4 tipos de papel fotográfico e como escolher o melhor para seu trabalho

4 tipos de papel fotográfico e como escolher o melhor para seu trabalho

Tempo de leitura: 5 minutos

Qualquer fotógrafo amador já encontrou esse problema: quais são os tipos de papel fotográfico para deixar a sua foto ainda melhor? Seja você um profissional ou curioso, é provável que duvide em algum momento sobre qual suporte usar para impressão digital.

Vamos supor que você tenha uma ótima câmera, a luz perfeita para fotografar e até mesmo o melhor software para pós-produção. Agora, quando for imprimir seu trabalho, bem, não pode simplesmente falhar. O resultado tem que ser perfeito, não?

Você quer saber como escolher o papel apropriado para suas fotos? Aqui estão algumas dicas que certamente irão ajudá-lo.

Os 4 tipos de papel fotográfico para uma melhor impressão

Em muitas ocasiões, compramos por preço ou por conta da marca. Mas devemos levar em conta vários indicativos que podem nos poupar muito dinheiro a fim de que possamos obter a mais alta qualidade para nossos trabalhos.

Nem sempre é caro o que nos dá o melhor resultado. Nem devemos comprar o mais barato para economizar. Para uma boa escolha, portanto, é preciso saber quais são os tipos de papel fotográfico mais assertivos para a sua necessidade.

1. Glossy e semiglossy

Muitos fotógrafos iniciantes optam por papel brilhante. Isso dá a impressão de cores muito ricas. É ótimo se você está apenas imprimindo instantâneos para mostrar sua família.

Eles são bonitos, mas vêm com problemas. O acabamento brilhante cria reflexos e um brilho que pode obscurecer sua imagem. Se o resultado final for uma exposição, o papel brilhante não deve ser sua primeira escolha.

Você vai ficar com o brilho da impressão, mas com uma qualidade que é inapropriada para o tipo de trabalho que será o objetivo.

Esse é um dos tipos de papel fotográfico ideais para fotografias de pequeno porte onde há menos detalhes. Em tamanhos pequenos, a diferença de qualidade entre os papéis brilhante e fosco não será perceptível.

Alguns de seus benefícios são:

  • É um papel leve;
  • Melhora não só o brilho, mas a cor das fotos;
  • É ideal para tamanhos pequenos e padrão.

2. Papel sublimático

Esse é um papel fotográfico especialmente projetado para aceitar tintas de sublimação. O sistema de impressão de conversão de tinta é feito com calor e controlado por pressão.

O papel impresso por sublimação revestido pode ser o produto final, mas ele é mais frequentemente usado como um tipo de papel de transferência de calor para imprimir a tinta sublimada sobre uma superfície especialmente revestida.

Tem um acabamento especial que impede a tinta de absorver o papel.

3. Papel fosco

O papel fosco não cria reflexos. Ao contrário, dá às suas imagens efeitos mais escuros do que um papel brilhante.

Isso significa um contraste melhor e um detalhe mais refinado. Isso torna o papel fosco a primeira escolha para imagens ricas em detalhes e textura.

Efetivamente, um dos benefícios da impressão em papel fosco é que as fotos não são manchadas quando tocadas, mas há mais:

  • Ele não é tão reflexivo se você está em um lugar com muita luz, então, é capaz de ver melhor as fotos;
  • As cores, ao imprimir neste tipo de papel, são mais realistas;
  • Não fica grudado no vidro ou no plástico dos álbuns, tanto por isso é ideal para fotos em quadros e porta-retratos;
  • Não arranha tão facilmente como o papel brilhante.

4. Papel de arte

Papéis de arte fornecem um acabamento fosco com uma boa quantidade de textura, como a opção de papel aquarela. Esses documentos oferecem diferentes graus de contraste e cor.

Alguns podem criar uma aparência de pintura, outros podem ser apropriados para as imagens onde se predomina as cores bege ou amarelo.

Paisagens podem funcionar muito bem com esses papéis. Isso ocorre porque elas geralmente têm grandes áreas de cores planas.

Encontrando os tipos de papel fotográfico para a impressão perfeita

Para aproveitar todas as vantagens de uma impressora de alta qualidade, é muito importante escolher o papel a ser usado de acordo com a necessidade. Nas fotos, você pode ter uma impressão de nível profissional e grande impacto visual apenas selecionando os tipos de papel fotográfico corretos.

Estes são os quatro aspectos que você deve ter em mente antes de sua escolha.

1. Peso

Um peso ou gramatura adequado tornará suas fotos resistentes e elas não dobrarão com facilidade. O peso do papel é geralmente indicado na caixa do produto, em termos de gramas, e seu alcance oscila entre 90 gramas e 270 gramas.

2. Opacidade

Esse atributo pode ser visto no grau de transparência da folha. Quanto mais opacidade ou transparência aparece, maior o risco de a tinta penetrar na folha e acabar arruinando o acabamento da fotografia.

3. Densidade

Também chamado de calibre. É a largura do papel e é medida em milímetros. Normalmente, a densidade do papel está entre 7 a 10 mm, e 220 a 300 mm. A durabilidade da foto dependerá dessa qualidade.

A densidade não está necessariamente relacionada ao peso.

4. Acabamento

Pode ser brilhante ou mate. O acabamento brilhante traz muita clareza e luz para a foto. É ideal para fotos coloridas porque destaca os contrastes.

Já o papel fosco é menos usado, mas também tem suas vantagens. Ser opaco é ótimo para fotos em branco e preto, porque os tons de cinza são mais apreciados.

Dicas práticas para a escolha dos tipos de papel fotográfico

  • Comece com o papel recomendado pelo fabricante;
  • Se você estiver testando, compre pacotes com menor número de folhas possível;
  • Não há razão para escolher entre fosco e brilho, pois ambos são bons. Mas leve em conta o tipo de trabalho que irá fazer;
  • Não esqueça de comprar tamanhos diferentes.

Agora que você já conhece os tipos de papel fotográfico que existem e como escolher o melhor, apenas… fotografe!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *