As 31 melhores impressoras multifuncionais para empresas

As 31 melhores impressoras multifuncionais para empresas

Tempo de leitura: 17 minutos

A simples tarefa de escolher impressoras multifuncionais para empresas pode acabar se tornando um grande transtorno em pouco tempo. Por isso é preciso muita pesquisa até encontrar o melhor tipo de impressora para o seu negócio.

Isso pode significar uma grande economia no longo prazo, além de poupar a todos de muitas dores de cabeça.

Com uma busca rápida pela internet é possível encontrar dezenas ou até centenas de opções de impressoras multifuncionais de uso doméstico e impressoras multifuncionais para empresas que têm um grande volume de trabalho e fazem muitas impressões e digitalizações de documentos todos os dias.

É aí que começa o problema!

São tantas opções que acabamos nos encantando por funções sem muita importância nessas máquinas e deixamos de lado um dos pontos mais importantes a serem considerados no momento de decidir qual impressora utilizar na sua empresa: o custo-benefício.

Se no uso doméstico as impressoras já não são mais indispensáveis, a sua presença dentro de escritórios e empresas de pequeno, médio e grande porte é ainda mais.

Mesmo vivendo na era digital, documentos importantes como contratos, recibos de pagamentos e documentos pessoais precisam ser impressos e arquivados fisicamente durante longos períodos antes de serem descartados.

Qual é a melhor impressora multifuncional?

Na hora de decidir em qual impressora será investido seu dinheiro, é preciso estar atento às necessidades que o seu negócio demanda.

Uma empresa de design e criação pode necessitar de um tipo de impressão colorida com mais definição e detalhes nítidos. Já em um escritório de advocacia, uma impressora monocromática para impressão de petições, contratos e acordos pode ser mais do que suficiente.

E é preciso ficar atento aos preços das impressoras multifuncionais para empresas encontradas no mercado. Os preços dessas impressoras podem variar de loja para loja, por isso, é importante pesquisar antes de fechar a compra.

A relação custo-benefício também é outro ponto de atenção: nem sempre a impressora mais cara é a que tem a melhor relação entre esses dois fatores.

Algumas perguntas podem te ajudar a decidir se investe ou não em determinado modelo. Dê uma olhada.

  • Eu faço impressões coloridas?
  • Quantas impressões eu faço por mês?
  • Meus funcionários saberão utilizar essa impressora?
  • Minha empresa precisa de mais agilidade ou de mais qualidade?
  • Eu tenho todo o capital necessário para comprar essa impressora?

Lembre-se de procurar a impressora que mais se adeque às necessidades da sua empresa, não de parentes, amigos ou vendedores.

Leia também:

Quais as vantagens de utilizar uma impressora multifuncional na minha empresa?

É preciso observar alguns pontos e compará-los às impressoras convencionais antes de adquirir impressoras multifuncionais para empresas.

As vantagens das impressoras multifuncionais para empresas são:

  • Redução no consumo de energia (já que não são necessários outros aparelhos ligados à tomada);
  • Menor investimento inicial na compra de equipamentos;
  • Melhor aproveitamento do espaço físico;
  • Ganho de produtividade.

Laser ou jato de tinta?

Essa é uma dúvida que atinge 90% das pessoas quando o assunto é a compra de impressoras multifuncionais para empresas. Vamos falar um pouco sobre elas e te ajudar a decidir qual tipo de impressora irá colocar no seu negócio.

Impressora jato de tinta

Este tipo de impressora é mais recomendado para uso doméstico onde a quantidade de impressões é pequena.

Os custos dos cartuchos, em caso de impressão de muitas páginas, podem acabar saindo muito altos. Ainda assim, esse custo é menor do que o de um toner para impressoras a laser.

Escritórios e pequenos negócios também podem fazer uma boa economia optando por este tipo de impressora.

Impressora laser

Os custos de reposição e recarga de toners acabam encarecendo o custo por impressão das impressoras laser. Para compensar essa desvantagem, essas máquinas são capazes de fazer impressões muito mais rápidas.

Essa alta capacidade de produção, normalmente comum em grandes corporações, acaba compensando o investimento.

A maior desvantagem de uma impressora laser quando comparada a uma impressora jato de tinta são as impressões coloridas. A máquina laser precisa de três toners para fazer impressões a cores, o que acaba inviabilizando sua utilização em casos onde o orçamento é apertado.

Leia também:

Antes de começar, um pouquinho de história…

Quem vê as impressoras sendo desenvolvidas com novas funções a todo momento muitas vezes não faz ideia de como essa maravilha que facilita nossas vidas surgiu.

A primeira impressora foi criada em 1938 pelo americano Chester Carlson, que foi o responsável pela invenção do processo de imagens e textos.

A impressora de alta velocidade só surgiu no início dos anos 50, utilizando um processo de impacto, fazendo com que as imagens dessa impressora tivessem sua qualidade prejudicada. Essa máquina foi utilizada também no primeiro computador comercial comercializado nos Estados Unidos.

O surgimento da impressora a laser só ocorreu em 1983 graças a união das empresas HP e Canon.

Desde então, a evolução das impressoras está atrelada ao constante avanço da computação, culminando nas conexões com dispositivos móveis utilizados incansavelmente nos dias atuais.

Agora vamos falar sobre alguns modelos de impressoras multifuncionais para empresas? Confira a seguir!

31 impressoras multifuncionais para empresas

1. Brother DCP L2520DW (Laser monocromática)

Esse modelo está entre as impressoras multifuncionais para empresas que são ótimas para pequenos escritórios.

A Brother L2520DW oferece impressão duplex (frente e verso), digitalização e cópia em alta resolução. Sua bandeja comporta até 250 folhas e imprime com velocidade de 26 cópias por minuto. Oferece também conexão wi-fi e USB 2.0.

2. HP LaserJet Pro M521 (Laser monocromática)

Com esse modelo você imprime via dispositivos móveis e a longas distâncias e até e envia e recebe faxes.

Como resultado, a partir do seu alimentador automático, você pode realizar funções de cópia, impressão duplex e digitalização.

3. Lexmark CX417de (Laser colorida)

Na linha de impressoras multifuncionais para empresas, esse modelo traz segurança e confiança em impressões feitas por conexão sem fio ou dispositivos móveis.

Oferece opções duplex via rede com capacidade de até trinta páginas por minuto.

4. HP LaserJet Pro M521 (Laser monocromática)

Essa impressora multifuncional da HP possui alimentador automático de documentos, por onde realiza as funções de digitalização, cópia e impressão frente e verso.

Também é possível realizar impressões utilizando dispositivos móveis mesmo que a uma longa distância, além de receber e enviar fax, já que possui memória para até 250 páginas.

A HP Laserjet M521 conta também com um sistema liga/desliga automático, proporcionando uma ótima economia de energia.

5. Brother DCP-1602 (Laser monocromática)

A impressora DCP-1602 da Broter é um modelo que se apresenta como uma ótima aposta para as impressões em escritórios, home office e consultórios.

Em outras palavras, nessa linha você pode imprimir recibos, contratos, boletos e também copiar e digitalizar arquivos pessoais.

6. Ricoh SP 377SFNWX (Laser monocromática)

A Ricoh fabrica excelentes impressoras multifuncionais para empresas que querem manter a alta qualidade de seus documentos sem abrir mão do custo-benefício.

Através de um smartphone e um aplicativo Print & Scan, é possível realizar a impressão de documentos com mais agilidade e sua bandeja suporta até 300 folhas.

Seus cartuchos têm capacidade de impressão de mais de 6.000 páginas, o que faz com que essa seja uma ótima alternativa para quem precisar controlar os custos e fazer muitas impressões.

7. HP Deskjet 2676 (Jato de tinta)

Um modelo mais básico, essa multifuncional é de grande custo-benefício para empresas que fazem poucas impressões. Entretanto, ela ainda trabalha colorida ou em preto e branco digitaliza e faz cópias.

8. Epson Expression XP-241 (Jato de tinta)

Com excelente custo-benefício no mercado entre as impressoras multifuncionais para empresas, esse modelo jato de tinta imprime em cores e preto e branco. Também funciona com conexão wireless.

9. Epson WorkForce Pro WF-5690 (Jato de tinta)

Os cartuchos de alto rendimento utilizados pela Epson WF-5690 são capazes de imprimir cerca de 4.000 páginas com um custo muito baixo, além de o consumo de energia poder chegar a 80% a menos em comparação com outros modelos.

O scanner com alimentador automático proporciona ao usuário a digitalização de até 35 páginas simultaneamente, podendo agrupar todas em um único arquivo em PDF.

Outro fator que garante um grande ganho de produtividade é a bandeja para 580 folhas. As conexões USB, wi-fi e Ethernet são muito fáceis de serem configuradas em rede.

Um modelo perfeito para grandes volumes de trabalho com excelente qualidade.

10. Canon PIXMA E481 (Jato de tinta)

Com suporte a vários tipos de papeis, na lista de impressoras multifuncionais para empresas está é uma opção jato de tinta mais em conta.

Essa Canon ainda traz wi-fi para impressões via tablet, notebook e celular sem a presença de roteadores.

11. Lexmark CX510dhe (Laser monocromática)

Essa multifuncional da Lexmark vem com tela de toque em cores, conexão de rede e alta velocidade para impressão duplex. Com isso, ela permite qualidade ao digitalizar, enviar fax e copiar.

12. Samsung Xpress M2070W (Laser monocromática)

Com capacidade de impressão de até 20 páginas por minuto, a Samsung Laser M2070W fica entre as impressoras multifuncionais para empresas de pequeno e médio porte que buscam executar com qualidade trabalhos de impressão e digitalização.

O scanner de alta resolução permite digitalizar e copiar documentos e fotografias com grande fidelidade de cores.

O modelo possui ainda conexão USB e é compatível com tablets e smartphones Samsung.

13. Lexmark MX710dhe (Laser monocromática)

Modelo personalizável, ela apresenta funções como cópia, impressão, fax, digitalização e e-mail.

Acima de tudo, com desempenho seguro, ela imprime até setenta mil páginas mensais, eliminando manutenção na impressora e complicações devido ao novo sistema na bandeja de papel.

14. Epson Ecotank L220 (Jato de tinta)

Entre as impressoras multifuncionais para empresas, este modelo imprime muito, usando pouca tinta. Sim, é isso mesmo: um ótimo trabalho e ainda economia para o seu bolso!

Graças à tecnologia, sua economia rende seis mil páginas coloridas ou mais de quatro mil cópias em preto e branco.

15. Epson EcoTank L6191 (Jato de tinta)

Uma multifuncional colorida e com alta definição, ela tem sistema exclusivo de toner e proporciona economia e alto rendimento por impressão.

Ou seja, é ideal para lidar com trabalhos desde materiais de qualidade a documentos simples, além de gráficos, apresentações, comunicação interna e fotografia.

16. Brother DCP-L5652DN (Laser monocromática)

Este modelo tem alimentador automático para até setenta páginas e sistema duplex, sendo uma das impressoras multifuncionais para empresas com melhor desempenho. É direcionada para empresas pequenas e médias.

17. Kyocera Ecosys FS-1025MFP (Laser monocromática)

As impressoras multifuncionais para empresas da Kyocera oferecem o poder das multifuncionais mais robustas com a capacidade e custos das impressoras compactas.

Com sistema de impressão duplex, velocidade de 25 páginas por minuto e conexões de rede e USB 2.0, este modelo trabalha com cartuchos de alto rendimento que podem fazer até 3.000 impressões.

Seu tamanho reduzido, como uma impressora doméstica, possibilita um melhor aproveitamento do espaço, principalmente em escritórios e pequenas empresas.

18. Samsung XPress M2070W (Laser monocromática)

Imprimindo cerca de vinte páginas por minuto, esse modelo é ideal para empresas de pequeno ou médio porte, para apostar em trabalhos de digitalização com alta qualidade.

Além de ser item essencial entre nossas dicas de impressoras multifuncionais para empresas, ela ainda tem alta resolução ao copiar e digitalizar fotografias e documentos.

19. HP LaserJet Pro M402n (Laser monocromática)

Este modelo da HP é mais robusto, ideal para grandes empresas e grandes volumes de impressão. Equipada com duas bandejas, uma com capacidade para 100 folhas e outra para 250 folhas, possui capacidade de impressão de 40 páginas por minuto.

A integração com rede Ethernet possibilita a impressão e o compartilhamento de documentos, e os cartuchos permitem a adequação, já que é possível utilizar os toners de alto rendimento ou de rendimento padrão conforme as necessidades de cada empresa.

20. Brother DCP-L2520DW (Laser monocromática)

Este é um daqueles modelos de multifuncionais que são perfeitos pequenos escritórios.

Isso significa que, além de uma impressão duplex com qualidade, ela ainda imprime quase trinta cópias por minuto e suporta mais de duzentas folhas na bandeja.

21. Epson EcoTank L395 (Jato de tinta)

O modelo sem fio da Epson possui tanque de tinta no lugar dos cartuchos convencionais. Esse dispositivo proporciona um número maior de impressões.

A Epson L395 possui wi-fi integrado e também conta com o recurso E-mail Print onde é possível enviar um e-mail sempre que for necessário fazer alguma impressão.

22. Samsung SL-M2885FW (Laser monocromática)

Impressora multifuncional 4 em 1, com scanner, impressora, copiadora e fax.

Sua capacidade de impressão por minuto é de 28 páginas, com ciclo mensal de 12.000 páginas e bandeja para 250 folhas.

O display LCD de duas linhas facilita a experiência do usuário, fazendo com que sua utilização seja bem intuitiva. As conexões wi-fi e USB 2.0 também fazem dessa impressora ótima para escritórios, consultórios e empresas de médio e grande porte.

23. Canon PIXMA G3100 (Jato de tinta)

Ótima dica entre as impressoras multifuncionais para empresas, essa de destaca pela manutenção mais em conta graças ao cabeçote de impressão removível.

Mesmo assim, além de rapidez, ainda faz impressões com alto rendimento.

24. HP LaserJet Pro M281FDW (Laser colorida)

Essa impressora da HP executa as funções de impressão, cópia e digitalização com um visor LCD que ajuda o usuário nas operações do dia a dia. Sua velocidade de impressão é de 22 páginas por minuto.

A bandeja de entrada comporta 250 folhas e o modelo ainda conta com uma bandeja prioritária para 1 folha, o que diminui as pausas para abastecer a máquina com papel e aumenta sua produtividade.

A conexão wi-fi colabora com sua instalação em rede e também possibilita a utilização de tablets e smartphones para o envio de arquivos mesmo que longe do escritório. Mesma funcionalidade da conexão USB que também permite a utilização com aparelhos compatíveis.

25. Ricoh SP 377SFNWX (Laser monocromática)

Certamente, outro ótimo modelo entre as impressoras multifuncionais para empresas que garantem ótimo custo-benefício.

Pela conexão via aplicativos, você tem muita agilidade e segurança, já que a capacidade de impressão chega a seis mil páginas.

26. Samsung XPress M2885FW (Laser monocromática)

Capaz de imprimir quase trinta páginas por minuto, ela possui utilização intuitiva, conexões USB e wi-fi, sendo ideal para empresas de médio e grande porte.

Uma aposta certa para quem procura uma das impressoras multifuncionais para empresas mais versáteis do mercado.

27. Kyocera FS 1125MFP (Laser monocromática)

Altamente indicada para consultórios, escritórios, home office, pequenas empresas e agências.

Com grande capacidade de memória, essa multifuncional é perfeita para trabalhos via rede sem perder rendimento. Com impressão a laser, cada trabalho sai em menos de sete segundos.

28. Brother DCP-L5652DN (Laser monocromática)

Com alimentador automático de 70 folhas e sistema duplex, essa é uma das impressoras multifuncionais para empresas com melhor desempenho do mercado, principalmente para pequenas e médias empresas.

Além do sistema duplex que imprime frente e verso simultaneamente e do poder do alimentador automático, ela também oferece resolução de 1200 x 1200dpi e display LCD touchscreen, fazendo com que sua operação seja muito intuitiva e facilitando a vida até mesmo daqueles usuários que não tem muita intimidade com essas máquinas.

Os travamentos decorrentes das filas de impressão são raros, já que a multifuncional Brother conta com processador de 800 MHZ e memória de 512MB. Essa capacidade também auxilia o envio e recebimento de arquivos mais pesados sem grandes dificuldades.

O modelo conta com bandeja principal com capacidade para 250 folhas e bandeja manual para 50 folhas, e sua velocidade de impressão é de 40 páginas por minuto no formato A4. Além disso, o equipamento conta com toner para 12.000 páginas e cilindro com capacidade de 50.000 páginas.

A conectividade pode ser feita através de cabo Ethernet padrão e também pela entrada USB frontal disponível.

Possui capacidade variada de impressão de documentos, desde os mais simples até arquivos maiores e que exigem mais qualidade.

Além de fazer cópias, impressões e digitalizações com qualidade superior, esse modelo multifuncional da Brother também conta com a opção de envio de fax, que pode ser feito diretamente através da própria impressora.

Todas essas características fazem com que o tempo utilizado em reposições de toners, folhas e cilindros seja muito menor do que em outros modelos. Consequentemente, esses fatores também fazem com que os custos de manutenção em geral sejam menores do que os de seus concorrentes.

29. HP Deskjet GT 5822 (Jato de tinta)

Este é o modelo para qualquer ocasião. Além de copiar, ela imprime via desktop, notebook, tablet e smartphone.

É capaz de imprimir cerca de cinco mil páginas em preto e branco ou oito mil impressões em cores.

30. Canon Maxx Tinta G4100 (Jato de tinta)

Mesmo com um tamanho ideal para uso doméstico, a robustez desse modelo pode até mesmo acompanhar seu preço.

Entretanto, esse modelo pode atender grandes demandas quando o assunto é impressão e economia. Isso porque, mesmo com um cartucho de cilindro, podem ser impressas cerca de sete mil páginas.

31. Lexmark MX517de (Laser monocromática)

Essa é uma máquina ideal quando o assunto é copiar, digitalizar e até imprimir cerca de quarenta páginas por minuto.

Assim, através de recursos de segurança e uma rede integrada, essa é uma das impressoras multifuncionais para empresas mais eficientes.

Também tem o recurso de realizar impressões via dispositivos móveis.

Considerações finais

É preciso conhecer todos os tipos de impressoras disponíveis no mercado e identificar qual delas se adequa melhor às necessidades diárias da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Os custos com impressões e também com manutenção dos equipamentos de cópias e digitalização, além do consumo de energia, fazem com que as impressoras multifuncionais para empresas sejam a melhor opção para aproveitar melhor o capital da sua empresa.

3.8/5 - (19 votes)

2 Comentários


    1. Olá, Cicero!
      Agradecemos sua recomendação.
      Realmente a Lexmark acabou ficando de fora dessa listagem. Em breve vamos atualizá-la e acrescentar alguns modelos da marca!
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *