Tinta pigmentada ou corante: quais as diferenças?

Tinta pigmentada ou corante: quais as diferenças?

Tempo de leitura: 5 minutos

Saber as diferenças entre a tinta pigmentada ou corante é fundamental para quem utiliza impressoras a jato. Por isso, nesse artigo, você poderá conferir quais são as principais características de cada uma delas, e conhecer também as vantagens e desvantagens que elas apresentam. Acompanhe!

Qual a diferença entre tinta pigmentada ou corante?

A verdade é que a escolha entre a tinta pigmentada ou corante é uma tarefa que realmente faz a diferença no fim das contas. Afinal, ambas possuem funções similares, mas se adequando de modo mais eficiente para áreas específicas.

Tinta corante

A tinta corante é realmente a mais utilizada nas impressoras, estando presente nos principais modelos de marcas como a Epson, a Canon e a HP. E isso se deve ao fato dela garantir uma melhor qualidade na impressão de imagens. Isso porque possui mais brilho, gerando uma riqueza de cores mais detalhada.

Além do mais, pode-se utilizar a tinta corante na grande maioria dos papéis, sempre entregando qualidade. Ela é feita a base de água e não garante uma durabilidade tão grande quando comparada com outras opções de tinta.

Outro destaque importante é que seu preço no mercado é bem mais em conta, sendo esse também um dos fatores que contribuem para que ela seja tão utilizada.

Tinta pigmentada

Por outro lado, a tinta pigmentada é ideal para a impressão em papéis mais comuns, seja o cartão, sulfite, entre outros. Ela se caracteriza por se compor de pigmentos (partículas minúsculas de materiais) dissolvidos em solução.

Sua qualidade é significativamente maior quando se trata de impressões de textos, se destacando por possuir menor brilho, mas uma fixação mais adequada. Essa é uma alternativa de tinta durável, também bastante empregada, e que atualmente costuma vir como principal opção de tinta preta nas impressoras.

Quais são as vantagens e desvantagens da tinta pigmentada ou corante?

Agora que já foi possível entender melhor as diferenças existentes entre a tinta pigmentada e a corante, vale a pena aprofundar um pouco mais suas características.

Para isso, nada mais adequado do que acompanhar as vantagens e as desvantagens que cada uma delas possui.

Tinta corante

Vamos começar pelos pontos positivos e negativos da tinta corante.

Vantagens

Como mencionado, a tinta corante possui uma utilização mais simples, sendo perfeita para imagens, mas também cai muito bem em textos. Ela é mais fina e brilhante, o que garante um aspecto final mais bonito às impressões, com cores vívidas.

Devido á sua composição, a tinta corante seca de forma rápida, sendo ideal para muitos trabalhos cotidianos, seja na escola, em casa ou em qualquer local. Ela é muito bem aceita pelos papéis, o que também é uma vantagem importante a se considerar.

Outro fator importante é que essa é uma opção mais barata, sendo amplamente disponível no mercado. Afinal, como já informado, é ela que costuma vir nos cartuchos das impressoras mais conhecidas.

Por fim, vale a pena mencionar que essa tinta, por ser à base de água, raramente entope os cartuchos. Então, para quem costuma ficar um bom tempo sem realizar impressões, essa é uma alternativa eficiente.

Desvantagens

Falando agora sobre os pontos negativos da tinta corante, a principal é que ela é uma opção menos durável. Sua composição foi feita para uma utilização em trabalhos que não precisam durar tanto tempo.

Quando exposta à umidade, por exemplo, ela perde rapidamente a qualidade. Além do mais, com o passar dos anos ela vai se deteriorando, ficando com menos brilho e saturação.

Outra desvantagem que vale a pena mencionar é que a tinta corante borra com muita facilidade. Então, quando entra em contato com a água, ela acaba ficando borrada.

Sua composição faz com que ela suje bastante também. Um pingo, por menor que seja, pode estragar uma impressão.

Tinta pigmentada

Agora, vejamos os pontos positivos e negativos da tinta pigmentada.

Vantagens

Por se compor por pigmentos solidificados, a tinta pigmentada é ideal para trabalhos duráveis. Isso porque ela realmente apresenta uma vida útil muitas vezes maior que a opção à base de corantes.

Um ponto que ajuda bastante nesse fator é a sua resistência à água, não desbotando quando entra em contato com a umidade. Desde que aplicada nos papéis corretos (lisos), a impressão sairá com enorme nitidez. Além disso, a tinta secará rapidamente, se fixando de forma eficiente no papel.

Embora não seja tão vívida, a qualidade da tinta é superior, e devido à sua composição ela praticamente não suja. Vale lembrar, ainda, que ela também é facilmente encontrada no mercado e possui um preço razoável.

Desvantagens

A tinta pigmentada não é devidamente absorvida pelos papéis adesivos e fotográficos, quando estes não recebem o tratamento adequado. Por isso, quando não é devidamente utilizada, ela pode borrar e demorar muito para secar.

No entanto, essa é uma característica que não se aplica à tinta em si, mas sim a essa junção entre ela e um papel inadequado. De todo modo, por não possuir uma aplicação tão vasta quanto a tinta corante, é importante apontar essa desvantagem.

Em todos os casos, a opção pigmentada apresenta um brilho menor em suas impressões, o que também é um ponto negativo quando o assunto é a qualidade visual da imagem.

Por fim, outro ponto negativo que vale a pena informar é que, por ser mais densa e menos fluida, devido aos pigmentos, a tinta pode acabar gerando o entupimento dos cartuchos quando não é utilizada com regularidade.

Considerações finais

Em síntese, as opções de tinta pigmentada ou corante cumprem funções similares, mas resultados diferentes. Afinal, como foi possível observar, cada uma delas conta com diferenciais que as tornam mais ou menos qualificadas para utilizações distintas.

É claro que, em termos práticos, as duas tintas realmente se encaixam para o uso padrão nas impressoras. Mas, agora que suas características foram melhor observadas, fica mais fácil entender suas aplicações completas.

Quer saber tudo sobre impressoras, papelaria e o mundo da informática? Então aproveite para conferir outros conteúdos similares aqui no blog da Mundoware. Até a próxima!

5/5 - (2 votes)

2 Comentários


  1. Bom dia.
    Tenho uma Canon G3110 que comprei tem menos de 1 ano.
    A partir dela comecei a pesquisar sobre as tintas.
    Até onde sei, a tinta preta que vem com essa impressora NOVA é a pigmentada. As coloridas são corantes. Estou correto?
    Daí vem a pergunta: quando acabar a tinta preta que veio junto com a impressora, posso reabastecer esse cartucho preto com tinta CORANTE preta?
    Haverá algum problema?
    Tenho que limpar o cartucho preto que estava com a pigmentada antes de colocar a corante preta?
    Se puderem me responder também para meu email, agradeço.

    Responder

    1. Olá, bom dia! Sim, a tinta original deste modelo a preta é pigmentada e as coloridas corantes. Após acabar as tintas originais, pode reabastecer com corante compatíveis, mas o correto é fazer uma limpeza antes, para não ter mistura de tinta pigmentada com corante. Se for trocar pelas compatíveis, o correto também é colocar todas as cores compatíveis. Qualquer outra dúvida estamos a disposição! 😊

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *