Tempo de leitura: 5 minutos
Para aumentar a vida útil da impressora a laser, convém lembrar que esse tipo de equipamento é conhecido por ter alta velocidade e funcionar mediante a energia eletrostática.
Outrossim, as impressoras a laser possuem, ainda, memória RAM (armazenando temporariamente arquivos) e processadores velozes. A princípio, tenha em mente que elas operam com até 1.200 pp. Visto que esse é um dos principais motivos para sua excelente precisão, há, também, certos fatores capazes de reduzir a vida útil do equipamento.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, 5 dicas práticas para ajudar você a manter a sua impressora a laser sempre em bom estado, elevando, tanto quanto possível, sua vida útil.
1. Identifique os problemas mais comuns
Identificar os problemas comuns às impressoras a laser é um dos pilares essenciais para garantir uma boa conservação. Em contraste com os usuários que não prestam a devida atenção, evite encostar a máquina na parede.
Já que a impressora necessita de um espaço mínimo (caso contrário, ficará sem saída de ar), confira o manual do fabricante e siga as instruções a esse respeito. Aproveite e confira alguns dos principais problemas.
1.1 Limpezas periódicas
Analogamente, realizar limpezas internas é necessário. Em contrapartida, você deve retirar o seu equipamento da tomada, removendo o seu toner. Ou seja, passe somente um pano limpo e seco.
Como resultado, uma das melhores ideias consiste em optar por limpezas especializadas. Há, no mercado, diversas empresas com profissionais qualificados para realizar as limpezas com acuidade e segurança.
Com o fim de não danificar o seu equipamento, essa decisão impede o surgimento de problemas, como o entrelaçamento dos papéis no fusor (peça responsável pela impressão nos papéis), bem como outros danos dessa natureza.
1.2 Gramatura dos papéis
Não se esqueça de que cada máquina tem uma certa capacidade de gramatura. Depois que verificar esse detalhe, vale analisar quais tipos de papéis podem ser utilizados. Em síntese, as gramaturas mais convencionais são 120 g/m³, 90 g/m³, 75 g/m³ e 63 g/m³.
1.3 Colocação de papéis
Um dos maiores causadores de problemas são as bandejas de impressão. Se você sobrecarregar a sua, terá um desempenho comprometido. Antes que sejam colocados muitos papéis ali, é altamente recomendável evitar o atolamento de papel.
1.4 Qualidade dos cartuchos
Ao selecionar cartuchos de boa procedência, compatíveis ou originais, você aprimora a vida útil de sua impressora a laser. Logo depois, será possível conhecer de perto a qualidade de seus cartuchos toners.
1.5 Cuidados específicos a cada marca
Outra recomendação importante consiste em não interromper bruscamente as impressões que estejam fora dos padrões de qualidade ou do formato de resolução.
Em primeiro lugar, jamais puxe o papel. Inesperadamente para muitos, essa ação somente prejudica ainda mais a sua impressora a laser.
Por menos que você pratique essa ação, é imprescindível se atentar às especificidades de cada marca:
- Impressoras HP: máquinas da série 800 necessitam, especialmente, de limpezas periódicas nos locais em que resíduos de tinta são depositados;
- Impressoras Canon e Lexmark: esses equipamentos não devem, de modo algum, ser deixados em repouso por períodos superiores a quinze dias. Só para exemplificar, usá-las semanalmente é indicado para impedir que os cabeçotes de impressão ressequem;
- Impressora Brother: tais equipamentos funcionam melhor quando são realizadas limpezas constantes.
2. Evite o excesso de papéis na bandeja
Por outro lado, uma ampla gama de problemas que afeta as impressoras está diretamente vinculada aos papéis. Nos equipamentos de utilização doméstica e, inclusive, em certos modelos de utilização corporativa, as bandejas não podem ser sobrecarregadas ao limite.
Isso geraria a necessidade de que o seu tracionador realizasse uma enorme e desnecessária força apenas para puxar uma folha. Bem como, o que ocorre tende a ser o atolamento de algum papel com o desgaste das engrenagens internas.
Por certo, ambos os fatores reduzem significativamente a vida útil das impressoras a laser. Mesmo que uma folha fique presa e gere atolamento, desligue o aparelho totalmente da energia elétrica.
Mas, depois, tente retirar a folha, como se ela estivesse seguindo um fluxo correto de saída. Dessa maneira, você impedirá que os sensores de alinhamento sejam desregulados. Por exemplo, em uma impressora a laser, o fusor pode ser danificado pelo atolamento de papel.
3. Fique atento à umidade dos papéis
Ao passo que papéis mal colocados ou úmidos no interior de uma bandeja impressora trazem sérias complicações, como o atolamento, o ideal é utilizar folhas de papel bem secas.
Com efeito, você não deve deixar que as folhas permaneçam por um longo tempo sem utilização na bandeja de impressão. Apesar de não fazer uso frequente de sua impressora, armazene os papéis em um local arejado e seco.
Nesse ínterim, se você esquecer algumas folhas dentro da impressora, o melhor a fazer antes de usar é retirá-las da bandeja, tentando folheá-las com a sua mão, como se passasse os dedos por um bolo de dinheiro visando desgrudar as notas. Tais movimentos fazem com que cada folha fique solta e evita atolamentos.
4. Impeça o acúmulo de sujeira
Semelhantemente, você deve permanecer atento à sujeira acumulada e internamente gerada na impressora. Por analogia, essa situação tende a ser causada pela própria poeira do ambiente.
Entretanto, há ocasiões em que a poeira é ocasionada pelo próprio toner das impressoras a laser. A propósito, esse acúmulo de sujeira acaba por ressecar as engrenagens, trazendo vários problemas ao seu aparelho.
Todavia, esse tipo de transtorno poderá ser facilmente evitado quando você tentar manter a sua impressora sempre bem limpa. Por causa dessa necessidade, é altamente recomendável passar, cuidadosamente, panos secos a cada semana.
5. Nunca desligue sua máquina direto na tomada
Sob o mesmo ponto de vista, sempre que a sua impressora for ligada, os cartuchos se alinharão no trilho. Primordialmente, o ato de ligar o equipamento faz com que um movimento interno seja realizado.
Sem dúvida, essa movimentação interna pode desgastar o equipamento quando feita em excesso. De tal forma, é indicado sempre desligar corretamente o seu aparelho, evitando a sobrecarga e atingindo o objetivo de aumentar a vida útil da impressora a laser.