Tempo de leitura: 5 minutos
Com tanta tecnologia presente hoje em dia, surgiu o nobreak (ou UPS). Trata-se de um aparelho responsável por regular a voltagem e a pureza da energia de eletrônicos conectados a ele. Quando há queda de energia, o nobreak também alimenta os aparelhos por meio de sua própria bateria. Por esse motivo, é interessante é aprender técnicas para preservar um nobreak.
Por mais que existam aparelhos semelhantes, ele ainda é o mais popular e o mais procurado, pois é o que apresenta melhores resultados e possui a grande vantagem de fornecer energia quando há momentos de apagões.
Inclusive, esse aparelho inovador possui números que indicam a quantidade de energia que a bateria pode gerar, fazendo com a pessoa tenha conhecimento de quanto tempo ela consegue manter outro equipamento carregando, porém, sempre levando em conta a quantidade de eletrônicos acoplados a ele.
7 dicas para preservar um nobreak
1. Local de instalação
Áreas com alto nível de umidade são extremamente prejudiciais para instalar o equipamento. Além disso, o ambiente deve estar muito bem limpo e livre de qualquer tipo de poeira.
Um cuidado que deve ser tomado, é que as laterais do nobreak devem estar livres de qualquer bloqueio, pois ali se localiza toda a parte de ventilação do aparelho, evitando, assim, aquecimentos excessivos e desnecessários.
2. Temperatura
Para preservar um nobreak, atentar-se à temperatura é um fator quase que indispensável. Esse aparelho, em grande maioria, funciona melhor em temperaturas entre 11 °C e 38 °C.
Temperaturas mais elevadas do que essa podem afetar seriamente o tempo de vida útil do produto.
Uma super dica é: para cada 10 °C acima da temperatura ambiente de 25 °C, a vida útil da bateria diminui em 50%.
3. Ciclo
Caso ocorra uma queda de energia elétrica, o nobreak passa a utilizar a sua própria bateria para alimentar os equipamentos que estão ligados a ele. Uma vez que a energia retorna, a bateria recarrega novamente automaticamente.
O nome desse processo é “ciclo de descarga” e, quanto mais frequente, mais a vida útil da bateria é diminuída. Porém, para a nossa sorte, alguns modelos permitem regular a sensibilidade (utilizando VA) para os momentos de quedas, ou outros fatores que consomem a vida útil da bateria e dificultam na hora de preservar um nobreak.
4. Descarga
Não é recomendável deixar o nobreak desconectado da rede elétrica por mais de 90 dias. Isso se deve ao fato de a bateria perder a carga mesmo quando não está sendo necessariamente utilizada. As descargas profundas podem causar danos, causando, assim, a redução de vida útil do aparelho.
5. Limpeza
As limpezas periódicas ajudam muito na hora de manter a vida útil do aparelho. É aconselhável limpar as entradas de ar com uma escovinha ou pincel, ambos macios.
O acúmulo de poeira nunca é bom e pode causar um esforço excessivo no resfriamento do nobreak, causando a redução de vida útil do mesmo.
Nunca, jamais, limpe o nobreak com panos úmidos ou qualquer solução líquida para limpeza. Panos e pinceis são mais que suficientes para manter a entrada limpa e ventilada.
6. Mensagens ou “beeps”
Muitas mensagens, sinais luminosos ou os famosos “beeps” podem indicar que algo não está certo no seu nobreak. Muitos desses aparelhos alertam problemas de forma autônoma, tentando alertar a pessoa de que algo não vai bem no seu sistema.
Quando isso ocorrer, é preferível que seja consultado o manual ou que ele seja levado em uma empresa especializada nesse tipo de problema.
7. Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é outra ótima forma de manter em dia o sistema do seu nobreak. Essas manutenções são periódicas e programadas, podendo verificar um problema antes mesmo de ele surgir.
Por que comprar um nobreak?
Mesmo que seja quase imperceptível para muitas pessoas, é muito comum que ocorram variações nas redes elétricas. Essas variações chegam a 10%, algumas vezes mais, algumas vezes menos.
Essas instabilidades são extremamente prejudiciais para o tempo de vida útil dos aparelhos que temos em casa ou no trabalho.
O mau tempo e as fortes chuvas, mesmo que no verão, também colaboram para isso, pois durante esses momentos, a queda de energia é recorrente. Muitas pessoas já tiveram aparelhos totalmente danificados por conta de uma variação de energia e até mesmo de uma tempestade, tornando, assim, quase impossível a recuperação do mesmo.
Justamente por esses motivos, o nobreak tem tamanha importância. Ele preserva os equipamentos das alterações de rede elétrica e de danos parciais ou totais causados pelas tempestades. Assim, temos menos gastos e maior longevidade de aparelhos domésticos ou profissionais.
O que considerar para preservar um nobreak?
Os nobreaks contam com uma capacidade máxima de carga medida em VA. Dessa forma, caso o nobreak não tenha capacidade para sustentar os equipamentos, ele acabará se desligando e atrapalhando os usuários.
Outro ponto importante é saber que ter cuidado com eletrônicos, em geral, nunca é demais! Justamente por isso devemos estar sempre atentos em qualquer variação ou perigo que isso possa oferecer.
Como o nobreak possui diversos modelos, para escolher aquele que cumprirá todas as suas necessidades, é possível realizar um cálculo: some a potência em watts de todos os equipamentos que serão conectados, em seguida multiplique o resultado por 1,2. Depois, adicione 20% ao total, para garantir aparelhos conectados a mais. Com isso, terá a potência exigida.
Não se esqueça de checar a voltagem, em 110 V ou 220 V. Como cada caso necessitará de soluções específicas, você pode entrar em contato com o suporte de uma loja especializada, como a Mundoware, e fazer um orçamento conforme suas exigências.
De qualquer forma, é sempre aconselhável procurar uma empresa especializada no ramo para fornecer informações necessárias e sanar qualquer tipo de dúvida que possa haver. Assim, é possível usufruir de todas as vantagens do aparelho, utilizando-o da forma correta e segura.
Além disso, o nobreak é a prova de como a tecnologia vem evoluindo cada dia a mais e será sempre muito útil se soubermos usá-la ao nosso favor. Depois de todas as dicas de como preservar um nobreak, é só escolher o melhor modelo e utilizar da forma correta e com os cuidados necessários.