Tempo de leitura: 6 minutos
Ver uma linha preta vertical na impressão pode ser frustrante e afetar diretamente a qualidade do seu trabalho.
Esse problema é comum em impressoras de diferentes marcas, e pode ter várias causas, como sujeira no vidro do scanner, cilindros danificados ou cartuchos de toner com defeito.
Para facilitar a sua vida, a Mundoware reuniu as principais soluções para resolver esse problema, separadas por marca de impressora.
Principais soluções para linha preta vertical na impressão
Para impressoras Brother
Se a sua impressora Brother está deixando linhas verticais pretas nas impressões, siga estas etapas:
- Limpeza da faixa de vidro do scanner: se seu modelo possui alimentador automático de documentos (ADF), comece limpando a faixa de vidro do scanner com um pano macio e sem fiapos. Poeira ou sujeira no vidro podem causar essas linhas verticais.
- Limpeza do fio corona: dentro da unidade de cilindro, existe uma aba verde que desliza para limpar o fio corona. Consulte o manual para orientações mais detalhadas sobre como fazer isso corretamente.
- Recoloque a aba do fio corona na posição inicial: após a limpeza, certifique-se de que a aba verde do fio corona está na posição inicial. Isso garante que o fio esteja devidamente protegido e funcionando.
- Verifique a unidade de cilindro: em alguns casos, a unidade de cilindro pode estar danificada. Se for esse o caso, será necessário instalar uma nova unidade. Consulte o manual para seguir o passo a passo sobre como substituir o cilindro.
- Substituição do cartucho de toner: se o problema continuar, o cartucho de toner pode estar danificado. Instale um novo cartucho, seguindo as instruções de instalação da Brother.
- Verifique a unidade fusora: por fim, se nada funcionar, pode ser um problema na unidade fusora. Entre em contato com o suporte Brother ou com um revendedor autorizado para verificar a necessidade de reparo ou troca.
Para impressoras Lexmark
Se a linha preta vertical aparece em sua impressora Lexmark, siga os passos abaixo:
- Limpeza do scanner: no painel de controle, vá até Configurações > Solução de problemas > Limpeza do scanner e execute a limpeza. Imprima um documento de teste para verificar se o problema persiste.
- Limpeza manual do scanner: use um pano macio e úmido para limpar o vidro do scanner. Faça uma cópia usando o ADF (Alimentador Automático de Documentos) e verifique se as linhas ainda aparecem.
- Verificação do cartucho de toner: garanta que sua impressora esteja usando um cartucho de toner Lexmark original ou, então, compatível de boa qualidade, como os que são vendidos pela Mundoware – nunca remanufaturado.
- Reinstale a unidade de imagem: remova e reinstale a unidade de imagem, evitando expô-la à luz por mais de 10 minutos, para não afetar a qualidade da impressão.
- Substituição da unidade de imagem: se o problema ainda estiver presente, será necessário substituir a unidade de imagem. Se as linhas continuarem, entre em contato com o suporte da Lexmark.
Para impressoras Epson
Em impressoras Epson, as linhas verticais podem ser corrigidas com alguns ajustes. Veja como resolver:
- Verificação dos jatos de impressão: use o utilitário de verificação de jatos para identificar se algum jato está entupido. Se necessário, faça uma limpeza do cabeçote de impressão.
- Configuração correta do tipo de papel: verifique se o tipo de papel configurado no software da impressora corresponde ao papel usado. Isso ajuda a evitar problemas de qualidade.
- Desativação de configurações de alta velocidade: no software da impressora, desative a configuração de alta velocidade para reduzir a chance de linhas aparecerem.
- Alinhamento do cabeçote de impressão: alinhe o cabeçote de impressão usando as opções no menu de manutenção. Se o problema persistir, desative a impressão bidirecional.
- Ajuste de qualidade de impressão: no software da impressora, ajuste a qualidade de impressão. Isso pode resolver faixas horizontais ou verticais que ainda aparecem.
- Limpeza do caminho do papel: quando o papel estiver borrado ou apresentar linhas, limpe o caminho do papel para remover resíduos que podem causar o problema.
Para impressoras HP
Se a sua impressora HP está com linhas verticais nas impressões, confira as possíveis soluções:
- Verificação dos cartuchos de impressão: certifique-se de que os cartuchos possuem tinta suficiente. Cartuchos quase vazios ou sem tinta podem causar esse problema.
- Limpeza do vidro do ADF: poeira e resíduos no vidro do ADF (Alimentador Automático de Documentos) podem criar essas linhas. Use um pano macio para fazer a limpeza.
- Limpeza do cabeçote de impressão: cheque se algum jato de impressão está entupido e limpe o cabeçote de impressão. Siga as orientações do manual para evitar danificar os componentes.
- Calibração e limpeza da impressora pelo software: acesse o software da impressora para fazer a limpeza e calibragem. Você também pode tentar atualizar o firmware, que pode conter correções para problemas comuns.
- HP Print and Scan Doctor: baixe e execute o HP Print and Scan Doctor para corrigir automaticamente problemas de impressão e verificação. Ele pode ajudar a resolver o problema sem necessidade de intervenção manual.
Para impressoras Canon
Nas impressoras Canon, as linhas verticais podem ocorrer devido a diferentes motivos. Veja como identificar e resolver:
- Troca de papel: dependendo do tipo de papel ou condições de uso, troque a pilha de papel por uma nova, de preferência de uma embalagem recém-aberta.
- Modo especial para impressão: se o problema ocorre ao copiar ou imprimir, altere a configuração do “Modo especial b”no painel de operação da impressora. Para imprimir a partir do computador, use a opção “Ajuste de impressão especial” no driver.
- Cartucho de toner recém-substituído: quando o toner foi recentemente trocado ou a impressora ficou inativa por um tempo, pode ser necessário ajustar o “Modo especial c” para melhorar a qualidade da impressão.
Conclusão
Cada marca de impressora tem suas peculiaridades, mas resolver o problema de linhas verticais pretas nas impressões pode ser simples quando você segue as instruções específicas para seu modelo. Se, após todas as tentativas, o problema persistir, talvez seja necessário buscar assistência técnica.
E se você precisa de suprimentos de impressão com qualidade e bom custo-benefício, a Mundoware é a melhor loja para comprar. Nós temos super cashback em todas as compras. Vem conferir?