Tanque de tinta ou bulk ink: diferenças, vantagens e desvantagens

Tanque de tinta ou bulk ink: diferenças, vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

Na hora de comprar uma impressora, uma das grandes escolhas é optar pelo sistema de tanque de tinta ou bulk ink. Mas, afinal, qual é a grande diferença entre as duas?

A verdade é que ambas opções são ideais para quem está em busca de reduzir gastos com impressões, tanto em casa quanto em empresas que utilizam a impressora diariamente.

Sendo assim, é essencial conhecer as particularidades das impressoras com tanque de tinta ou bulk ink para tomar uma decisão inteligente na sua compra!

O que é Bulk Ink?

No sistema bulk ink, a tinta é reservada em depósitos grandes posicionados na parte exterior da impressora. O conteúdo é direcionado à máquina por meio de mangueiras.

Os depósitos de tinta são separados por cor e costumam comportar cerca de 100ml de líquido. Para fazer a reposição da tinta, basta depositar o conteúdo nas garrafas do bulk ink, sem a necessidade de nenhum instrumento especial ou seringas.

Geralmente, as impressoras com bulk ink contam com 4 cores básicas que são misturadas para criar outros tons. São elas: amarelo, ciano, magenta e preto. Entretanto, existem modelos mais avançados que contam com seis cores, para criar impressões com mais definição e qualidade.

Desta forma, as impressoras com sistema bulk ink parecem muito econômicas e também fáceis de manusear, sem muitos segredos ou necessidade de materiais específicos.

Bulk ink

Vantagens do Bulk Ink

Para fazer uma comparação entre tanque de tinta ou bulk ink, nada melhor do que listar os lados positivos e negativos de cada sistema para facilitar sua análise.

Conheça abaixo as grandes vantagens de adquirir uma impressora com bulk ink!

Sustentabilidade

Com o sistema bulk ink, não é necessário substituir o cartucho e descartar a peça inteira. Sendo assim, o impacto ao meio ambiente é bem menor, já que é possível repor os níveis de tinta sem criar nenhum resíduo à natureza.

Por meio do sistema bulk ink, o único lixo gerado será o descarte das garrafas de tinta utilizadas como refil, que são compradas esporadicamente já que o sistema é econômico.

Lembrando que o plástico que é utilizado para a criação dos cartuchos leva centenas de anos para se decompor.

Facilidade na reposição

Como mencionamos anteriormente, a reposição de tinta no bulk ink dispensa o uso de seringa ou qualquer outra ferramenta específica.

Basta abrir a tampa de cada um dos depósitos de tinta e inserir o conteúdo das garrafas maiores. Muito fácil, não é?

Desvantagens do Bulk Ink

Como nem tudo são rosas, é claro que não é possível deixar de fora os defeitos do sistema bulk ink nas impressoras. Principalmente para analisar as grandes diferenças entre tanque de tinta ou bulk ink.

Conheça os principais pontos fracos da impressora com bulk ink a seguir.

Instalação

O grupo de depósitos de tinta é posicionado na área exterior da impressora e conectado a ela por meio de mangueiras.

Desta forma, o equipamento exige uma instalação cuidadosa e que pode ser até um pouco trabalhosa para quem não entende muito de impressora.

Sendo assim, o sistema bulk ink se torna um pouco mais complexo ao público geral.

Uso esporádico

Se você procura por uma impressora para utilizar só de vez em quando, para imprimir alguns trabalhos semestrais ou relatórios, o sistema bulk ink pode não ser o melhor para você.

A ferramenta foi desenvolvida para aqueles que fazem grandes números de impressões diariamente e buscam por economia de tinta e trocas menos frequentes de cartucho.

Caso você passe muito tempo sem usar sua impressora, existem grandes chances que a tinta resseque nos depósitos e até perca sua qualidade na impressão.

Tanque de tinta

O que é o tanque de tinta?

Para concluir a análise entre tanque de tinta ou bulk ink, chegou a hora de entender como funcionam as impressoras comandadas pelo sistema de tanque de tinta.

A verdade é que o tanque de tinta é muito similar ao bulk ink, mas ele costuma estar integrado à impressora. Ou seja, a compatibilidade entre as ferramentas é maior e não há a necessidade de uma instalação complexa.

A maioria das impressoras com tanque de tinta requer produtos específicos para a reposição. Não é toda tinta que pode garantir a qualidade da impressão como as indicadas pela própria marca.

A própria embalagem das tintas refil costuma se adaptar à tampa dos depósitos, de forma que a reposição é rápida e não faz sujeira.

Vantagens do tanque de tinta

Assim como apresentando os pontos fortes do sistema bulk ink, chegou o momento de conhecer as maravilhas do outro lado e adicionar mais conteúdo à sua análise entre os sistemas de tanque de tinta ou bulk ink.

Conheça as grandes qualidades das impressoras com tanque de tinta e veja mais sobre esse estilo de uso de tinta.

Impressões de alta qualidade

Como a tinta utilizada possui alta compatibilidade com a impressora e o tanque de tinta já foi construído com a mesma, a tendência é que as impressoras desta categoria criem imagens de alta qualidade.

Ela é ideal para impressões fotográficas ou de imagens que exigem alta qualidade de resolução da máquina.

Sistema embutido na impressora

Como mencionamos anteriormente, a grande diferença entre o bulk ink e o tanque de tinta é o fato de que um deles é separado da impressora e o outro não.

Por ser construído junto à impressora, o tanque de tinta possui uma compatibilidade maior com o aparelho. Além disso, a instalação é bem mais simples para a maior parte dos consumidores.

Tanque de tinta

Desvantagens do tanque de tinta

Antes de tomar qualquer decisão entre uma impressora com sistema de tanque de tinta ou bulk ink, é preciso conhecer o outro lado da moeda!

Entenda quais são os pontos fracos da impressora de tanque tinta e analise qual categoria de máquina é capaz de suprir suas necessidades.

Exige uso constante

Assim como a impressora com bulk ink, o tanque de tinta também é voltado para quem faz impressões regularmente. Caso você só utilize a máquina esporadicamente, é possível que a tinta se coagule e até perca a qualidade.

Mesmo com o uso regular, é importante higienizar o tanque de tinta com frequência para evitar problemas na impressão e redução na definição das imagens.

Custo

Em comparação às impressoras de cartucho, por exemplo, o modelo com tanque de tinta apresenta um custo mais alto, que nem sempre pode ser benéfico.

Principalmente para quem não utiliza a impressora com frequência, como mencionamos anteriormente, o custo benefício deste modelo de impressora pode ser desvantajoso.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *