Tempo de leitura: 6 minutos
Um novo conceito que está ganhando cada vez mais espaço na sociedade se chama realidade aumentada. A ficção científica está assumindo, aos poucos, ares de realidade. Confira nesse artigo como funciona a realidade aumentada!
Realidade aumentada
A realidade aumentada funciona como uma forma de criar uma interação entre objetos reais e objetos virtuais. É como se um objeto real fosse transmitido e projetado dentro de uma determinada realidade virtual, como um game ou uma troca de informação muito mais precisa e real.
Assim, através dessa tecnologia, surgem infinitas possibilidades de interação à distância, como:
- Entretenimento;
- Informações.
Além de uma série de coisas que ainda não existem e que certamente nos surpreenderão em um futuro próximo.
Logo, a realidade aumentada simula o funcionamento dos nossos olhos, nervo óptico e cérebro. Esta tecnologia se utiliza de uma câmera para captar a imagem e a forma do objeto e de um software para decodificar o sinal captado pela câmera.
Além disso, essa modalidade é capaz de criar games muito mais interativos como os que já conhecemos atualmente, capazes de transferir objetos reais para dentro de um jogo e fazer com que um jogador interaja com o virtual a partir do objeto real.
Dessa forma, a realidade aumentada também pode ser usada de forma não interativa, apenas para transferir informações de forma mais precisa e detalhada, enriquecendo assim as imagens transferidas e facilitando a compreensão.
Hoje, a realidade aumentada é considerada um diferencial que muitas empresas já estão começando a investir. Ademais, com a RA, é possível que uma empresa ofereça ao seu cliente uma noção mais real da experimentação visual de seus produtos e serviços.
Como surgiu?
Tal inovação tecnológica surgiu praticamente graças à evolução no sistema de leitura de etiquetas. Devido aos tradicionais códigos de barras não estarem dando conta de armazenar todas as informações necessárias, então surgindo os códigos bidimensionais, ou códigos QR.
Foram precisamente os códigos QR que originaram a RA. Através desses novos códigos, começou-se a incluir em suas informações objetos reais que, ao lerem os mesmos, podiam ser traduzidos pelo software e gerando a virtualmente a imagem real gravada neles.
Hoje, podemos ver os códigos QR espalhados por todos os lados. Outrossim, há cidades que já usam desta tecnologia para poder gerar virtualmente a experiência real de visitar determinados pontos turísticos e até de poder vê-los em três dimensões.
Além disso, há também fontes que afirmam que a RA se originou através de Edward Link na década de 30, quando o mesmo criou o equipamento chamado Link Trainer. Esse equipamento nada mais é do que um simulador de voos comerciais.
Porém, foi na década de 60 que os simuladores de voos ficaram mais tecnológicos, e isso se deve à invenção da máscara Telesphere. Essa máscara contava com um display fixo não interativo.
A tecnologia foi evoluindo e hoje temos a propriamente dita RA.
Como funciona a realidade aumentada?
A realidade aumentada, ou simplesmente RA, é uma inovação que certamente ainda está começando a mostrar por que veio. Vamos detalhar abaixo como funciona essa inovadora tecnologia capaz de deixar qualquer um se questionando por muito tempo!
Primeiramente, é necessário que haja três componentes básicos para criar uma realidade aumentada. Tais componentes são: um objeto real, uma câmera ou dispositivo para captar tal objeto e um software para interpretar o sinal captado.
Entenda o funcionamento da formação do objeto virtual:
- A imagem do objeto real deve ser captada pela câmera;
- A câmera absorve em tempo real a imagem e envia para o software;
- O software, com base no programa que possui, cria o objeto virtual;
- O objeto real e a ralidade virtual são misturados no dispositivo de saída.
Assim, como podemos ver acima, os objetos reais e virtuais se mesclam na tela do computador ou da televisão, como se fossem uma coisa só, de origem da mesma realidade. O software é incumbido de absorver a imagem do objeto real e projetá-lo na realidade virtual.
Como funciona a realidade aumentada e seu uso?
Com tantas pessoas tentando entender como funciona a realidade aumentada, muitas descobriram que a mesma pode ser usada de diversas formas e que, com certeza, ainda surgirão muitos mais outros tipos de realidade aumentada.
Além dos games interativos, a realidade virtual pode ser usada para projetar imagens impressas, objetos interativos e objetos não interativos, transmitindo informação de forma realística, dinâmica e impressionantemente eficaz.
Logo, essa tecnologia pode também ser usada nos processos da medicina, para a utilização em cirurgias remotas, nas quais médico e paciente estarão a quilômetros um do outro. Pode ser usada também na indústria, na educação EAD e diversas outras coisas.
Ela aumenta muito a precisão da troca e entendimento das informações, sendo mais um fator que diminui os transtornos causados pela distância física, facilitando assim que realidades diferentes interajam sem sair de casa. Otimiza-se tempo de deslocamento e evita-se trânsitos intensos.
Além disso, uma série de novos games foi e está sendo lançada com base em tal tecnologia. A interatividade dos jogos é realmente algo surpreendente, e para os amantes dos games é um prato cheio para mergulhar cada vez mais no mundo virtual.
Não só na indústria dos games, mas diversas empresas ao redor do mundo estão usando a RA para proporcionar aos seus clientes uma experiência mais diferenciada. Empresas de móveis mostram ao cliente o tamanho real de seus produtos através da câmera do smartphone.
Em seguida, empresas de tintas oferecem aos seus clientes uma simulação de como ficaria a pintura de suas casas com um determinado tom de tinta.
Ademais, as possibilidades são infintas, e logo estaremos sendo impactados ao saber realmente como funciona a realidade aumentada.
Considerações finais
Como podemos ver, a realidade aumentada é um grande avanço na tecnologia que está a proporcionar novos horizontes que ainda surpreenderão muito mais. Grandes empresas de diversos ramos já estão usando a RA como um diferencial na hora de ganhar o cliente.
Assim, o campo da educação também é um campo enorme a ser explorado, de forma em que as aulas presenciais vão diminuir cada vez mais. Palestras e shows de entretenimento também possivelmente serão transformados com esta tecnologia.
Os avanços serão muitos, com certeza, e só o tempo irá nos mostrar. Todos os setores e todas as idades ainda vão se beneficiar muito desta inovação chamada RA e todos aguardarão ansiosamente para saber mais detalhes de como funciona a realidade aumentada. Fique de olho!