Impressora Laser ou Jato de Tinta: qual é a melhor para mim?

Impressora Laser ou Jato de Tinta: qual é a melhor para mim?

Tempo de leitura: 12 minutos

Comprar uma impressora sem saber as principais diferenças entre os modelos existentes é praticamente uma missão destinada a falhar. Impressora Laser ou Jato de Tinta – essa é a dúvida mais comum dos usuários. A quantidade de opções no mercado nos dias de hoje pode ser esmagadora, mesmo para um comprador experiente. Mais do que prestar atenção e avaliar os recursos intermináveis de uma impressora, é preciso saber exatamente como cada uma pode ser útil para você. Com esse guia, vamos responder a pergunta mais básica que pode surgir na hora de comprar um novo equipamento: Impressora Laser ou Jato de Tinta?

Guia de compra: Impressora Laser ou Jato de Tinta?

As maiores diferenças entre uma impressora laser e uma impressora jato de tinta é que a primeira utiliza toner, sendo ideal para impressões de alto volume e utilizada principalmente em escritórios. Já a segunda utiliza cartucho, é ideal para impressões de baixo volume e costuma ser a escolha tradicional de usuários domésticos.

As impressoras jato de tinta são geralmente mais baratas, menores e versáteis para imprimir documentos com base em texto e imagens de alta qualidade, inclusive fotos, porém, seja cuidadoso com as impressoras a jato de tinta muito baratas, pois podem acabar custando-lhe uma fortuna mais tarde. As impressoras laser, por outro lado, oferecem menor custo por página, velocidade de impressão mais rápida e, tipicamente, muito mais qualidade em todas as impressões.

Para que você possa entender qual equipamento, Impressora Laser ou Jato de Tinta, é melhor para você, vamos dar uma olhada mais detalhada nos prós e contras dos dois modelos. Assim, você poderá fazer sua compra com mais confiança.

Para que você usará a impressora?

Esse é o primeiro ponto a considerar antes de comprar uma Impressora Laser ou Jato de Tinta: para que ela será usada.

Se você está procurando uma impressora doméstica para impressões esporádicas, a maioria das pessoas recomendaria uma impressora jato de tinta. No entanto, uma queixa comum com as impressoras que possuem esse equipamento é que a tinta seca se você não a usa frequentemente.

Dito isso, se você tiver orçamento suficiente, eu sugiro fortemente que você obtenha uma impressora laser, mesmo que seja um modelo mais simples, já que o toner usado pelas impressoras laser não seca e assim você conseguirá economizar mais com suprimentos. Porém, se você precisa de uma impressora doméstica para imprimir algumas páginas regularmente, uma impressora jato de tinta dará conta do recado sem que você precise gastar com um novo cartucho antes mesmo de aproveitar todo o cartucho atual.

As impressoras laser são conhecidas por serem mais duráveis ​​e podem imprimir grandes quantidades de documentos em preto e branco e coloridos com frequência. Embora as impressoras laser tenham sido originalmente construídas para uso no escritório, elas agora estão crescendo em popularidade como uma impressora doméstica por razões econômicas.

As impressoras laser a cores são boas para a impressão colorida todos os dias, mas se você precisar imprimir fotos profissionais de alta resolução, escolha uma impressora jato de tinta fotográfica.

As impressoras jato de tinta fotográficas de alta qualidade são particularmente projetadas para imprimir fotos detalhadas com a variedade tonal e os pretos mais profundos que os fotógrafos precisam. Muitas impressoras jato de tinta profissionais usam tinta à base de pigmento que é mais resistente ao desbotamento e funciona com uma grande variedade de tipos de papel, bem como uma variedade de tamanhos também.

Afinal, Impressora Laser ou Jato de Tinta?

Uma das perguntas mais populares que recebemos dos compradores é: devo comprar uma Impressora Laser ou Jato de Tinta?

Como você acabou de perceber, a resposta para essa pergunta depende de como você utilizará o equipamento.

Se você precisar de fotos de qualidade de galeria, obtenha uma impressora jato de tinta fotográfica. Por outro lado, se você precisa imprimir imagens coloridas de qualidade média que não requerem profundidade de cor e escala tonal, recomendamos as impressoras laser coloridas por dois motivos: o toner de uma impressora laser não seca se não for usado e você imprime mais páginas com esse tipo de impressora.

Tecnologia: como funciona uma Impressora Laser ou Jato de Tinta

As impressoras jato de tinta pulverizam tinta líquida através de bicos microscópicos sobre o papel enquanto as impressoras laser possuem uma unidade de tambor que funde o pó de toner no papel com calor. O primeiro tipo de impressora usa tinta e o segundo usa pó.

Com esta diferença de aplicação entre os dois tipos de impressora, é comum acreditar que manchas são mais comuns em impressoras jato de tinta, mas isso não significa que todas elas apresentem esse problema. As impressoras jato de tinta que usam cartuchos à base de tinta requerem um maior tempo de secagem e podem borrar, mas isso não acontece com as impressoras jato de tinta que usam cartuchos à base de pigmento.

Além disso, o problema de manchas e “borrados” pode depender também do tipo de papel em que você está imprimindo. Alguns tipos absorvem a tinta mais rapidamente e, com isso, borram menos.

Qualidade de impressão

Outro fator que pesa na hora de escolher Impressora Laser ou Jato de Tinta é a qualidade de impressão que, mais uma vez, depende do que você precisa.

Se você estiver atrás de fotos de alta qualidade, procure uma boa impressora jato de tinta fotográfica profissional que produza imagens de alta resolução. Se o que você precisa é uma impressora confiável que pode continuar a imprimir documentos de boa qualidade, uma impressora laser é o que você precisa.

Uma percepção comum é que as impressoras jato de tinta são melhores com imagens coloridas e as impressoras laser são melhores para preto e branco. Os avanços na tecnologia de impressão permitiram que as impressoras laser a cores agora produzam fotos coloridas muito impressionantes também.

Embora as impressoras jato de tinta ainda ganhem das impressoras laser quando se trata de impressões fotográficas altamente detalhadas e perfeitamente tonificadas, as impressoras laser em cores agora são uma opção a considerar para aqueles que procuram imprimir imagens coloridas de qualidade média enquanto desfrutam da confiabilidade, resistência e benefícios econômicos de uma impressora laser.

Em poucas palavras…

  • Impressoras laser monocromáticas: excelentes para texto e documentos;
  • Impressoras laser a cores: excelentes para texto e documentos, mas também podem imprimir imagens coloridas de qualidade média (por exemplo, fotos familiares para uso pessoal);
  • Impressoras jato de tinta fotográficas: excelentes para imprimir fotos de alta qualidade com ampla gama de cores e profundidade tonal.

Velocidade de impressão

Antes de comprar uma Impressora Laser ou Jato de Tinta, você deve considerar também a velocidade de impressão de cada uma delas.

As impressoras laser são construídas para atender as demandas de um local de trabalho, então, são projetadas para imprimir mais rapidamente entre 15 a 100 páginas por minuto (ppm), enquanto as impressoras jato de tinta imprimem mais lentamente em cerca de 16 ppm.

Uma vez que as impressoras laser são mais rápidas, elas são capazes de produzir mais documentos em comparação com as impressoras jato de tinta e, portanto, têm um maior volume de impressão mensal.

Compare:

  • Impressoras a laser: 15 a 100 páginas / minuto
  • Impressoras a jato de tinta: 16 páginas / minuto

Volume de impressão

O volume de impressão refere-se ao quanto sua impressora pode imprimir durante determinado período e é outro aspecto importante para avaliar antes de comprar uma Impressora Laser ou Jato de Tinta.

Uma impressora laser, como vimos, é muito mais rápido e, assim, consegue imprimir mais páginas por minuto. Como as impressoras jato de tinta são destinadas a uso doméstico, o volume de impressão é significativamente menor.

Para comparação, vamos dar uma olhada no volume e velocidade de duas impressoras: a HP LaserJet Pro M401n (laser) e a Canon PIXMA MX922 (jato de tinta).

HP LaserJet Pro M401n

  • Páginas por minuto: 35
  • Volume de impressão mensal: 750 – 3.000 páginas

Canon PIXMA MX922

  • Páginas por minuto: 7
  • Volume de impressão mensal: 250 – 500 páginas

Observe o contraste entre a velocidade de impressão e o volume de impressão entre os dois tipos de impressora.

Ciclo máximo de impressão mensal X volume de impressão mensal recomendado

Muitas vezes, os consumidores ficam confusos para entender a diferença entre o ciclo máximo de impressão mensal e o volume de impressão mensal recomendado de um equipamento. Vamos aproveitar essa oportunidade para esclarecer isso.

O ciclo máximo de impressão mensal é o quanto sua impressora pode imprimir em um mês sem causar danos às suas peças. O volume de impressão mensal recomendado é o valor que você deve imprimir mensalmente para manter sua impressora com o melhor desempenho.

Se você imprimir no ciclo máximo de impressão mensal, pode fazer seu equipamento falhar mais cedo do que o esperado. Tente permanecer dentro do volume de impressão mensal recomendado para aumentar sua vida útil.

Principais características resumidas

Agora que você leu esse guia completo, está mais fácil decidir entre uma Impressora Laser ou Jato de Tinta, não é? Mas vamos facilitar ainda mais sua vida.

Confira, a seguir, um resumo das diferenças entre Impressora Laser ou Jato de Tinta.

Impressoras jato de tinta

Prós

  • As impressoras jato de tinta são geralmente menores e mais leves, tornando-as ideais para um quarto ou escritório em casa, onde a economia de espaço é avaliada;
  • Ótimas na produção de impressões de qualidade fotográfica e documentos com muitas imagens, uma vez que as impressoras jato de tinta fazem um melhor trabalho de mistura e produção de cores vibrantes do que as impressoras laser;
  • O preço de uma impressora jato de tinta é menor que a maioria das impressoras laser;
  • Não é necessário um tempo de aquecimento antes da impressão;
  • Podem imprimir em uma variedade de tipos de papel, incluindo papel fotográfico brilhante, papel de arte texturizado e tecidos;
  • Podem acomodar tamanhos maiores de papel;
  • Os kits de recarga de tinta podem reduzir o custo da impressão.

Contras

  • A tinta é cara, especialmente para os usuários que imprimem regularmente, que são continuamente obrigados a recomprar mais cartuchos porque os cartuchos de tinta só podem imprimir algumas centenas de páginas;
  • Mais lentas que as impressoras laser;
  • Bandejas de papel de baixa capacidade de 50 a 100 folhas, o que pode ser frustrante para um usuário que imprime muito;
  • Ciclo máximo de impressão mensal baixo.

Impressoras laser

Prós

  • A maioria das impressoras laser imprime muito mais rápido que as impressoras jato de tinta, o que pode não ser um forte ponto de venda para usuários que imprimem casualmente, mas que fará diferença para usuários de alto volume;
  • As impressoras laser produzem texto nítido, portanto, são ideais para quem quer imprimir apenas documentos de texto;
  • Um Ciclo máximo de impressão mensal superior significa que elas estão melhor preparados para lidar com trabalhos de alto volume;
  • Uma comparação preço a preço favorece as impressoras laser se você imprimir com frequência e não estiver produzindo documentos que sejam graficamente complexos;
  • O toner, em média, é mais barato a longo prazo para impressoras de alto volume porque seus cartuchos podem imprimir milhares de páginas em comparação com cartuchos de tinta.

Contras

  • Podem lidar com gráficos simples, mas as imagens e fotos complexas são um desafio;
  • Embora existam algumas impressoras laser compactas no mercado, elas geralmente são maiores e mais pesadas que as impressoras jato de tinta;
  • As impressoras laser não podem lidar com a mesma variedade de papel que as impressoras jato de tinta;
  • O custo inicial de uma impressora laser geralmente é maior do que de uma impressora jato de tinta.

Considerações finais

Decidir se você deve comprar uma Impressora Laser ou Jato de Tinta basicamente se resume ao que e quanto você quer imprimir.

As impressoras jato de tinta são mais adequadas para documentos pequenos e com muitas imagens, como fotos e projetos escolares. Mas, se você está procurando uma impressora que possa lidar com grandes volumes de documentos baseados em texto, uma impressora laser é a escolha mais eficiente e econômica.

Também vale a pena pensar mais adiante. Pode ser que, hoje, uma impressora jato de tinta seja suficiente, mas avalie se continuará sendo daqui um tempo. Nossas necessidades mudam e levar isso em consideração pode economizar potencialmente centenas de reais no futuro.

Boas compras!

5/5 - (3 votes)

2 Comentários


  1. Eu gostaria de saber qual delas é melhor para imprimir convites de casamento, envelopes ,tanto quanto de gramatura mais baixa ou mais alta e que fica com uma impressão perfeita independente do papel.Obrigada!!

    Responder

    1. Olá, Isabel!
      Agradecemos seu comentário.
      A impressora jato de tinta é superior para este tipo de trabalho. Recomendamos a séria L, com bulk ink (tanque de tinta), das impressoras Epson. São excelentes para tal finalidade!
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *