Tempo de leitura: 6 minutos
No artigo a seguir, você poderá conferir dicas realmente valiosas de como recuperar arquivos excluídos da lixeira. Acompanhe cada uma delas para facilitar a sua vida, fazendo com que você otimize seu tempo, seja em casa ou no trabalho.
Como recuperar arquivos excluídos da lixeira?
Por muitas vezes, nos pegamos em casa ou até mesmo no trabalho gerenciando nossos arquivos de computador. Coisas importantes são salvas e acabam por ficar muito tempo ocupando espaço na memória de nosso dispositivo.
Assim, para evitar um acúmulo de arquivos, há momentos em que excluímos arquivos antigos como documentos, fotos, áudios, livros, comprovantes, etc. Ademais, quando nos damos por conta, estamos precisando de algum documento antigo que foi excluído. É aí que o desespero bate!
Por mais que você tenha deletado algum arquivo, e até mesmo tenha excluído permanentemente da sua lixeira, nem tudo está perdido! Alguns métodos podem ajudar a recuperar esses arquivos.
É comum que muitas pessoas se questionem como recuperar arquivos excluídos da lixeira. Pensando nessas horas de aflição, desenvolvemos o artigo para ajudar. Saiba que há algumas soluções e que provavelmente é possível recuperar aquele arquivo tão importante que acabou sendo excluído por acidente.
1. Usando um software
Se estiver aflito por ter excluído acidentalmente um determinado aquivo importante, a solução pode ser baixar um software para ajudar a encontrar e então restaurar o arquivo que está tirando o seu sono.
Além disso, quando os arquivos excluídos forem também deletados da lixeira, ainda assim é possível tentar restaurá-los. Para isso, é preciso baixar um software específico e testar para ver se o mesmo resolve.
- Baixe e instale o Recuva (ou algum programa similar a ele);
- Abra-o;
- Selecione o tipo de arquivo que deseja restaurar (fotos, documentos, áudios, etc);
- Selecione onde o arquivo estava salvo (nesse caso, na Lixeira);
- Execute a busca e uma lista de arquivos excluídos aparecerá;
- Selecione o arquivo desejado, o local para que ele seja salvo e execute a restauração.
Após ter baixado e instalado o programa, basta seguir os passos acima para realizar a recuperação do arquivo desejado. Lembrando que caso não lembre qual o formato do arquivo em questão, há ainda a opção “outros”.
Além disso, a opção que ensinamos acima é indicada para aquivos excluídos da lixeira de forma convencional e em um curto espaço de tempo. Arquivos deletados há muito tempo talvez sejam impossíveis de restaurar com o programa.
Ademais, o mesmo vale para problemas no seu HD ou, até mesmo, arquivos perdidos com formatação. Outrossim, nestes casos o Recuva não poderá te ajudar, sendo útil apenas para recuperar aquivos que foram excluídos.
2. Recuperando arquivos excluídos da lixeira sem o uso de softwares
No Windows 7 e versões mais recentes, é possível recuperar os arquivos excluídos da lixeira sem instalar nenhum programa, apenas utilizando o sistema operacional. Veja abaixo como fazer a sua restauração diretamente com o Windows.
- Direcione-se até “Painel de Controle”;
- Selecione “Sistema e Segurança”;
- Em “Sistema”, logo abaixo clique em “Ver o nome deste computador”;
- Depois clique em “Configurações Avançadas do Sistema”;
- Na aba “Proteção do Sistema”, clique no “Disco C” (ou partição onde estiver o Windows) e depois em “Configurar”;
- Selecione a opção “Ativar a proteção do Sistema” e clique em “Ok”. Esta opção pode ser diferente entre o Windows 7 e o Windows 10.
Depois disso, vá na pasta de origem do arquivo deletado. Exemplo:
Você quer recuperar uma foto que estava na pasta “Minhas Imagens”. Vá até a pasta em questão e aperte com o botão direito do mouse, depois clique em “Propriedades”.
Em seguida, com as propriedades abertas, vá na aba “Versões Anteriores”, selecione a pasta em questão (que irá ter o nome da pasta “Minhas Imagens”) e clique em “Restaurar”. Uma caixa de confirmação vai pedir se você deseja restaurar a pasta selecionada para a última data antes da exclusão.
Depois, é só clicar em “Ok”. Logo, ao abrir a pasta, o arquivo deletado e excluído da lixeira estará novamente disponível em seu local de origem.
Lembramos que essa opção é para restaurar arquivos acidentalmente e recentemente excluídos.
3. Procure uma empresa especializada
Se o seu caso for tentar recuperar um arquivo excluído há muito tempo, depois de uma formatação ou até mesmo por problemas no seu HD, o mais aconselhável é procurar uma empresa especializada no ramo de recuperação de dados.
Assim, um técnico capacitado poderá abrir o seu computador, remover o HD e, com o auxílio de equipamentos e recursos profissionais, acessá-lo de forma segura e finalmente procurar pelo arquivo que você tanto deseja encontrar. Além disso, existem várias formas de um profissional solucionar o seu problema.
Assim sendo, o profissional saberá qual a maneira e procedimento ideais para recuperar o arquivo que é tão importante e urgente, sabendo qual a melhor forma de agir conforme a sua capacitação e conhecimento amplo na área da informática.
Considerações finais
É importante saber de tais dicas, pois com elas podemos resolver problemas de forma fácil e rápida, e principalmente podemos solucionar situações que podem parecer impossíveis de resolver. Sempre há um jeito, e nesse artigo nós ensinamos três.
Portanto, sempre analise bem qual é o seu caso, sabendo que se o arquivo foi deletado acidentalmente e você quer recuperá-lo imediatamente, a melhor opção pode ser a restauração sem instalar um software. Claro, veja qual é o seu sistema operacional e avalie outros pormenores.
No caso de uma exclusão que tenha acontecido há poucos dias, talvez a melhor opção para você seja a de instalar o Recuva ou algum programa similar. Além disso, basta fazer uma busca no Google para encontrar outros programas que podem ser extremamente úteis para esses momentos.
Porém, se você deseja recuperar algum arquivo que foi excluído há muito tempo, de um computador antigo ou até mesmo de um HD com problemas ou arquivos corrompidos, o ideal é procurar uma empresa especializada em recuperação de dados – e mesmo assim não é certo que haja êxito.
Seja qual for a situação que você se encontre, você pode tentar solucioná-la. Esperamos que esse artigo possa te ajudar a ter êxito na hora de aprender como recuperar arquivos excluídos da lixeira. Boa sorte!