Como imprimir em papel fotográfico? Veja o passo a passo

Como imprimir em papel fotográfico? Veja o passo a passo

Tempo de leitura: 6 minutos

Você precisa trabalhar com imagens de qualidade, sem depender de um serviço externo, mas não sabe como imprimir em papel fotográfico? Então você chegou ao lugar certo!

Em primeiro lugar, no entanto, você precisa saber que não é toda impressora que consegue imprimir papéis fotográficos com gramaturas acima de 200 gramas. Além disso, algumas impressoras exigem um tipo de papel fotográfico específico para uma melhor experiência.

De todo modo, você vai descobrir neste artigo como imprimir em papel fotográfico e garantir resultados excelentes, seja para uso pessoal ou profissional.

Como imprimir em papel fotográfico?

A produção de impressos depende de alguns fatores para garantir a qualidade esperada.

Não importa se o trabalho é registrar os melhores momentos, como álbum de casamentos, festas de 15 anos e formatura; ou se a ideia é fazer cartazes, folders, cartões de visita ou panfletos.

O importante mesmo é escolher entre os tipos de papeis para impressão ideais para cada uso.

Por isso, para saber como imprimir em papel fotográfico, é preciso entender as gramaturas e quais as impressoras que suportam cada uma delas.

Como identificar a gramatura correta?

Para cada objetivo, existe um papel fotográfico – com a gramatura apropriada.

A partir desse ponto, entendemos a importância de aprender sobre os tipos de papel fotográfico, seu peso e qual sua aplicação, dessa forma, fica mais fácil descobrir como imprimir diferentes impressos.

Sendo assim, vamos conhecer as características das gramaturas mais comuns:

  • Gramaturas 60g – Equivalente à gramatura de jornais;
  • Gramaturas 90g – Mais comum em impressoras Offset e sulfite para a produção de envelopes e papéis timbrados;
  • Gramatura 115g – Igualmente para impressoras comuns, a gramatura de 115 gramas é ideal para impressos de baixo custo, como flyers, cartões e panfletos;
  • Gramatura 150g – Garante resistência e qualidade superior para impressos, como panfletos, capas de revistas, folders e folhetos;
  • Acima de 300g – Cartões postais, convites, cartões de visita, tudo com máxima qualidade e extrema resistência para trabalhos incríveis.

Conhecendo a gramatura do papel correto, o resultado será sempre satisfatório. A próxima questão, contudo, é se a impressora que você tem em casa vai dar conta de imprimir em papel fotográfico.

Afinal, como mencionamos na lista anterior, as gramaturas de 90 e 115 gramas são utilizadas em impressoras comuns. E as outras?

Imprimir em papel fotográfico: saiba qual gramatura para cada impressora

Nem toda impressora vai imprimir em papel fotográfico na gramatura que você escolher.

Isso porque o resultado depende do sistema de impressão e do mecanismo de tração (se puxam o papel pela frente ou por trás). Se isso não for levado em conta, o risco de danificar os papeis fotográficos e de atrasar a produção é grande.

Por isso, é fundamental verificar o manual que acompanha a impressora e saber se ela está preparada para gramaturas mais grossas.

De qualquer forma, aqui vão algumas dicas para imprimir em papel fotográfico, de acordo com o tipo de impressora.

Impressora jato de tinta

As impressoras jato de tinta são muito mais democráticas, aceitando todo tipo de papel fotográfico para imprimir, desde que tenha até 300 gramas. Isso também vai depender do tipo de impressora, porque a Epson e a Canon, por exemplo, puxam o papel por trás, o que favorece a impressão de gramaturas maiores.

Impressora jato de tinta com tração frontal

As impressoras que puxam o papel pela parte da frente não são as melhores para usar papel fotográfico com gramatura acima de 200 gramas.

Isso acontece porque o papel fica abaixo da saída, então precisa virar 180º para entrar na impressora, dando aquela volta para sair por cima. Nesse sentido, papéis mais grossos não vão conseguir sair sem danos – se conseguirem sair.

Impressora a laser

As impressoras a laser também possuem entrada pela frente, no entanto, já é possível encontrar modelos com saída “bypass”, isto é, entrada plana. Dessa forma, o papel, geralmente o couchê ou filicoat, com gramatura maior, poderá entrar sem problemas.

Em geral, qualquer impressora imprime em papel fotográfico, mas é preciso observar o tipo de papel, gramatura e tinta de impressão. É claro que o tipo de impressora pode comprometer o resultado, por isso, o ideal é olhar o manual da impressora para descobrir até qual gramatura do papel fotográfico ela suporta.

Imprimir em papel fotográfico: saiba a tinta ideal para impressão

Quando o assunto é imprimir papel fotográfico, muitos profissionais preferem a tinta corante, por empregar mais brilho, riqueza de cores e acabamento uniforme.

Inclusive, ela é bastante indicada para o papel fotográfico adesivo (glossy) por garantir alta qualidade no resultado. No entanto, é melhor dar preferência à tinta corante com resistência UV, para evitar que desbote com o tempo.

Além disso, elas são mais suscetíveis a manchas quando em contato com sujeira e água. Por essa razão, há pessoas que procuram saber se tem como imprimir em papel fotográfico usando a tinta pigmentada.

Inclusive, respondemos essa questão em nosso artigo sobre as diferenças entre tinta corante e tinta pigmentada. Confere lá depois.

Em suma, a tinta pigmentada é durável, não borra e seca mais rápido, porém, sua aplicação é mais favorável para textos, por terem menos brilho.

Afinal, como imprimir em papel fotográfico em 9 passos?

Agora você sabe que qualquer impressora imprime em papel fotográfico, mas que vai depender do que diz o manual, da tinta e da gramatura, certo?

Pois agora é hora de conferir o passo a passo para imprimir em papel fotográfico. Vamos utilizar como exemplo uma impressão a laser no Windows 10, depois você verifica o manual da sua impressora para saber como seguir as etapas.

Veja o passo a passo:

  1. Abra a janela de impressão;
  2. Certifique-se de editar a foto, caso queira aprimorar cores;
  3. Clique com o botão direito sobre a imagem, selecione “Abrir com” e escolha o programa para abrir a imagem;
  4. Coloque o papel fotográfico sobre a bandeja da impressora a laser, de modo que a parte brilhante ou de impressão fique voltada para cima;
  5. Ajuste as guias de largura para elas ficarem rentes às bordas do papel;
  6. Com a imagem aberta, clique em “Imprimir”, “Arquivo” (pode haver variação em sistemas operacionais diferentes);
  7. Ajuste as configurações de impressão na janela seguinte, em “Propriedades do documento”;
  8. Siga as orientações da tela de acordo com o tipo de papel, tamanho e qualidade de imagem (quanto maior o DPI, melhor a qualidade);
  9. Clique em “OK”, “Imprimir”.

Considerações finais

Neste artigo sobre como imprimir em papel fotográfico, você viu a importância de considerar a tinta, a gramatura e o tipo de impressora para melhores resultados. Além disso, com o passo a passo, você pode imprimir seus trabalhos em casa mesmo.

Gostou deste conteúdo, mas não tem papel fotográfico para imprimir e testar? Então é só conferir a lista de papéis fotográficos que a Mundoware reservou para você!

4.5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *