Tempo de leitura: 6 minutos
Calibrar monitor é algo que divide os fotógrafos e designers amadores dos profissionais. Um monitor não calibrado ou mesmo mal calibrado poderá fazer com que suas fotos tenham uma péssima impressão.
Aqui, você aprenderá mais sobre o assunto e poderá começar a cuidar mais de seu trabalho!
A importância de um monitor bem calibrado
O monitor é apenas mais um dos equipamentos que um fotógrafo precisa para realizar seu trabalho. Assim como as lentes, câmeras, equipamentos de iluminação, fotômetro, flash, entre outros, o monitor é mais um desses itens indispensáveis para um bom trabalho.
Afinal, é o monitor que mostrará a imagem para você editar. No caso de um monitor descalibrado, ao fazer a impressão da imagem, você poderá ver que tudo o que via na tela está com outro tom.
Apesar do monitor só ser utilizado no pós-produção, ele não deixa de ser essencial. O descuido com esse tipo de equipamento pode levar o seu projeto ao fracasso e até mesmo fazer com que perca outras oportunidades.
Assim, não desmereça este item. Você pode estar perdendo tempo e até mesmo dinheiro por não estar com o monitor bem calibrado.
Ao calibrar monitor, você terá um ajuste ideal do brilho e contraste. Você terá uma melhor performance de seu monitor e, assim, não terá nenhuma surpresa negativa quando for imprimir e ampliar imagens.
Se o meu monitor não está calibrado, posso usar a TV?
Essa é uma ação de alto risco. Provavelmente não dará certo. Isso porque as TVs, mesmo quando são em HD, possuem muita nitidez. Com isso, você não conseguirá enxergar os detalhes necessários para fazer uma boa imagem.
O melhor mesmo é ter um monitor para profissionais do design e da fotografia. Compre-o o quanto antes caso esteja trabalhando em uma dessas áreas. Mantendo-o sempre calibrado, você não terá qualquer problema.
Como calibrar monitor?
Você pode tentar calibrar o seu monitor manualmente. Entretanto, é muito provável que exista algum erro. Isso porque o olho humano erra.
Você pode até tentar, mas o provável é que perderá tempo com isso e não resolverá o problema. Por isso, caso você seja um profissional, procure soluções mais eficientes e que não te decepcionarão.
Assim, o jeito ideal é usar um equipamento externo. Se você comercializa as fotos, é um item que usará com certa frequência. Por isso, não é um investimento perdido.
Entretanto, caso faça edições mais caseiras e somente às vezes, apenas garanta que tem um bom monitor. Se usar um notebook, por exemplo, garanta que a tela dele seja boa.
Mas, para trabalhos profissionais, essa prática não é adequada e o melhor mesmo é usar ou um desktop ou um monitor compartilhado com o seu notebook.
Você poderá achar que é um gasto desnecessário com mais equipamentos, mas um monitor profissional poderá trazer melhores resultados e acabar com os as impressões que não condizem com o que é visto na tela.
Caso você esteja em dúvida se precisa calibrar o seu monitor, veja aqui. A partir das cores apresentadas e o que você enxerga, já conseguirá saber se o seu monitor está precisando ser calibrado.
Preciso calibrar monitor toda vez que for editar fotos?
Não, você não precisa fazer isso com tanta frequência desde que tenha um bom monitor e não muito velho.
Se tiver um novo, somente de três em três meses será mais que suficiente. Depois desse período e com um alto uso, é melhor calibrá-lo todos os meses ou até mesmo a cada duas semanas.
Por isso, não fique preocupado achando que o investimento em equipamento será um desperdício, pois você o utilizará no decorrer do ano e ele terá uma boa longevidade. A durabilidade dele é por mais de anos.
Somente com o uso de um calibrador, você já verá a diferença e conseguirá um resultado melhor.
Mas, caso não queira adquirir o equipamento, também pode solicitar a calibração a um terceiro. Entretanto, será um gasto que você terá com recorrência. Faça as devidas contas de seu orçamento para ver se não vale a pena comprar um calibrador e não ter mais de se preocupar com isso.
Você pode optar também pelo aluguel do equipamento. Mas isso será um gasto corriqueiro, fique atento a isso. Você poderá usar para calibrar todos os seus monitores e em duas semanas ter de alugar o equipamento novamente.
Lembre-se também de usar um bom papel fotográfico para garantir a qualidade. Assim, a impressão será como você deseja. Com isso você também garante que as fotos não se alterem com o decorrer dos anos.
Veja aqui outras dicas para ter sucesso no seu empreendimento!
E caso minhas fotos continuem danificadas após calibrar monitor…
Entretanto, mesmo se você tiver com um monitor profissional e calibrado e suas fotos e imagens permanecerem azuis ou escuras, ou com qualquer outra perda, o problema será outro. Neste caso, verifique o local em que você faz a impressão.
Em tese, o monitor precisaria estar de acordo com as impressões. Entretanto, isso quase nunca ocorre.
Por isso, onde for fazer o seu álbum, por exemplo, solicite o perfil ICC. Assim, você poderá saber a capacidade de cor do periférico. Além disso, normalmente os laboratórios não possuem uma calibragem padrão de seus equipamentos, o que dificulta mais ainda em se manter uma mesma qualidade.
Você ainda pode solicitar que ninguém no laboratório mexa nas suas fotos. Como esse é um procedimento comum, algo pode acabar sendo alterado e que comprometa o seu trabalho.
Entretanto, um monitor calibrado já evitará que suas fotos estejam ruins. Isso porque você enxergará tudo de maneira calibrada.
Caso faça as revelações em sua impressora e os tons indesejados continuam a ser impressos, dê uma olhada em seu fotocondutor.
Considerações finais
Calibrar monitor pode parecer uma atividade desnecessária, porém, ela trará modificações de qualidade significativas para o seu trabalho.
O mais indicado é que faça a calibragem com um equipamento adequado. E, caso suas impressões continuem danificadas, o problema não será na sua edição, mas, provavelmente, na calibragem dos periféricos.
Não deixe de calibrar seu monitor. Você terá resultados mais promissores e poderá aumentar seus lucros!