Essas 5 fontes que economizam tinta ajudam o bolso e o meio ambiente

Essas 5 fontes que economizam tinta ajudam o bolso e o meio ambiente

Tempo de leitura: 6 minutos

Fontes que economizam tinta são sempre um assunto relevante e útil para a economia da impressão, não é verdade? Afinal de contas, todo mundo quer economizar em impressão, pois tanto famílias quanto empresas podem acabar gastando uma pequena fortuna “extra” apenas recarregando cartuchos de tinta.

Como mudar isso e começar a economizar nesse âmbito? Sem dúvida, existem muitos avanços tecnológicos que podem ajudar você a economizar dinheiro. Um desses são as fontes que economizam tinta.

Além de pesar menos no bolso, utilizar fontes econômicas ajuda a preservar o meio ambiente.

Pensando nisso, selecionamos 5 dessas fontes para auxiliar você a gastar menos dinheiro com cartuchos de impressão. Confira!

5 fontes que economizam tinta

Ecofont

Sem dúvida, a Ecofont é a campeã das fontes que economizam tinta. Ela faz parte da família de fontes inteligentes da Microsoft, chamada “TrueType”, desenvolvida pela SPRANQ na Holanda.

Todos os caracteres desse tipo de fonte contêm pequenos círculos redondos, resultando em uma redução de 20% no consumo de tinta quando comparada com a Bitstream Vera Sans, na qual a Ecofont foi baseada.

A Ecofont recebeu prêmios há alguns anos por seus benefícios de economia de tinta e dinheiro. Por exemplo, o European Design Award em 2010, o Accenture Innovation Award em 2011, o Sprout Challenger Award em 2012 e o SMEs Innovation Top 100 em 2013.

A empresa por trás dessa premiada opção na categoria de fontes que economizam tinta desenvolveu o software Ecofont, que permite imprimir seus documentos com caracteres pontilhados. Contudo, apesar de tudo isso parecer uma ideia econômica, lembre-se de que existem considerações importantes a levar em conta antes de você mudar para a Ecofont.

Por exemplo, uma dica para iniciantes: os pontos não são visíveis no tamanho 9 ou 10 da fonte. Entretanto, eles passam a ser visíveis no tamanho de 12 para cima.

Além disso, os próprios desenvolvedores observaram que a economia de tinta obtida pode variar dependendo do software usado e da qualidade da tela.

De fato, a fonte funciona melhor para o OpenOffice, AppleWorks e MS Office 2007.

Garamond

A Garamond não poderia ficar de fora da lista de fontes que economizam tinta. Esse tipo de fonte é baseada nas obras da editora francesa e do designer tipográfico Claude Garamond.

Sem dúvida, a legibilidade é um dos pontos mais fortes desse tipo de letra simples e elegante. Assim, é uma escolha popular para uma ampla gama de aplicativos e documentos.

De fato, a Apple usou a fonte Garamond como tipo de letra corporativa de 1983 a 2001. Contudo, a fonte obteve uma popularidade ainda maior em 2014, quando Suvir Mirchandani, de 14 anos, vencedor de uma feira de ciências para adolescentes, propôs usar Garamond em documentos do governo ao invés de Times New Roman para economizar dinheiro com tinta.

De fato, o estudo de Mirchandani concluiu que Garamond usa 30% menos tinta do que a popular Times New Roman (também incluída nesta lista) no mesmo tamanho, resultando em uma economia de milhões e milhões de reais em custos de impressão.

Century Gothic

Este tipo de fonte sem serifa, lançado em 1991 pela Monotype Imaging, foi fortemente influenciado pela fonte Futura, se consagrando como uma das fontes que economizam tinta.

Afinal de contas, a linha de impressão fina da Century Gothic a mantém leve, enquanto as letras arredondadas aumentam sua legibilidade, mesmo com um tamanho de impressão pequeno.

O departamento de informática da Universidade de Wisconsin descobriu que a Century Gothic usa 30% menos tinta do que a fonte padrão Arial e outros tipos de fonte comuns sem serifa. Desde a descoberta, a universidade mudou para a Century Gothic definitivamente para economizar em impressão.

Mas há um problema: a impressão com a Century Gothic pode aumentar o consumo de papel (compensando a economia de tinta), pois utiliza letras mais arredondadas e largas. Portanto, se você quiser fazer essa troca, será necessário ajustar as margens da folha para compensar os caracteres mais amplos desse tipo de fonte.

Ryman Eco

A Ryman Eco é uma das fontes que economizam tinta, sendo assim uma fonte sustentável. Ela foi desenvolvida pelo diretor da Monotype, Dan Rhatigan. A iniciativa foi uma medida para encontrar o equilíbrio perfeito entre reduzir os custos de tinta e manter a alta legibilidade e o apelo visual.

Se o Ecofont usa pontos, a Ryman Eco usa diversas linhas em branco para compor cada letra. Reduz, assim, a área a utilizar tinta na superfície de um documento.

Isso se traduz em 33% menos uso de tinta em comparação com fontes padrão, tais como Georgia e Verdana. Além disso, a Ryman Eco utiliza 27% menos tinta que outras fontes sustentáveis.

Sem dúvida, a Ryman Eco também é versátil. Os caracteres parecem normais nos tamanhos 10 a 14, tornando-a eficaz para o uso diário. As linhas pequenas, os espaços em branco e as curvas se tornam visíveis em tamanhos maiores, mas o texto permanece legível e esteticamente apetecível.

Mas a melhor parte ainda está por vir: você pode começar a economizar tinta imediatamente, pois a fonte Ryman Eco é gratuita para download.

Segundo os criadores, se todos usassem a Ryman Eco para imprimir, o mundo inteiro economizaria 490 milhões de cartuchos de tinta e 15 milhões de barris de petróleo, reduzindo as emissões anuais de dióxido de carbono em até 6,5 milhões de toneladas.

Times New Roman

A Times New Roman está, sem dúvida, entre as fontes que economizam tinta. Afinal, esse tipo de letra permaneceu como fonte padrão do Word até 2007, chegando a jornais e inúmeros documentos, tanto impressos quanto online.

Fontes com serifa, como Times New Roman, são, de fato, recomendadas para facilitar a leitura. Por isso, na próxima vez que um documento importante precisar ser impresso, na escola, faculdade ou trabalho, atenha-se a uma das fontes que economizam tinta, como a Times New Roman.

Ela é testada e comprovada para melhor uma legibilidade – além de poupar muita tinta e economizar com impressão, tanto em casa quanto em estabelecimentos comerciais.

Para você ter uma breve noção, alguns testes para definir as fontes que economizam tinta foram realizados. Os resultados do teste concluíram que a Times New Roman aparece no topo, produzindo 114 páginas a mais do que a Arial para a mesma quantidade de tinta. Vale a pena adotar essa medida para economizar!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *