Tempo de leitura: 6 minutos
O case para HD externo serve para transformar um disco rígido interno em um disco rígido externo. Ou seja, isso é útil se você quiser algum espaço extra em seu computador ou se precisar acessar o disco rígido a partir do seu notebook.
Além disso, criar uma unidade externa usando um case também oferece maior flexibilidade. Afinal, você escolhe o HD e o case. Isso permite que você decida se a unidade possui ventoinhas para resfriamento ou um sistema de dissipação de metal mais silencioso.
Assim, você também mantém o controle sobre o tipo de cabo usado para conectar-se ao computador, decidindo se a unidade requer um adaptador de energia ou é portátil e usa USB. Um dos principais critérios é escolher o tamanho do disco rígido que você deseja.
Ou seja, HDs para notebooks são de 2,5 polegadas, enquanto para desktop são de 3,5 polegadas. De fato, o case para HD externo está disponível para ambos os tamanhos, mas as unidades portáteis são normalmente do tamanho de notebook – ou seja, 2,5 polegadas.
Por que comprar um case para HD externo?
Se você guarda muitos arquivos de importância, mas não quer lotar o computador, a melhor recomendação é adquirir um HD externo. E para assegurar que o HD externo não seja danificado pela poeira, umidade e batidas, é indicado comprar um case para HD externo.
Como dito, esse acessório destinado ao HD externo é usado para tornar externo um HD interno, protegendo-o dentro de um case. Sem dúvidas, esses compartimentos externos podem oferecer muitos benefícios.
Um desses benefícios é, sem dúvida, trazer portabilidade tradicional aos discos rígidos internos. Afinal de contas, é fácil transferir dados para um HD externo na maioria dos computadores e sistemas operacionais.
O uso de um HD externo também reduzirá a probabilidade de perda ou corrupção de dados. Além disso, é possível fazer backup e arquivar os dados em um disco rígido externo, para que não ocupem espaço adicional no disco rígido principal. Tudo isso com a proteção do case, para que o produto fique seguro e se torne durável!
Para que o case para HD externo serve?
Engana-se quem pensa que o case do HD externo é apenas uma capa protetora. Sem dúvida, esses subestimados cases facilitam muito a utilização do dispositivo. Como visto, há modelos no mercado com recursos interessantes, como ventoinhas que evitam o superaquecimento do HD externo.
Além disso, alguns cases contam com entrada USB que permite a conexão de video game, televisão, computadores, notebooks, dentre outros exemplos.
Os cases também convertem o HD interno para um HD externo. Ou seja, se você tem um computador antigo que não liga mais devido a defeitos, pode plugar um case para HD externo a fim de recuperar arquivos perdidos em seu HD interno.
Antes de adquirir um, contudo, fique atento ao tamanho. Como apontado, um case vem em dois tamanhos específicos.
Reforçando: o case de 2,5 polegadas é ideal para o HD do notebook, sendo conectado ao computador com o auxílio de um cabo USB. O case de 3,5 polegadas, por outro lado, é destinado a HDs de computadores desktop. Esses, por sua vez, necessitam de uma fonte de energia para serem ligados.
Também é preciso levar em consideração o padrão de HD. Eles possuem dois modelos disponíveis: IDE e SATA.
O case IDE consiste em uma tecnologia mais antiga, cuja transmissão de dados é mais lenta. O case SATA, devido ao fato de ser uma tecnologia mais recente, é um modelo de transmissão mais rápido. Contudo, é possível encontrar modelos de case compatíveis para ambos os tipos de HD.
Quais são os benefícios do case para HD externo?
- Adiciona espaço de armazenamento e tipos de mídia adicionais a computadores comuns e notebooks;
- Transfere dados entre computadores sem necessidade de rede;
- Converte o HD interno em um HD externo;
- Recupera o HD interno de computadores antigos e sem funcionamento, salvando os dados e arquivos da máquina quebrada ou danificada;
- Protege o HD externo contra poeira, umidade e batidas acidentais;
- Conecta outros dispositivos como computador, televisão e mais;
- Adiciona uma fonte de backup com uma fonte de alimentação separada do computador conectado;
- Compartilha os dados em um HD com case com reconhecimento de rede;
- Reduz o custo do armazenamento removível reutilizando o hardware projetado para uso interno;
- Protege dados confidenciais quando vírus atacam os computadores.
Como escolher o melhor case para HD externo?
Materiais
Os cases de HDs externos são construídos a partir de uma variedade de materiais. Esses materiais incluem plástico, metal, alumínio ou até uma combinação dos três.
Tipo de conexão
De fato, a maioria dos HDs externos se conecta ao seu computador através de USB 2.0 e USB 1.1 ou FireWire. Portanto, sua escolha será predeterminada pelos tipos de portas disponíveis e pelo tipo de sistema (Windows ou macOS, por exemplo) que você está executando.
No entanto, se você tiver os dois tipos de portas, precisará decidir qual tipo de conectividade usar. Embora o USB 2.0 seja superior ao FireWire, a velocidade de transferência real é comparável. No entanto, alguns novos computadores Mac Pro incluem a interface FireWire um pouco mais rápida, e alguns HDs externos possuem esse conector.
Interface
Quando você compra um HD interno, ele vem em duas interfaces: IDE e SATA. Das duas interfaces, os HDs SATA são muito mais comuns agora do que os HDs baseados em IDE.
Isso ocorre porque os discos rígidos baseados em SATA geralmente oferecem maior desempenho em termos de oferecer grande cache de memória, RPMs (rotações por minuto) e taxas gerais de transferência.
Tamanho
Isso significa o tamanho físico e não a capacidade do HD, portanto, depende do tipo de HD interno usado. Existem dois tamanhos disponíveis, como já vimos: HD de 3,5 polegadas usado em computadores desktop e HD de 2,5 polegadas usado em notebooks. O primeiro é maior, mais rápido e mais barato.
Número de compartimentos
Estão disponíveis no mercado cases de compartimento único e duplo. Esse é um recurso muito útil para usuários de computador que exigem uma grande quantidade de espaço no disco rígido portátil. No entanto, para a maioria dos usuários, não é necessário, pois é possível comprar facilmente outro case para HD externo se mais espaço for necessário no futuro.