Tempo de leitura: 6 minutos
Ao comprar um teclado, é primordial saber qual tipo atenderá melhor às suas necessidades, para então optar entre um teclado mecânico ou um teclado de membrana.
Para fazer uma boa escolha e garantir um melhor desempenho das atividades, é necessário entender os tipos de teclados existentes no mercado, conhecer as suas especificidades, vantagens e desvantagens. Hoje, especificamente, vamos falar brevemente sobre as diferenças entre os teclados mecânicos e de membrana e como funcionam os switches da versão mecânica.
Teclado mecânico x teclado de membrana
Os teclados de membrana são os tipos mais populares e utilizados para uso cotidiano. As teclas são acionadas por meio das “almofadinhas” de uma membrana de borracha ou silicone localizada entre as teclas e a placa de circuito.
Ao pressionar uma tecla, o usuário faz com que as camadas se toquem, fechando então o circuito e enviando o comando ao computador por meio da placa eletrônica.
O grande motivo dos teclados de membrana serem os mais comuns é o preço, eles são mais acessíveis e atendem bem a necessidade de consumidores menos exigentes ou que usam para atividades cotidianas e genéricas.
Esse tipo de teclado, além de ser mais facilmente encontrado no mercado e com preços mais generosos, também é mais silencioso e com design mais slim e plano.
Em que pese as características positivas do teclado de membrana, um público mais exigente e específico, como os gamers ou pessoas cujos trabalhos necessitem de uma digitação ágil e com maior precisão, acabam optando pelos teclados mecânicos.
Efeito ghosting
Essa opção, geralmente, é útil para fugirem do chamado “efeito ghosting” existente nos teclados de membrana, que é o responsável pelo atraso no tempo de resposta do comando ao pressionar uma tecla.
O efeito ghosting ocorre porque a membrana é responsável pelo acionamento de todas as teclas e, ao pressionar várias teclas, como ocorre em alguns tipos de jogos como os MOBAs ou MMO, o teclado não consegue reconhecer rapidamente os múltiplos comandos.
Por isso, embora custe mais caro, os teclados mecânicos são uma melhor opção para gamers e escritores, pois esse periférico entrega maior precisão no tempo de resposta ao comando, pois as teclas são ativadas individualmente.
Além disso, possuem durabilidade superior aos teclados comuns de membrana e são mais confortáveis de usar, embora apresentem visual mais robusto e alguns modelos apresentam teclas mais barulhentas.
Teclado mecânico
Os teclados mecânicos têm cada uma de suas teclas ativadas individualmente por um mecanismo próprio denominado Switch, que propicia o contato da tecla com a placa de circuitos eletrônicos por meio de uma mola.
Esses switches são os responsáveis pela durabilidade superior dos teclados mecânicos, tendo em vista que, caso uma tecla estrague, o mecanismo pode ser adquirido e substituído individualmente, muitas vezes, pelo próprio usuário.
Há switches de vários tipos. Geralmente, as suas diferenças aparecem nas cores. Entretanto, as distinções não ficam apenas no visual, pois cada switch apresenta um nível de resistência da mola ao clique, alguns switches são mais silenciosos enquanto outros fazem mais barulhos.
Saber essas especificidades do switch permite ao usuário fazer uma escolha mais adequada e alinhada à sua necessidade. É preciso considerar, ainda, o gênero de jogo que pretende jogar com aquele teclado ou o tipo de atividade que quer desempenhar.
Desse modo, o consumidor fará uma escolha mais assertiva, tendo em vista que esse tipo de periférico não é um investimento muito barato.
Switches
Existem diversos fabricantes de switches e cada um apresentará suas especificações e padrões de cores. Cada tonalidade representa uma função específica como ponto forte do periférico ante ao acionamento da tecla, que pode ser tátil ou linear.
O acionamento tátil é altamente recomendável para uma digitação com um retorno sensorial maior. Ou seja, ao pressionar as teclas, o usuário sente com maior precisão a digitação sendo executada. Consequentemente, obtém a percepção acerca da digitação estar ou não sendo bem-sucedida.
Esse tipo de acionamento tem uma maior emissão sonora e bump. Esta é uma etapa intermediária entre a pressão inicial da tecla e o seu limite final. Essa fase gera nos usuários a sensação de pressionamento das teclas.
O acionamento linear é mais silencioso e não proporciona ao usuário um retorno tátil ao acionamento daquela tecla. Logo, é o tipo mais indicado para jogos que demandam um intervalo de clique mais rápido.
Analogamente, a marca alemã Cherry é uma das maiores referências na fabricação de switches com sua linha Cherry MX. Mas, outras marcas como a Razer, Outemu e KRGD também oferecem opções.
Tipos de switches
Entre os principais tipos de switches, destacam-se:
- Switch Black: tem acionamento linear. Assim, não há clique auditivo e tátil. Essa característica informa o acionamento eficiente das teclas. Os usuários estranham sua “dureza”. A digitação pesada encontra benefícios neste switch. É o tipo ideal para games MMO e RTS;
- Switch Red: assim como o black, possui acionamento linear, sem clique auditivo e tátil. É o que traz a experiência mais próxima dos teclados de membrana. Portanto, os escritores sentem dificuldades e incômodos, pois a leveza das teclas não assegura a precisão dos comandos. Por este motivo, também não é o switch mais indicado para jogos que necessitam de bom desempenho em jogadas precisas;
- Switch Brown: possui acionamento tátil, sem clique auditivo. Teclados com esse tipo de switch exigem mais força para teclar. Ele é o tipo de switch mais indicado para novatos, sendo uma boa opção em certos casos. Ou seja, é uma boa de porta de entrada tanto para aqueles que querem um teclado mecânico para jogos, quanto para a digitação;
- Switch Blue: tipo de switch de acionamento tátil, é mais resistente e possui clique auditivo. Ao ter a tecla pressionada, este switch emite um som alto similar ao de máquina de escrever. Os digitadores apreciam e indicam mais esse modelo. Além disso, pode ser agradável aos gamers de jogos que necessitam de recursos como clique duplo. Aliás, o ruído é um incômodo comum aos usuários de ambientes compartilhados.
Ademais, embora as especificações contribuam para a tomada de decisão, aqueles que desejam migrar do teclado de membrana para o teclado mecânico devem ficar atentos. Afinal, o melhor é testar para ver a adaptabilidade e a fluidez na digitação ou no jogo.