Régua Bivolt com 12 tomadas para rack e gabinete Emplac F50125

Régua Bivolt com 12 tomadas para rack e gabinete Emplac F50125

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você quer monitorar e controlar a energia nos data centers, a melhor opção é a régua bivolt com 12 tomadas para rack. Seu uso em racks e gabinetes é a solução para o constante desafio das empresas que buscam soluções para o gerenciamento, proteção e redução dos custos com a energia.

Em geral, a rede elétrica não colabora muito no quesito facilidade de controle e monitoramento. Com isso, as pessoas estão buscando cada vez mais por equipamentos como a régua rack padrão 10”. Tais equipamentos são capazes de ofertar mais segurança, além de evitar que sejam feitos gastos extras com manutenção de rede elétrica.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as réguas com tomadas para racks e gabinetes. Iremos explicar como esses dispositivos, especificamente a régua rack Emplac (régua Emplac F50125), é capaz de trabalhar bem em suas funções mais avançadas.

A régua bivolt com 12 tomadas para rack e seu funcionamento

Com a régua bivolt para 12 tomadas é possível que se conecte vários tipos de equipamentos eletrônicos. É ideal para ser fixada nos gabinetes racks de informática, telecomunicação e cases de alta potência.

Esta régua é uma das soluções mais práticas que se pode ter. Por ser bivolt, suas tomadas são todas compatíveis com a determinação da NBR 14136. Sem contar que possui o cabo tripolar, também de acordo com o certificado emitido pelo INMETRO.

A régua bivolt com 12 tomadas para rack é produzida com os melhores materiais do mercado. Eles proporcionam durabilidade e resistência que garantem a qualidade. Tanto por isso, é essencial que ela seja produzida por um fabricante referência no setor.

régua bivolt com 12 tomadas para rack é bastante semelhante (visualmente) ao filtro de linha que é utilizado em grande parte de residências e empresas. As pessoas acabam recorrendo a esses filtros quando necessitam que mais de um equipamento seja ligado na mesma tomada. Porém, as semelhanças são apenas visuais.

A diferença entre um produto e outro é que os filtros de linha possuem fusíveis ou disjuntores e, por isso, são capazes de evitar a queima dos equipamentos conectados a eles quando ocorre uma descarga elétrica. Já as réguas (que podem ser chamadas também de “extensões” não possuem essa finalidade).

Isso significa que oferecem riscos e não devem ser utilizadas? Não, de forma alguma!

As réguas podem, sim, ser utilizadas com segurança. Basta que se atente a um detalhe importante.

Réguas, como essa da Emplac, são recomendadas quando desejamos fazer a conexão simultânea de aparelhos. Até aí, funcionam da mesma forma que um filtro. A diferença, no caso da régua, é que a soma das potências dos equipamentos conectados não pode ultrapassar a capacidade de fornecimento da corrente da tomada no qual estarão conectados.

Isso faz com que seja essencial atentar-se a essa informação antes de fazer a compra.

No caso desse modelo de régua da Emplac, a potência máxima do circuito é de 2000W em 127V e 3500W em 220V. Assim, basta verificar a soma das potências dos equipamentos conectados a ela para se certificar de que não há riscos de sobrecarga na rede elétrica, curto-circuito na tomada, funcionamento anormal, deformação por superaquecimento ou, em casos mais graves, incêndio.

Esse produto, especificamente, é indicado para distribuir energia para dispositivos dentro de um rack, como em um servidor de computadores, por exemplo, como mostra a imagem abaixo (outro modelo de régua, apenas para visualização).

PDU e régua bivolt com 12 tomadas: o que são?

A régua bivolt com 12 tomadas para rack, assim como outras réguas para gabinete e rack, é também conhecida como Power Distribution Unit (PDU). É um equipamento imprescindível para se obter um desempenho satisfatório quanto a distribuição da energia nos servidores.

Quais são os tipos de PDU mais populares?

PDU básica

Este é um distribuidor de energia para servir a diversos pontos, mas sem nenhum recurso ou funcionalidade especial, como a régua Emplac F50125.

PDU com medição

Ele pode ser configurado para que nenhum sistema sofra, em hipótese alguma, uma sobrecarga. Seu monitoramento é capaz de ler tensão, corrente, consumo e potência dos equipamentos que estão conectados a ele.

Caso o usuário opte por utilizar alguns sensores que são adicionais, poderá medir também algumas outras grandezas. Entre elas estão umidade e temperatura.

PDU com comutador e medição

Tem todos os recursos que as PDUs que possuem medição têm, mas com o adicional de utilizar os recursos do controle remoto. Isso permite que quem estiver gerenciando acione o equipamento por meio remoto, alterando os estados de cada uma das tomadas da PDU.

Em geral, bem diferente da régua bivolt com 12 tomadas para rack, ela dispõe de uma interface web de onde é possível verificar todas as medições que foram feitas. Também é possível controlar todas as tomadas por meio dos protocolos:

  • UDP;
  • TCP/IP;
  • HTTP;
  • SSL;
  • SMTP;
  • NTP;
  • DHCP;
  • Telnet;
  • HTTPS;
  • DNS;
  • Ping;
  • Auto sense.

Determinados modelos de PDUs podem até desligar as tomadas automaticamente caso esteja acontecendo uma sobrecarga da energia. Elas desligam somente a saída em que a sobrecarga foi devidamente identificada. Isso protege o sistema no geral.

Existe também uma forma de emitir relatórios de cunho gerencial, que incluem:

  • Custo do consumo;
  • Consumo;
  • Emissão do CO2;
  • Carga.

Desta forma, os gerentes do setor de TI podem aperfeiçoar a utilização do uso da energia sem fazer alterações quanto à confiança do data center. Assim, irão economizar no que diz respeito ao consumo do dia a dia.

Formato de PDUs para racks

A régua rack padrão 10”, ou o PDU rack padrão, pode ser encontrada nos tamanhos de 1U ou 2U. Por conseguinte, há PDUs, como a régua bivolt com 12 tomadas para rack, que também podem ter sua instalação feita verticalmente nas laterais do rack. Isso acaba por otimizar o espaço.

Também existem PDUs que são encaixadas na parte inferior e superior ou, como é chamado, no espaço “morto”. Contudo, a utilização de uma PDU desse tipo exige a aplicação de um rack apropriado.

Cada situação em específico exigirá uma régua bivolt com 12 tomadas para rack ou uma PDU para rack apropriada para a necessidade local. Mas com as informações que demos acima, certamente sua escolha será muito mais assertiva.

Considerações finais

Gostou de saber um pouco mais sobre a régua bivolt para 12 tomadas da Emplac?

Se ainda restou alguma dúvida, a Mundoware pode esclarecer. Deixe seu comentário abaixo!

E se quiser saber mais sobre o produto ou comprar agora mesmo em até 6x sem juros, é só acessar o link:

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *