Conheça os tipos de papéis para impressoras jato de tinta

Conheça os tipos de papéis para impressoras jato de tinta

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabia que a sua impressora pode fazer muito mais do que imprimir somente folhas A4 comuns? Muitos desconhecem a capacidade do equipamento que possuem em casa e mal sabem da existência de vários tipos de papéis para impressoras jato de tinta que podem ser úteis no dia a dia. Em alguns casos, ajudam pessoas até mesmo a fugir da crise!

É isso mesmo. Para profissionais que trabalham com design e arte em geral, a impressora jato de tinta pode ser a sua maior aliada. Contudo, trabalhos diversificados exigem tipos de papéis para impressoras jato de tinta para cada tipo de “produto final”. Neste caso, é fundamental que o usuário da impressora ou mesmo o profissional por trás dos trabalhos conheça os muitos tipos de papel para utilizá-los da maneira correta no trabalho correto.

Veja a seguir os principais papéis para impressoras jato de tinta.

Envelope

Muito utilizados como um dos principais papéis para impressoras jato de tinta, os envelopes servem para envio de correspondências – sim, pessoas ainda enviam cartas! Mas também podem ser utilizados para armazenar documentos como convites de casamento, por exemplo.

O profissional pode utilizar a impressora jato de tinta para imprimir o logo da empresa ou mesmo o brasão referente à primeira letra do nome dos noivos. Os tamanhos são tão variados quanto sua gramatura. Os mais utilizados são:

  • Envelope normal: o tipo mais comum feito de papel ofício. Pesa em torno de 75 gramas, podendo chegar a 90 gramas aproximadamente. Os tamanhos mais comuns são 72x108mm, 114x162mm ou 14x229mm.
  • Envelope saco: também feito de papel ofício, mas branco. O natural pesa 80 gramas, enquanto o puro em torno de 110 gramas.

É bom lembrar que quanto mais grosso o envelope, melhor será a qualidade da impressão com menor risco de atolamento.

O intruso: papel couché

A palavra francesa traduzida para o português remete a “camada”. Esse papel é mais resistente que os demais, o que garante a ele estar entre os papéis para impressoras jato de tinta mais utilizados, principalmente pelo fato de não ser poroso e possuir textura lisa, além de ser impermeável. Porém, algo preciso ficar muito claro: só é possível imprimir de modo satisfatório no papel couché com tintas à base de solvente.

É muito simples: as tintas utilizadas comumente em impressoras jato de tinta (corante e pigmentada) precisam penetrar nas fibras do papel para realizar a impressão. Como o papel couché tem uma superfície brilhante e extremamente lisa, acaba se tornando impermeável a esse tipo de tinta, transformando a impressão em um grande borrão.

As gráficas conseguem imprimir em papel couché pois utilizam tinta à base de solvente. Ao contrário da corante e da pigmentada, a tinta solvente não atua penetrando nas fibras do papel, e sim “corroendo” sua superfície. É também por esse motivo que a tinta solvente é utilizada para imprimir em outros tipos de materiais, como plástico.

Porém, fique atento: isso não quer dizer que você deve abastecer sua impressora com tinta solvente, pois as impressoras jato de tinta domésticas não possuem cabeças de impressão que suportem essa variedade de tinta. O papel glossy, que você conhecerá mais à frente, é a melhor alternativa entre os papéis para impressoras jato de tinta que mais se parecem com o couché.

Aproveite para ler também:

Voltando, então, ao papel couché, sua gramatura é vasta e diversa. No entanto, profissionais optam sempre entre 73 gramas até 350 gramas.

Esse papel é usado para impressões comerciais, ou seja, embalagens, panfletos, capas de revistas, entre outros materiais. Em alguns casos, podem ser utilizados por gráficas para livros com acabamento especial ou mesmo quadrinhos. Outras aplicações para o papel couché incluem cartões de visita, flyers e folders.

Alguns tipos, assim como suas gramaturas, podem ser vistos conforme a lista abaixo:

  • Couché calandrado (L-1): esse tipo é utilizado em impressões de rótulos de garrafas. Sua gramatura nunca ultrapassa 115 gramas e só apresenta um lado brilhoso.
  • Couché calandrado (L-2): diferente de sua versão anterior, este couché apresenta brilho em ambos os lados, o que garante sua utilização em flyers, revistas e folders comerciais. Sua gramatura é bem diversa.
  • Couché fosco: comumente usado em páginas de revistas e flyers que apresentam muito texto. O fosco facilita a leitura. Sua gramatura costuma ser de 75 gramas, podendo chegar a cerca de 370 gramas em alguns casos.

Importante mencionar que é preciso atentar-se quanto ao tipo do couché. O verdadeiro é bem mais caro.

Em muitos casos, profissionais da área gráfica usam o nome apenas para atrair clientes, mas não entregam o verdadeiro couché. Logo, isso pode afetar a qualidade de impressão. Ultimamente, o couché vem sendo substituído pelo papel glossy por este ser mais barato e apresentar melhor qualidade.

Mais um intruso: papel vegetal

Utilizado para a fabricação de fotolitos que podem apresentar resultados finais através de gravuras de caneta nankin ou por impressoras, está o papel vegetal. Suas gramaturas geralmente ficam entre 42 gramas até 280 gramas.

Porém, infelizmente ele não pode ser utilizado em trabalhos de impressão que utilizam jatos de tinta porque esse tipo de papel não a absorve bem, por isso, apelidamos este papel de “intruso” nesse post.

Muitas são as pessoas que acabam utilizando o papel vegetal em impressoras jato de tinta, portanto, quisemos chamar atenção para esse tipo de papel em específico. Assim, para este caso, é necessário o uso de uma impressora a laser.

Aproveite para ler também:

Papel glossy adesivo

Esse tipo de papel, o adesivo, apresenta um lado específico para impressão, o que o leva a ser um dos papéis para impressoras jato de tinta mais utilizados. O lado oposto ao da impressão possui uma cola especial e é protegido por uma camada de um papel fino e descartável. Geralmente é utilizado em etiquetas e para fechar envelopes descritivos.

Sua variação, o papel glossy, que pode ser adesivo ou não, apresenta uma película que absorve bem a tinta, melhorando a qualidade da impressão e a definição das imagens impressas. Por isso, é recomendado seu uso em lembrancinhas e peças gráficas que não necessitem de alta tiragem. Pode ser encontrado nas seguintes gramaturas: 90, 115, 150, 200, 230 e 300g.

Papel reciclado

Com a preocupação cada vez maior com o meio ambiente, empresas acabaram aderindo à causa e implementando mudanças em suas soluções, algo que não víamos há alguns anos atrás. Justamente por esse motivo foi desenvolvido esse tipo de papel, o reciclado.

Ele tem substituído o papel comum, portanto, também está entre os papéis para impressoras jato de tinta mais utilizados. No entanto, ele apresenta certa porosidade e coloração amarelada, diferente do papel comum e sua coloração branca.

Só existem três tipos de gramaturas para o papel reciclado: 90 gramas, 120 gramas e 250 gramas, que variam conforme o fabricante.

Considerações finais

Impressoras jato de tinta são as mais utilizadas até hoje em casas e empresas. Isso porque garantem economia, evitando a perda desnecessária de tinta. Com o passar dos anos, novos modelos surgiram para a impressão de documentos comuns. Impressoras mais compactas, silenciosas e até mesmo ligadas a redes de internet, sem a necessidade de fios, características importantes para equipamentos domésticos.

No entanto, os papéis para impressoras jato de tinta são o que a destacam em meio as outras impressora do mercado. Poucas são as impressoras que apresentam essa flexibilidade, o que aumenta as opções dos usuários, ajuda a atender diferentes tipos de necessidades e obter resultados diferentes.

Esperamos tê-los ajudado a conhecer um pouco mais sobre os tipos de papéis para impressoras jato de tinta. Até a próxima!

5/5 - (1 vote)

4 Comentários


  1. Qual papel mais próximo da translucidez do papel vegetal que se pode usar na impressora jato de tinta?

    Responder

    1. Olá, Paula! Tudo bem?
      Agradecemos o seu comentário.
      Não há nenhum papel como o vegetal para impressão. Um teste que você poderia fazer seria com o filme transparente, mas com certeza não ficará igual.
      Boa sorte!
      Equipe Mundoware

      Responder

  2. Estou assustada em ver o papel couchê aqui nesta lista pois trabalho no ramo a anos e nunca soube q existia papel couchê para impressoras jato de tinta. Por favor pode me explicar melhor q tipo de couchê é esse e onde posso encontrar?

    Responder

    1. Olá, Vanessa, como vai?
      Obrigado por deixar seu comentário no blog da Mundoware.
      Você tem razão! As impressoras jato de tinta não imprimem de modo satisfatório no papel couché, exceto quando utilizamos tinta solvente, que é o caso de gráficas. Acabou não ficando claro no artigo, mas a ideia era mostrar que muitas pessoas tentam imprimir em papel couché com tinta corante ou pigmentada e não dá certo, mas que a tinta solvente resolve o problema.
      Vamos ajustar o artigo para que essa informação fique mais clara.
      Agradecemos a sua contribuição!
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *