Como ajustar a velocidade do mouse? Explicamos tudo aqui

Como ajustar a velocidade do mouse? Explicamos tudo aqui

Tempo de leitura: 6 minutos

Em qual situação a dúvida sobre como ajustar a velocidade do mouse pode surgir?

Isso é novidade para você? Não sabia que mouses podem apresentar velocidades diferentes? Sim, isso ocorre. A sensibilidade pode variar devido às configurações de fábrica do próprio modelo ou por configurações do sistema operacional.

Geralmente, os usuários sentem a necessidade de fazer ajustes em algumas situações.

Depois de anos com o bom e velho mouse básico, ele começa a apresentar problemas, o botão principal precisa ser praticamente martelado para o ponteiro digital acessar um link. Ainda podem ocorrer problemas de reconhecimento da peça, a setinha passa a ficar imóvel, indiferente aos movimentos do mouse ou nem sequer surge.

Diante desse quadro, a saída mais óbvia é investir em um novo mouse. E dessa vez resolve caprichar: comprar um mais moderno, com leds, wireless, botões laterais, DPIs variados.

Mas, ao conectar a peça no computador ou notebook, você percebe que há algo de errado. Ele parece muito lento, como se o sistema tivesse atravessando uma lentidão, ou então está muito rápido, a ponto de não conseguir identificar a seta de imediato após movê-la.

Quem costuma sentir também são os gamers, pois a sensibilidade do mouse conta muito na hora de mirar veloz e precisamente um alvo em tela, por exemplo.

Quando há uma troca de mouse ou mudanças nas configurações do sistema, essa diferença de velocidade é logo sentida.

Uma vez estando com esse problema, como ajustar a velocidade do mouse?

Primeiro, saiba o que é DPI

Antes de explicar como ajustar a velocidade do mouse, principalmente se você é gamer, tem que saber o que é DPI.

DPI é um padrão de medida da sensibilidade do mouse. Essa unidade de medida é expressa em  pontos por polegada (dots per inch) que cada dispositivo é capaz de detectar.

Isso significa que cada aparelho, modelo de mouse, tem seu próprio DPI.

Os mouses mais modernos contam com uma sensibilidade maior, por isso conseguem alcançar velocidade maior. Isto, é claro, ao contrário de periféricos mais antigos que, por questão tecnológica, são mais limitados nesse aspecto.

Por isso, se você usa o PC para além de trabalho, como para jogos eletrônicos, por exemplo, se não contar com um mouse moderno, mesmo mexendo nas configurações do seu sistema operacional, não conseguirá alcançar o mesmo desempenho de outros jogadores, pois o mouse usado simplesmente não é capaz de entregar a mesma sensibilidade e velocidade.

Mesmo se você não for da turma dos jogos, pode sentir a diferença se fizer um downgrade, isto é, trocar um mouse mais moderno por um mais antigo.

Tenha isso em mente caso você siga o nosso passo a passo a seguir de como ajustar a velocidade do mouse e não perceba grande diferença.

Como ajustar a velocidade do mouse?

A resposta de como ajustar a velocidade do mouse irá depender do seu sistema operacional. Assim, apesar de os caminhos serem parecidos, há diferenças.

Aqui vamos focar o sistema Windows e suas versões, pois cada uma apresenta pequenas diferenças.

Veja abaixo qual é o seu sistema operacional e siga o passo a passo de como ajustar a velocidade do mouse.

Como ajustar a velocidade do mouse no Windows XP

Sim, é antigo, mas ainda muito utilizado por algumas pessoas. Muitos apontam essa versão como a melhor já produzida pela Microsoft.

Naturalmente, como se trata de um sistema antigo e não mais comercializado, não é tão simples achar pela internet algumas informações referentes às configurações desse sistema.

Por isso, aqui estamos.

Se você ainda roda uma máquina com Windows XP, siga esses passos:

  • Acesse o Painel de Controle após clicar no botão “Iniciar”;
  • Clique em “Mouse” para exibir as opções de configuração;
  • Escolha a aba “Opções de ponteiro”;
  • Na nova janela, haverá uma barra com cursor entre duas palavras, “Lento” e “Rápido”, logo abaixo do termo “Movimento”;
  • Arraste o cursor para o ponto de sua preferência até perceber ter encontrado a velocidade ideal.

Como ajustar a velocidade do mouse no Windows 7

Outra versão antiga, mas não tão antiga quanto o XP, que em janeiro de 2020 parou de receber suporte da fabricante, mas que continua muito em uso e também goza de grande popularidade entre os consumidores.

Nesse caso, o passo a passo é idêntico ao Windows XP. Portanto, basta seguir os passos do tópico anterior.

Como ajustar a velocidade do mouse no Windows 8 ou 10

Agora, as versões mais recentes. O tutorial abaixo serve tanto para usuários do Windows 8 como para usuários do 10.

E o 9? Não existe o 9.

Sim, a Microsoft pulou do 8 para o 10, tudo isso para evitar um trocadilho infame nos EUA que ocorre com a pronúncia da sequência 7-8-9 (a pronúncia pode soar como “sete comeu o nove”).

No entanto, desenvolvedores de software acreditam que o 9 foi pulado para evitar problemas de compatibilidade com os aplicativos, que poderiam incluir nas suas buscas as versões 95 e 98.

Mas vamos ao que interessa: como ajustar a velocidade do mouse no Windows 8 ou 10?

O passo a passo:

  1. Acesse o Painel de Controle do sistema clicando com o botão direito do mouse sobre o botão “Iniciar”;
  2. Na janela que se abrir, busque por “mouse”;
  3. Nas opções que surgirem, escolha “Alterar a exibição ou a velocidade do ponteiro do mouse”;
  4. Irá aparecer uma barra com um cursor no meio entre as palavras “Lento” e “Rápido”. Arraste o cursor para a opção que lhe parece a correta e identifique a velocidade ideal. Então, basta salvar as alterações!

E as configurações do próprio mouse?

Os mouses mais modernos possuem várias opções de DPIs. Assim, ao invés de realizar a configuração no sistema operacional, você pode configurar no próprio mouse.

Geralmente, os mouses com vários DPIs possuem um botão para alternar entre as velocidades. Basta clicar e encontrar a ideal para seu uso.

Considerações finais

Gostou deste conteúdo sobre como ajustar a velocidade do mouse? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença. Veja mais dicas e tire outras dúvidas sobre os seus dispositivos eletrônicos e periféricos consultando as postagens do blog da Mundoware.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *