Tipos de papéis para impressão: tamanhos, gramaturas e acabamentos

Tipos de papéis para impressão: tamanhos, gramaturas e acabamentos

Tempo de leitura: 12 minutos

As propriedades do papel influenciam muito na qualidade final do material impresso. Especialmente em gráficas, esse é um assunto que gera muitas dúvidas, principalmente para quem ainda não está muito familiarizado com o assunto. Pensando nisso, a Mundoware criou um guia completo com informações dos principais tipos de papéis para impressão para que você nunca mais precise fazer cara de paisagem quando perguntarem “A4 ou A5? Couchê ou fotográfico? Quantas gramas? Finaliza com laminação brilho ou fosca?”

Tamanhos mais comuns de papel

Não é porque trabalhamos com suprimentos para impressoras, mas uma imagem realmente vale mais do que mil palavras!

Vamos ver, a seguir, os tamanhos mais comuns de papel para impressão com suas respectivas medidas.

Gramaturas de papel

Se você já precisou fazer um orçamento gráfico, é muito possível que tenha precisado escolher a gramatura do papel. Gramatura? Gramas? Você está lidando com uma gráfica ou com a seção de frios do mercado? Fique calmo!

Todo papel possui uma gramatura e o conceito é realmente simples. Gramatura nada mais é do que o peso por m² do papel. Assim, quanto maior for a gramatura, mais pesado ele é – e geralmente mais espesso também.

Antes de conferir os principais tipos de papéis para impressão, veja a seguir as gramaturas mais comuns e onde elas são geralmente utilizadas.

  • 35 a 55g: Jornais, bobinhas para maquininha de cartão;
  • 50 a 65g: Blocos de orçamento ou nota fiscal;
  • 75 a 80g: Receituários e papel timbrado;
  • 90 a 115g: Gramatura mais comum, geralmente encontrada na maioria dos papéis do tipo sulfite, e muito utilizada em impressões domésticas e empresariais, mas também presente em materiais como flyers, cartazes e envelopes simples de baixo custo;
  • 120g: Miolo de agendas, blocos de anotação e demais materiais utilizados geralmente para escrita;
  • 150g: Flyers mais elaborados, folders, capas de revistas e catálogos;
  • 180g: Sacolas de papel e capas de materiais geralmente são confeccionados em papéis dessa gramatura. Para comparação, a cartolina tem gramatura de 180g;
  • 210 a 400g: Cartões de visita, cartões postais, calendários, convites, capas de livros e demais materiais robustos que precisam de mais resistência.

8 principais tipos de papéis para impressão

1. Jornal

Pode-se dizer que o papel jornal é um dos mais simples que existem no mercado. Como o próprio nome sugere, é bastante utilizado na indústria gráfica em altas tiragens, especialmente em jornais, mas também em folhetos de supermercado e blocos mais simples.

Possui uma boa resistência e impressão rápida, porém, de baixa qualidade.

É feito à base de pasta mecânica de alto rendimento. Sua superfície geralmente apresenta variações de textura por ter fibras muito soltas. Algumas áreas são mais ásperas enquanto outras podem ser mais lisas.

Gramatura: vai de 35g a 55g, mas em alguns casos pode ser um pouquinho mais pesado, com até 70g.

2. Sulfite ou Offset

O papel sulfite ou offset é um dos mais comuns tipos de papéis para impressão, sendo usando amplamente em residências e empresas.

O nome varia de acordo com o uso. Quando o papel é vendido diretamente para gráficas em folhas grandes, é chamado de offset. É nas máquinas offset que se processará a maioria das impressões. Já por outro lado, quando é vendido cortado para impressoras comuns, geralmente no tamanho A4, é chamado de sulfite.

Apesar dos nomes diferentes, o acabamento é o mesmo. É um tipo de papel não revestido, levemente poroso com as fibras aparentes (e, por isso, absorve a tinta com facilidade), bastante simples e amplamente utilizado. A cor mais comum é o branco, mas também é vendido em cores.

Papel sulfite de qualidade por um preço bem baixo? Só na Mundoware! Clique aqui para comprar.

Gramatura: vai de 50g a 300g, sendo mais comumente encontrado entre 90 e 115g.

3. Couchê

O papel couchê é um dos mais utilizados em materiais gráficos pois apresenta um ótimo custo-benefício. Por ser revestido de ambos os lados com uma camada de adesivo e pigmento, é menos poroso e absorve a tinta com menos facilidade que o sulfite/offset, mas compensa pelo aspecto mais liso e até mais bonito.

O couchê está entre os tipos de papéis para impressão mais utilizados porque é bastante versátil, resistente e impermeável. É muito utilizado em cartões de visita, capas de livros, folders, folhetos, malas diretas, cartazes e revistas.

Existem dois tipos de acabamento do papel couchê: fosco e com brilho.

O couchê fosco absorve a luz e, por isso, apresenta cores menos vivas, mais puras e também mais agradáveis ao olho humano. É um bom acabamento para materiais maiores e de leitura mais extensa.

Por outro lado, o couchê com brilho reflete a luz, apresentando cores mais brilhantes e vivas. Pode ser bem empregado em materiais menos e de leitura menos extensa como cartões de visita ou capas de livros e revistas.

Praticamente todas as gráficas possuem o papel couchê em seus catálogos, já que ele confere ao material impresso um ar de sofisticação e por um preço bastante justo.

Gramatura: pode ir de 60g a 300g.

4. Supremo

Apesar do nome, o supremo é um papel intermediário entre o offset e o couchê. Caracteriza-se por ser mais grosso que o offset de mesma gramatura e possui revestimento em apenas um dos lados. É fabricado em celulosa branqueada e possui boa absorção de tinta.

Há uma série de variações do papel supremo no mercado e elas se diferenciam pela qualidade:

  • Duplex: geralmente usados em calendários, possui textura de jornal no verso;
  • Triplex: uma versão melhorada do Duplex com textura lisa no verso;
  • Supremo: basicamente o Triplex de marca melhor, com o verso bem lisinho;
  • Supremo DuoDesign: revestido dos dois lados e com a mesma gramatura dos papéis supremos.

O supremo está entre os tipos de papéis para impressão que as gráficas utilizam para atender a demanda de quem busca excelência e qualidade de impressão. As variações Duplex e Triplex, ainda, podem funcionar como um substituto barato do papel couchê.

Pastas, embalagens, marcadores de página, encartes, convites, cartões de visita e cartões postais são outras aplicações do papel supremo.

Gramatura: vai de 200g a 400g.

5. Reciclato e Reciclado

Muitos leigos acreditam que não existe diferença entre papel Reciclato e Reciclado e que a única coisa que os separa é uma letrinha, mas a verdade é que existe diferença sim!

Reciclato

O papel Reciclato é produzido por uma empresa brasileira de papel e celulose a partir de aparas (sobras de cortes de acabamento, papéis usados ou filmes plásticos) pré e pós-consumo:

  • 75% do papel Reciclato é composto de aparas pré-consumo, ou seja, material reciclado dentro da própria fábrica;
  • 25% do papel Reciclato é composto de aparas pós-consumo, ou seja, material reciclado da coleta urbana.

Esse tipo de papel costuma ser utilizado no meio publicitário para fins promocionais e comerciais.

Veja abaixo como se parece o papel Reciclato:

Reciclado

Por outro lado, o papel Reciclado é composto por materiais 100% descartados. Sua aparência é mais áspera e sua qualidade é inferior ao papel Reciclato.

Em sua composição, podem estar presentes diversos tipos de papel como papelão, cartolina e até rolos de papel higiênico.

Esse tipo de papel é ideal para acabamentos mais simples e impressões pessoais de menor importância.

Veja como o papel Reciclado é mais rústico que o Reciclato:

Nenhum desses tipos de papéis para impressão é branco pois para isso seria necessário o uso de produtos químicos, o que faria com que eles deixassem de cumprir o papel ecológico de reciclagem.

6. Fotográfico

Bastante popular hoje em dia, o papel fotográfico é um dos tipos de papéis para impressão que surgiram há pouco tempo. Como o nome indica, é voltado para a impressão de fotografias.

Os papéis fotográficos mais comuns são compostos do mesmo material que compõe o papel couchê, mas nesse caso com uma camada adicional de polietileno, o que confere ainda mais resistência e brilho ao papel.

Esse tipo de papel foi criado especificamente para impressoras jato de tinta com o objetivo de melhorar essas impressões. Esses papéis são à prova d’água e podem ter a camada extra de polietileno adicionada em apenas um dos lados do papel ou em ambos.

Ainda dentro da categoria de papéis fotográficos, existem algumas outras variações:

  • Papel Glossy: tem acabamento com brilho e reflete bastante a luz. Costuma cair melhor para fotos pequenas de até 10x15cm.
  • Papel Matte: ao contrário do Glossy, o Matte tem acabamento fosco. Na impressão, as cores ficam mais agradáveis aos olhos. Uma vantagem em relação ao Glossy é que as chances da foto ficar com marcas de digitais são bem menores.
  • Papel de Linho: ideal para quem quer sofisticação nas impressões. Com superfície fosca e textura que lembra o tecido linho, resiste bem a altas temperaturas e é muito utilizado em cartões e convites.

Aproveite e clique aqui para comprar papel fotográfico por um preço imbatível!

Prefere papel Matte? Nós temos também! Compre aqui antes que acabe!

Gramatura: vai de 90g a 300g.

7. Fine Art

O papel fine art é um dos tipos de papéis para impressão mais caros que existem. Desenvolvidos para atender a demanda de impressão de fotografias com qualidade profissional e durabilidade superior, os papéis fine art são compostos por fibras naturais, geralmente algodão e celulose alfa. Para manusear esse papel, é necessário utilizar luvas de algodão, já que eles são muito sensíveis e gravam digitais facilmente.

Geralmente, a impressão fine art é utilizada para fotos de alta qualidade, quadros e obra de arte em geral.

A escolha do papel é o que vai definir a vida útil da obra de arte. Papéis de má qualidade não serão capazes de absorver a tinta perfeitamente e não conseguirão manter a qualidade de cores por muito tempo.

Dentre os fabricantes mais capacitados de papéis fine art destacam-se a Canson e a Hahnemühle. Esse tipo de papel pode durar até 100 anos dependendo do manuseio e das condições de exposição.

Ainda, para uma impressão fine art ser bem sucedida, além de um papel de qualidade, também é preciso ter uma impressora jato de tinta de alto nível. O principal requisito é a fidelidade de cores que ela pode proporcionar nas impressões, portanto, nunca se deve utilizar uma impressora que trabalhe com menos de 6 cores nesse tipo de impressão, e sim com 12 cores.

Gramatura: vai de 80 a mais de 400g.

8. Transfer ou Sublimático

O papel transfer, também conhecido como sublimático, destina-se a aplicações de transferência de imagens para outros objetos como camisetas, canecas e chinelos.

O processo é bastante simples e talvez você já conheça. A imagem é impressa no papel, o mesmo é posicionado no objeto desejado como em uma caneca e, através de um equipamento especial que utiliza calor para a transferência da imagem, a tinta evapora do papel e passa para o objeto.

Tipos de acabamentos gráficos mais comuns

Agora que você já conheceu os principais tipos de papéis para impressão, por que não conhecer alguns acabamentos gráficos bastante comuns?

Aproveite para ler também:

A seguir, vamos explicar melhor sobre:

  • Laminação brilho
  • Laminação fosca
  • Verniz
  • Verniz UV localizado

Laminação brilho

Esse tipo de acabamento pode ser feito em papéis grossos. Durante o processo, é aplicado um filme plástico sobre o papel. Essa camada não pode ser removida após a aplicação. É um bom acabamento para aumentar a durabilidade do impresso e realçar as cores do material. Pode ser feito dos dois lados.

Laminação fosca

Bastante similar à laminação brilho, porém, como o próprio nome indica, com a diferença de não apresentar brilho. Ao toque, tem leve caraterística aveludada. Tem alto custo de produção e como a laminação brilho também pode ser feita dos dois lados.

Verniz

Também similar ao acabamento de laminação brilho, o verniz pode ser aplicado para aumentar a durabilidade do impresso e realçar as cores do material, porém, ao invés de servir apenas para papéis grossos, é indicado também para produtos de baixa gramatura como panfletos e folders.

Verniz UV localizado

Geralmente, o verniz UV localizado é utilizado em peças que já passaram pelo acabamento de laminação fosca. Nesse acabamento, as gráficas utilizam o silk-screen e aplicam verniz somente na área escolhida. Funciona apenas em materiais de alta gramatura.

Considerações finais

Você já conhecia esses 8 tipos de papéis para impressão e todas as suas características? São muitos aspectos que envolvem os processos gráficos. Quem está acostumado a imprimir diariamente apenas em papel sulfite não faz ideia de como esse universo é amplo.

Aqui no blog da Mundoware, traremos sempre guias e dicas para você conhecer mais sobre impressoras, suprimentos, papéis e processos gráficos. Continue nos acompanhando e até a próxima!

5/5 - (8 votes)

4 Comentários


    1. Olá, Benedicto!
      Sim, o papel vegetal para culinária é impermeável.
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

    1. Olá, Nathaly!
      A Mundoware agradece o seu comentário e o seu elogio. Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo está ajudando!
      Seja sempre bem-vinda.
      Atenciosamente,
      Equipe Mundoware

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *