forte abraço a todos!!!

    Att.,

    Roberto

    Responder

    1. Olá, Roberto!
      Obrigado por comentar em nosso blog.
      Bem, de acordo com o que você falou, o problema pode estar na combinação da impressora Xerox com a marca de filme, pois com outra marca funciona sem problemas.
      Apesar de ser algo bastante técnico, o que nos impossibilita dar uma resposta com precisão, é muito provável que a impressora Xerox não suporte alguma especificidade do primeiro laser filme, seja gramatura, temperatura de fusão ou densidade, por exemplo.
      Caso a impressora não tenha ajustes conforme modelo de filme, o ideal seria ver com o suporte da Xerox se existe alguma configuração para adequar a impressora ao tipo do filme que deu problema, semelhante ao que acontece com perfil de cores, que através de ajustes finos, é possível corrigir problemas com saídas de impressão.
      Esperamos que você consiga resolver seu problema!
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

  2. Minha impressora laser quando imprimo imagem azul tipo um quadrado sai com linhas mais escuras o que pode ser e como resolver??

    Responder

    1. Olá, Camilla. Tudo bem?
      Impressora laser colorida precisa ter um cuidado maior com a manutenção, principalmente limpeza. Neste seu caso, se a sua impressora possui fotocondutor, por exemplo, a HP CP1025, pode ser ele que tenha chegado ao limite da sua vida útil.
      Pode ser também calibração. Se você entrar no software da impressora, tem a opção de calibrar e fazer uma limpeza via sistema. Ajuda muito nestes casos.
      Boa sorte!
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *