Tempo de leitura: 5 minutos
Seja para imortalizar os momentos especiais também no ambiente físico em fotografias de alta qualidade, criar convites de aniversários e casamentos perfeitos ou cartões de visitas, por exemplo, conhecer cada um dos tipos de papéis para impressão disponíveis faz toda a diferença.
Afinal, cada um deles conta com características e aplicações próprias, que interferem diretamente na qualidade e durabilidade da impressão.
Por isso, a Mundoware preparou esse material completo, com os tipos de papéis para impressão mais comuns do mercado, e a melhor forma de utilizá-los.
Confira!
Quais são os principais tipos de papéis para impressão?
Felizmente, o que não faltam no mercado são variações de papéis de impressão. E, como mencionado, entender sobre suas aplicações é o que irá ajudar a escolher o tipo mais adequado para cada serviço.
Dentre os principais, por exemplo, é possível citar o papel fotográfico, vergê, couché, kraft e offset.
Veja uma descrição dos 12 mais comuns, em seguida.
1. Papel Fotográfico
É impossível falar dos tipos de papéis para impressão e não começar com o papel fotográfico.
Afinal, esse é justamente o tipo ideal para fotografias, conseguindo eternizar os momentos e manter toda a qualidade da imagem após sua impressão, com uma riqueza de cores e luz.
Vale lembrar que existem vários tipos de papel fotográfico, como:
- Glossy – é uma versão que se destaca por oferecer bastante brilho e nitidez para as fotografias;
- Matte – embora possua uma enorme nitidez, o papel fotográfico matte é fosco, ou seja, sem brilho. Por isso, é ideal para a impressão de convites, seja de casamento ou aniversário;
- Microporoso – por possuir microporos em sua estrutura, esse papel permite uma penetração da tinta, dando mais durabilidade a impressão. Vale lembrar que ele pode ser com ou sem brilho;
- Adesivo – por ser autoadesivo, é ideal para a confecção de rótulos, embalagens e fotos adesivas em geral. Sua versão mais comum é a glossy;
- Dupla Face – é um papel fotográfico convencional, mas com o diferencial de que a impressão pode ocorrer em ambos os lados, sempre mantendo a qualidade da imagem.
2. Papel Vergê
O papel vergê é um dos tipos de papéis para impressão mais comuns que existem, sendo bastante utilizado para a confecção de convites (aniversário, casamento), diplomas, certificados e também em artesanatos.
Ele se caracteriza por possuir uma leve textura rugosa em seu relevo.
3. Papel Couché
Já o papel couché se caracteriza por ser muito liso e brilhante, contando com uma camada leve de revestimento adesivo.
Ele é ideal para a impressão de cartões de visita, flyers, folhetos e mais.
4. Papel Kraft
Para quem busca maior resistência, um dos tipos de papéis para impressão de maior destaque é o kraft.
Em linhas gerais, ele não passa pelo processo de branqueamento, deixando suas folhas com uma cor natural (madeira). E, por ser resistente, é perfeito para a confecção de sacolas e outras embalagens.
5. Papel Offset
O papel offset se caracteriza por ser branco e também fosco em ambos os lados. Além de ser muito barato, conta com uma alta resistência à umidade, embora não possua nenhum revestimento.
É perfeito para folhetos, selos, livros (miolo), entre outros.
6. Papel Supremo
Como uma alternativa de papel com gramatura alta, o papel supremo é uma opção de liso extremo em sua textura, além de bastante resistência.
Nesse quesito, aliás, ele supera o papel kraft, dando uma enorme durabilidade às impressões. Por isso, é muito utilizado em calendários, embalagens, convites, entre outros.
7. Papel Duplex
O papel duplex, como o próprio nome deixa a entender, possui duas camadas (muitas vezes, de compostos diferentes), deixando-o mais grosso.
Devido a isso, ele é um dos tipos de papéis para impressão mais indicados para a confecção de caixas e embalagens, suportando muito bem personalizações.
8. Papel Diamond
O papel diamond ou “casca de ovo” é um papel mais grosso, com uma superfície repleta de poros e com variadas opções de cores.
Por isso, sua utilização é muito comum em catálogos, convites, cartões (visita e Natal) e muito mais.
9. Papel Vegetal
Sendo composto de pura celulose, o papel vegetal se destaca por oferecer uma boa resistência ao tempo.
Em síntese, seu uso é muito comum para desenhos, mas ele se adéqua muito bem na confecção de artesanatos, catálogos, detalhes em convites e também outros usos.
10. Papel Majorca
Com uma superfície bem lisa e um brilho mais perolizado, o papel majorca encanta por sua beleza e requinte.
Sendo disponibilizado em uma ampla variedade de cores, suas características fazem com que a luz influencie suas tonalidades, deixando-o ainda mais bonito. Não à toa, é muito comum para a criação de convites, cartões e similares.
11. Papel Cartão
Sendo uma opção de papel mais rígido, o papel cartão se apresenta apenas com altas gramaturas, o que condiz com essa característica inicial.
Outro ponto interessante é que ele apresenta apenas um dos lados colorido, embora tenha uma ampla variedade de cores. Ele é perfeito para a criação de molduras em geral, caixas e muito mais.
12. Papel Aspen
O papel aspen se assemelha, de certo modo, com o majorca, por possuir bastante brilho e ser bem liso.
Seu aspecto também é perolizado, com uma ampla variedade de cores e tonalidades, que mudam conforme o ambiente e sua luz. No entanto, seu diferencial é que ele é mais voltado para a criação de artigos de luxo, sejam convites luxuosos e outros cartões.
Gostou de conhecer os principais tipos de papéis para impressão?
Como foi possível observar, cada um dos vários tipos de papéis para impressão apresenta características diferenciais, e até mesmo subcategorias próprias, como é o caso do papel fotográfico, perfeito para imprimir fotografias.
E agora que você já sabe um pouco mais sobre seus variados usos, fica muito mais simples escolher o papel ideal para o seu projeto. Para isso, a Mundoware tem tudo o que você precisa!
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais. Aproveite também para seguir a Mundoware em todas as plataformas. Até a próxima!