Hub USB amplia o número de portas USB do seu dispositivo

Hub USB amplia o número de portas USB do seu dispositivo

Tempo de leitura: 5 minutos

Os cabos USB são usados para diversas finalidades e, com o passar do tempo, acabaram se tornando extremamente necessários, estando sempre presentes em diversas situações do cotidiano. Nesse artigo, abordaremos tudo sobre o Hub USB!

Conceito de Hub USB

Esse dispositivo permite que diversas fontes USB sejam conectadas a uma só porta, seja de um computador ou de outro Hub. Mesmo que os notebooks, tablets e computadores acabem se apresentando ao mercado com duas ou mais portas USB, ainda assim não chega a ser o suficiente em muitos casos.

Isso porque com tantos novos aparelhos e dispositivos presentes no mercado, duas portas nunca são o suficiente.

Imagine, agora, a seguinte situação: em um computador, você precisa conectar uma impressora, um mouse, um teclado, o cabo do seu smartphone, uma caixinha de som e um pendrive. São 5 conexões USB. É muito provável que seu dispositivo não possua tantas entradas assim, principalmente se for um notebook.

Aí entra a importância e inovação do Hub USB. Ele lembra muito as extensões de tomadas que existem e eram extremamente populares anos atrás, onde era possível plugar diversas tomadas em um só lugar.

Vantagens do Hub USB

Lógico que o primeiro e principal diferencial do Hub USB é aumentar a quantidade de entradas USB de um dispositivo, possibilitando a conexão de diversos outros ao mesmo tempo. Além disso, esse acessório está disponível em diversos modelos, formatos e cores, sendo possível agradar até os gostos mais exigentes.

Além disso, é extremamente fácil de manusear. Basta que os dispositivos sejam plugados nas portas USB que ele disponibiliza e, logo após, conectar o HUB no computador e ele estará prontinho para ser usado.

Um dos mais notáveis pontos positivos do Hub USB é que ele não só serve para plugar dispositivos em maior quantidade, mas também para realizar recargas e leitura de cartão.

O único “porém” que é preciso estar atento, é o fato de que ele precisa ser cuidado para não sofrer uma sobrecarga por conta da quantidade de energia que é depositada no mesmo. Afinal, serão diversos aparelhos conectados a um só multiplicador de USB.

Isso, querendo ou não, pode ser tornar um pouco perigoso quando utilizado por pessoas que não possuem cuidado nenhum para com esses detalhes. Logo, é preciso estar sempre atento e se informar com vendedores e fabricantes sobre a utilização correta do mesmo.

O que você deve observar com atenção?

Após saber para que serve o Hub USB, quais suas vantagens e os cuidados que é preciso ter, alguns outros detalhes podem e devem ser observados. Por exemplo:

  • Na teoria, até 127 funções podem ser conectadas à mesma porta USB através de um Hub. É claro que, na prática, ninguém vai conectar 127 dispositivos ao Hub, mas é interessante saber que esse é o limite da tecnologia;
  • É preciso ter total atenção ao comprimento do cabo que o Hub USB carrega consigo, afinal, o mesmo não pode e nem deve ser muito longo. Segundo o padrão, eles devem medir, no máximo, três metros. Caso seja necessário estendê-lo, é preciso usar o Hub como repetidor;
  • É importante se atentar ao fato de que uma porta UBS não supre, de maneira nenhuma, mais do que quatro conexões, caso cada uma delas possa consumir 100mA.

Valor e onde adquirir

O Hub USB é um produto que agrega uma qualidade e conforto sem fim para quem utiliza e, justamente por isso, não é um produto extremamente barato, porém, não é um absurdo de tão caro. É possível, sim, encontrar um Hub USB por um valor acessível e que consiga suprir de maneira efetiva as suas exigências.

Na questão da aquisição desse produto, é importante frisar que ele é muito fácil de ser encontrado, podendo ser encontrado em lojas online como a Mundoware. É importante sempre conversar muito bem com o suporte e sanar todas as dúvidas, caso haja alguma.

Fazer perguntas sobre a marca, a melhor forma de utilização e demais informações, por exemplo,  é sempre importante para garantir que o produto tenha uma boa vida útil, sendo utilizado com consciência e cuidado, sem ultrapassar as suas limitações.

Modelos de Hub USB

Hoje em dia, com tantas inovações, é possível encontrar no mercado os tipos mais variados de Hub USB. Alguns dos modelos mais comumente vistos são:

  • Tradicional: esse modelo é simples e é o mais conhecido também. É ótimo para aquela pessoa que precisa resolver o problema de falta de entradas de USB, mas não quero desembolsar nenhuma quantia significativa de dinheiro. Custa em média R$ 20,00 e possui, geralmente, de 4 a 5 portas USB;
  • Mesa para notebook: uma das maiores e melhores inovações são as mesas para notebooks que possuem ao menos 4 portas para plugar os cabos USB. Ou seja, muito além de uma simples mesa para apoiar o notebook, ela ainda traz as entradas USBs, o cooler para ventilação, termômetro e luz de LED;
  • USB-C: extremamente avançado, esse aparelho geralmente traz no total quatro entradas USB 3.1. Isso garante taxas de até 5 Gbps. Além disso, é compatível com os dispositivos mais modernos do mercado. Possui um incrível acabamento em alumínio e chama muito a atenção por seu fortíssimo apelo estético;
  • Formato diferenciado: como os Hubs visam organizar de melhor forma os cabos USB e abrir espaço para que uma quantidade maior seja conectada no mesmo, é possível utiliza-lo de forma criativa e com e estilo. Existem, por exemplo, os Hubs USB com formatos de semáforos. Eles trazem três portas USB e são uma ótima alternativa para quem gosta de personalizar o ambiente com algo útil, porém, divertido e original;
  • Gamer: o Hub USB gamer também foca muito na estética do produto, mesmo que seja mais direcionado ao público gamer. Como possui esse público como alvo, é possível encontra-lo em materiais plásticos, transparentes, azuis, RGB e, além disso, pesando apenas 40 gramas.

Considerações finais

O Hub USB é um excelente produto que pode ser utilizado para diversas finalidades, basta escolher o que mais se adapta às suas necessidades. Acesse agora mesmo a loja da Mundoware e encontre o seu favorito!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *