Tempo de leitura: 6 minutos
Quando se trata de fotografias, a qualidade do material de impressão é tão importante quanto a resolução da imagem e técnicas utilizadas. Portanto, seja para trabalhos profissionais ou por hobby, escolher o melhor papel fotográfico para imprimir fotos é parte chave do processo.
A fim de te ajudar com isso, abaixo listamos uma série de papéis que você encontra na Mundoware e suas características. Enfim, esperamos que encontre o papel ideal para dar vida aos momentos preciosos da sua vida.
Seja para emoldurar e colocar na parede, montar um álbum de memórias, enfeitar um evento ou entregar uma encomenda feita profissionalmente, abaixo você encontrará o melhor papel fotográfico para imprimir fotos!
Papel Fotográfico
O mais tradicional e utilizado, sem dúvida. O papel fotográfico apresenta uma textura lisa e brilhante, conferindo à impressão alta semelhança com uma foto revelada.
Este tipo de papel é de fácil uso, tanto para trabalhos profissionais como projetos caseiros. O tipo glossy, brilhante, garante uma cor viva e é ideal para a impressão de fotos que precisam de certa durabilidade.
Para uma maior qualidade, o melhor tipo de impressora é a laser, uma vez que a absorção de tinta não é alta. Caso seja inevitável, deixe a tinta secar por completo antes de manusear a foto para evitar borrões.
Não é recomendado para os casos que o objetivo é emoldurar em vidro, uma vez que o brilho do papel e do vidro podem deixar a imagem difícil de se enxergar.
Papel Adesivo
Para projetos de confecção de adesivos, é altamente recomendado o uso do papel adesivo. Como o próprio nome indica, ele possui essa característica autocolante, ideal para a produção de lembrancinhas, adesivos para customização de objetos, logomarcas, entre outros.
O papel adesivo é encontrado nos modelos glossy e matte. O primeiro possui alto brilho e, graças a isso, apresenta impressões com tons vivos e muita luminosidade. É ideal para fotos que precisem chamar atenção e se destacar.
Já o matte possui menos brilho, mas apresenta alto contraste, evidenciando as variações de cores. É perfeito para fotos em preto em branco ou que precisem de mais opacidade.
Independentemente do caso, é importante o uso de impressoras a laser para garantia de maior qualidade. Dê preferência às que utilizem tinta pigmentada.
Papel Couche
Este é um papel de alta qualidade, que permite a impressão de fotos e outras imagens com alta nitidez e destaque para as cores. O papel couche é feito de diversas camadas e possui um revestimento em resina que lhe confere uma textura lisa muito característica.
Graças a essas qualidades, ele é uma ótima opção para impressão de pôsteres, calendários e revistas, por exemplo.
No entanto, a impressão em papel couche deve ser feita, preferencialmente, em impressoras de tinta a laser. O seu acabamento dificulta a absorção de tinta, o que compromete a qualidade da impressão em impressoras jato de tinta.
Papel Dupla Face
O dupla face é um tipo de papel auto-explicativo. Ao usá-lo, é possível imprimir fotos com qualidade de ambos os lados da folha. Dessa forma, é ideal para a confecção de álbuns, enfeites de festas e outros projetos como esses.
Assim como o fotográfico, citado acima, o glossy confere qualidade profissional à impressão e é recomendado o uso de impressoras a laser. Também é possível a impressão com tinta, desde que se mantenha a atenção aos cuidados na hora de manusear a foto e tempo secagem.
Papel Matte Fosco
Os papéis matte são aqueles que apresentam um brilho menos acentuado. Sua principal característica e força está no contraste e opacidade. Isso faz deles ideais para impressão de fotografia para serem emolduradas em vidro.
As cores vivas funcionam muito bem nas fotos em preto e branco, uma vez que os pretos ficam bem definidos e dão altíssima qualidade e beleza à imagem.
Na Mundoware você encontra papéis matte dos tipos fotográfico e adesivo. Não deixe de conferir.
Papel Vergê
Podemos dizer que este é um papel menos tradicional quando se trata de fotografia e impressão de imagens. Ainda assim, o papel vergê pode cumprir essa função e, surpreendentemente, se destacar como o melhor papel fotográfico para imprimir fotos para você.
Ele possui certa transparência, linhas horizontais paralelas e uma textura. Além disso, é mais rígido e grosso que o papel sulfite. Assim sendo, é importante verificar o quanto ele se adéqua aos seus objetivos com a impressão e também se a impressora é compatível.
O papel vergê é muito utilizado para convites de casamento, diplomas e certificados. Seu aspecto artesanal pode ser o diferencial em um projeto.
Recomendamos o uso de impressoras a laser ao se utilizar papel vergê, mas em impressoras à tinta ele apresenta bom desempenho também.
Vinil Adesivo / PVC Adesivo
Por fim, recomendamos o chamado vinil adesivo, que na verdade não é bem um papel. Este material é feito de PVC, um tipo de plástico, e possui uma versatilidade incrível.
Graças à sua composição, ele é impermeável. Com essa alta resistência à umidade, as impressões possuem uma maior vida útil e não correm o risco de enrugar.
Logo se percebe que ele pode ser a solução para impressões que passarão por testes de resistência ou submetidas a situações que papéis mais comuns não suportem.
Um problema que existe no uso do vinil adesivo é o tipo de impressora recomendado. Ele possui uma baixa aderência, o que torna a impressão a tinta inviável e com laser/toner não recomendada.
Para evitar falhas e perda de qualidade, deve-se utilizar impressoras que façam uso de tintas solventes. Para isso pode ser necessário buscar uma gráfica, que geralmente possui tal equipamento.
Cuidados com a impressão
Uma vez que tenha encontrado o melhor papel fotográfico para imprimir fotos para o seu projeto, é importante dar atenção a outras características como a gramatura, principalmente para quem presta serviços profissionais.
Além disso, o papel precisa ser manuseado com cuidado e exposição à luz solar e temperaturas elevadas evitados. Apesar da característica impermeável de boa parte dos papéis, é sempre importante armazená-los longe de água e umidade.
Tome cuidado com as dimensões da folha e a bandeja da impressora, e como você segura no papel. É importante o manusear sempre pelos cantos, uma vez que o suor e gordura dos dedos podem deixar marcas e causar imperfeições na foto.
Por último, após a impressão, é imprescindível que a foto descanse por um tempo, principalmente nos casos de impressão à tinta, para que esta seque. Isso evitará borrões e outras deformidades na imagem. Depois disso, é só aproveitar o melhor papel fotográfico para imprimir fotos. Até a próxima!