Roteador sem fio Tenda N301 300Mbps com 2 antenas externas

Roteador sem fio Tenda N301 300Mbps com 2 antenas externas

Tempo de leitura: 6 minutos

O roteador sem fio Tenda N301, nesse mercado de produtos para conexões com a web, é considerado o líder da geração mais recente de roteadores. E as razões para isso estão no fato de que o aparelho possui pouquíssimas configurações. Você só precisará instalá-lo e fazer de conta que ele nem sequer existe ali.

Além disso, a instalação é também bastante fácil. A estrutura é leve. Esteticamente, ele é bonito e fácil de instalar. É um dos “queridinhos” da linha Soho, com o que há de mais atual em wi-fi inteligente, capaz de emitir um sinal mais intenso do que poderíamos imaginar pela sua estrutura.

O modelo vem equipado com duas antenas, 3 portas LAN, uma frequência de 300mps e é ainda compatível com sistemas operacionais Windows XP, 7,8, 8.1, 10, UNIX e macOS.

O aparelho ainda pode ser utilizado como um “roteador cliente” para conexões ISP sem fio. E também permite conexões com Pontos de Acesso, para que você possa compartilhar a sua internet com vários cômodos da casa.

Sem dúvida, a principal preocupação dos desenvolvedores desse modelo foi com a facilidade de instalação e configuração. Por isso, a sua interface foi projetada para oferecer uma experiência intuitiva, por meio de configurações simples e que não exigem qualquer tipo de conhecimento em sistemas de internet.

Alguns detalhes técnicos sobre o roteador sem fio Tenda N301

O modelo desse roteador sem fio Tenda N301 foi projetado para ser um aparelho doméstico.

Ele se comporta bem para o uso em atividades cotidianas, como em um bate-papo via messenger ou envio e recebimento de e-mails. Do mesmo modo, se comporta bem quando é utilizado para jogos online, streaming de músicas, entre outras necessidades, desde as mais básicas até as mais exigentes.

Ele também funciona no “Modo Cliente” em IPV61. A porta utilizada para esse sistema pode ser a IPV61 porta 10-100Mbps-WAN 3.

Por fim, as taxas de ligações sem fio do equipamento são:

  • IEEE 802.11n: até 300Mbps;
  • IEEE 802.11g: até 54Mbps;
  • E IEEE 802.11b: até 11Mbps.

Como escolher um bom roteador para uso doméstico?

Isso é praticamente um consenso entre os usuários de internet: um roteador de qualidade, rápido e fácil de configurar pode fazer toda a diferença na qualidade de um serviço prestado. Mas, também faz toda a diferença quando o objetivo é uma experiência agradável e intuitiva com a web.

E o roteador sem fio Tenda N301, na opinião dos seus usuários, e até onde se sabe, consegue cumprir perfeitamente bem essa missão.

No entanto, ficam as perguntas: o que, afinal de contas, realmente importa na hora de escolher um aparelho como esse? E quais cuidados devemos observar a fim de evitar frustrações? Vejamos a seguir.

1. Saiba do que exatamente você está precisando

Sim, essa deve ser a preocupação nº 1 quando o assunto é a escolha de um modelo de roteador doméstico. Isso porque, muitos não sabem, mas existe um modelo para cada necessidade. Existem modelos específicos para jogos online, para navegar na internet e até mesmo para ouvir música.

Também é preciso escolher um modelo específico caso o seu objetivo seja baixar vídeos, utilizar impressoras sem fio, conectar outros aparelhos. São inúmeras as necessidades e, para cada uma delas, você precisará de um roteador com velocidades e configurações diferentes.

De modo geral, podemos dizer que o streaming de vídeo e os jogos online são os que exigem roteadores com maior velocidade – geralmente 5GHz.

Ao passo que necessidades básicas, como o envio de e-mails, navegação por páginas na internet e bate-papos via WhatsApp não exigem mais do que um roteador com banda única de 2,4GHz.

2. As barreiras físicas para o uso do roteador Tenda com 2 antenas

O roteador sem fio Tenda N301 300Mbps com 2 antenas é o típico modelo projetado para uso doméstico. No entanto, é preciso ter em mente que um cômodo com muitas barreiras físicas (móveis, paredes, entre outros) poderá exigir um modelo com pelo menos antena de 5dbi e 2,4GHz de intensidade de sinal.

Ademais, é bastante comum que haja a necessidade, em algumas situações, de instalar até mais de um roteador por imóvel. E até mesmo repetidores de sinal podem ser necessários para que você crie fluxos suficientemente capazes de aumentar a intensidade do sinal – e, dessa forma, permitir que este chegue aos locais mais improváveis.

3. Vai conectar muitos aparelhos?

Essa é outra preocupação que você deverá ter na hora de escolher o seu roteador. Na verdade, a quantidade de aparelhos que ele poderá alimentar costuma ser devidamente especificada no manual do fabricante.

Por isso, um bom técnico certamente irá lhe indicar o uso de dois ou mais roteadores. E estes equipamentos podem ser distribuídos de acordo com a quantidade de computadores, laptops, notebooks e smartphones que você irá conectar em uma mesma rede.

4. Aproveite a fácil configuração do roteador sem fio Tenda N301

Se você não nasceu com talento para fuçar as configurações desse tipo de equipamento, o ideal é dar preferência a roteadores com interface amigável. Mas, dê preferência também a aparelhos como esse, de fácil configuração e que permitem o uso de programas ou aplicativos para as suas configurações.

Aqui o importante é observar se existe a função “WPS” no roteador, pois é ela que facilita a conexão dos mais variados tipos de dispositivos nele. Sem contar o fato de que apenas um ou dois cliques serão suficiente para fazer as configurações e utilizar o roteador em todas as suas possibilidades.

5. Atenção à quantidade de antenas

Sim, isso também pode fazer toda a diferença na estabilidade e no alcance do sinal, como é o caso desse roteador sem fio Tenda N301 com 2 antenas.

Mas, o curioso aqui é saber que os roteadores podem ter várias antenas. Eles podem ter até 7 ou 8 delas. E a sua principal função é ajudar a expandir o sinal por um espaço consideravelmente amplo, como no caso de prédios, fábricas ou outro espaço corporativo.

Ademais, uma quantidade maior de antenas irá facilitar a troca de sinais entre um dispositivo e um roteador. Enquanto uma recebe o sinal, a outra o envia – e assim sucessivamente. Funciona como uma espécie de “gestão de antenas”, geralmente realizada em roteadores modernos como esse.

Onde comprar o roteador sem fio Tenda N301?

O roteador sem fio Tenda N301 pode ser comprado na loja virtual da Mundoware, basta clicar aqui. Além de oferecermos os melhores preços, temos também um programa de recompensa chamado Mundopoints onde você recebe parte do seu dinheiro de volta, em todas as compras, para gastar como quiser nas próximas compras. Torne-se um Mundonauta hoje mesmo!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *