Tempo de leitura: 6 minutos
A impressora encrencou de novo! Outro dia, vi um meme no Facebook que dizia: “Quem pensa que a finalidade das impressoras é imprimir, está enganado. Na verdade, a finalidade é fazer a gente passar raiva!” Bom, embora isso realmente possa acontecer em algumas situações, em outras, a solução para o que parece um problema de outro mundo é mais fácil do que se imagina. Desbloquear firmware da impressora HP, por exemplo, é um procedimento simples que pode evitar muita dor de cabeça para quem usa cartuchos compatíveis, como os que são vendidos na Mundoware.
Tudo começou há cerca de 3 anos atrás. Em 2015, a HP, uma das maiores fabricantes de impressoras do mundo, gerou polêmica no mercado depois de lançar uma atualização de firmware que simplesmente fez com que diversos modelos parassem de funcionar se não utilizassem cartuchos originais. Embora lançada em 2015, a atualização estava programada para bloquear as impressoras a partir de 13 de setembro de 2016.
Leia também:
Veja quais foram os modelos afetados pela atualização que funcionou como uma bomba-relógio e pegou muitos usuários desprevenidos:
- OfficeJet Pro série 6230;
- OfficeJet série 6810;
- OfficeJet série 6820;
- OfficeJet Pro série 6830;
- OfficeJet Pro séries 8610, 8615, 8616;
- OfficeJet Pro séries 8620, 8625;
- OfficeJet Pro série 8630;
- OfficeJet Pro série 8640;
- OfficeJet Pro série 8660;
- OfficeJet Pro X451dn;
- OfficeJet Pro X451dw;
- OfficeJet Pro X476dn;
- OfficeJet Pro X476dw;
- OfficeJet Pro X551dw;
- OfficeJet Pro X576dw.
Assim que chegou o dia 13 de setembro, todos esses modelos, se não estivessem utilizando um cartucho original, apresentaram a seguinte mensagem de erro:
“Um ou mais cartuchos parecem estar danificados. Remova-os e substitua-os por novos cartuchos”.
Os usuários ficaram impedidos de utilizar a impressora até que comprassem um cartucho original.
Leia também:
A jogada da HP e a repercussão mundial do caso
A HP admitiu o bloqueio, o que enfureceu muitos consumidores a favor da liberdade de escolher qual tipo de suprimento querem comprar para suas impressoras. A fabricante afirmou que a medida havia sido tomada com o objetivo de proteger sua propriedade intelectual, bem como aumentar a segurança dos seus produtos.
O caso teve repercussão mundial. A Fundação Fronteira Eletrônica (EFF), organização sem fins lucrativos que luta para proteger os direitos de liberdade do usuário na era digital, publicou uma carta direcionada à HP onde criticava fortemente o bloqueio realizado. Para a EFF, a HP agiu de má fé e enganou o consumidor.
Depois da polêmica, a HP disse que um pequeno número de usuários havia sido afetado, mas que voltaria atrás na estratégia e lançaria uma nova atualização de firmware para retirar o bloqueio aos cartuchos compatíveis.
Acontece, porém, que muitos usuários não souberam como desbloquear firmware da impressora HP após o ocorrido, isso porque a atualização era opcional, então, era preciso procurar e fazer o download manualmente se quisessem que seus equipamentos voltassem a aceitar cartuchos compatíveis.
Se você tem uma impressora HP e ela parou de funcionar de repente, apresentando a mensagem de erro que mostramos aqui, você pode desbloquear firmware da impressora HP com o passo a passo que montamos a seguir.
Como desbloquear firmware da impressora HP com passo a passo e links oficiais
Fazemos questão de mostra a você como desbloquear firmware da impressora HP seguindo as orientações e os links para download do próprio fabricante para garantir mais segurança durante o processo.
Vamos lá?
Passo 1
Antes de qualquer coisa, certifique-se de que seu modelo é um dos que citamos no começo da matéria. Então, certifique-se de que a impressora está ligada na tomada e devidamente conectada ao computador.
Passo 2
O segundo passo é baixar e executar o arquivo de atualização de firmware que irá remover o bloqueio aos cartuchos não originais.
Para isso, você deve acessar a página do seu modelo no site oficial da HP, clicar na aba “Firmware” e fazer o download. Seu sistema operacional deverá ser detectado automaticamente. Se isso não acontecer, basta selecionar no topo da página para fazer o download corretamente.
Siga os links oficiais abaixo para acessar a página do seu modelo:
- OfficeJet Pro série 6230 – clique aqui;
- OfficeJet série 6810 – clique aqui;
- OfficeJet série 6820 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 6830 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 8610 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 8615 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 8616 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 8620 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 8625 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 8630 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 8640 – clique aqui;
- OfficeJet Pro série 8660 – clique aqui;
- OfficeJet Pro X451dn – clique aqui;
- OfficeJet Pro X451dw – clique aqui;
- OfficeJet Pro X476dn – clique aqui;
- OfficeJet Pro X476dw – clique aqui;
- OfficeJet Pro X551dw – clique aqui;
- OfficeJet Pro X576dw – clique aqui.
Passo 3
Ao executar o arquivo que você baixou, surgirá uma janela de atualização da HP. Você deve, então, escolher o número de série da sua impressora e clicar em “Atualizar”. Se o número de série estiver listado, mas com a informação “Não aplicável”, isso significa que o firmware não precisa ser atualizado. Se o número de série não estiver listado, verifique as conexões da impressora.
Passo 4
Depois que a atualização for concluída, clique em “Ok”. Se a mensagem de erro continuar sendo exibida, então o cartucho realmente está com problema e deve ser substituído.
Lembre-se que é muito importante adquirir cartuchos compatíveis de qualidade. Visite a loja Mundoware e conheça nossos produtos!
Aproveite para ler também:
Considerações finais
Felizmente, desbloquear firmware da impressora HP não é tão difícil quanto você poderia imaginar. A sorte é que o fabricante resolveu voltar atrás na decisão de bloquear o uso de cartuchos não originais.
Cartuchos compatíveis são como cartuchos genéricos, ou seja, fabricados por outra empresa que não a fabricante da impressora, mas de excelente qualidade e preços muito mais acessíveis. Comece a economizar hoje mesmo comprando cartuchos compatíveis na Mundoware!
Link permanente
Olá. O link para o firmware da hp 6830 não funciona. Dá mensagem de erro e não encontro como entrar em contato com a hp. Só tem atendimento tipo faq.
Link permanente
Olá, Jorge!
Agradecemos sua visita ao blog da Mundoware.
Verificamos e percebemos que a HP realizou algum tipo de atualização, fazendo com que os links que postamos aqui no artigo não funcionassem mais.
Fomos atrás dos links atualizados e já fizemos os devidos ajustes. Agora você pode seguir o novo link para o seu modelo 6830 e conseguirá fazer o download do firmware.
Muito obrigado pelo comentário e por nos ajudar a melhorar o blog.
Esperamos que sua atualização seja bem-sucedida!
Atenciosamente,
Equipe Mundoware
Link permanente
Boa Noite pessoal do blog, a HP lançou outro firmware dia 16/04/2019, isso mesmo segunda-feira agora, com o mesmo intuito de bloquear as impressoras para os seguintes modelos… HP 7720/7740/8710/6970… e agora??? Mais uma vez nos forçando à comprar cartuchos originais, está nos detalhes de cada Firmware desses modelos…
Link permanente
Olá, Maicon. Como vai?
Pois é, infelizmente deverá ser assim daqui em diante. O procedimento de reverter para uma versão antiga do firmware deverá continuar funcionando para todos os modelos da HP.
Tentaremos sempre atualizar o artigo quando houver novas formas de resolver esse tipo de problema.
Atenciosamente,
Equipe Mundoware
Link permanente
Bom dia,
Tenho um problema de bloqueio com uma HP Officejet Pro 8720… sabem como resolver? Foi comprada em Dezembro e esta é a primeira vez que estou a tentar substituir os cartuchos… Obrigada desde já
Link permanente
Oi, Lara! Tudo bem?
Agradecemos o seu comentário.
No momento, infelizmente, não há como desbloquear esse modelo. No site da HP só existe um firmware disponível, que é bem recente e contém o bloqueio. Você terá que usar cartuchos originais por enquanto.
Caso saibamos de alguma maneira de te ajudar, atualizaremos este comentário.
Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Mundoware
Link permanente
Olá! Pessoal.
Excelente matéria!
Quanto a HP Deskjet 2676, cartuchos originais recarregados e novos genéricos são bloqueados.
Por favor, há firmware para desbloquear, pode ser informado para mim.
Agradeço.
Obrigado.
Link permanente
Olá, José! Tudo bem?
Pelo que verificamos no site da HP, o firmware disponível é de Julho/19, muito recente. Caso tenha sido atualizada com este firmware, dificilmente vai funcionar.
Não encontramos firmware antigo para esta impressora disponível para download. Caso tenha comprado a impressora ano passado ou antes, uma alternativa é desinstalar completamente o pacote completo de software, limpar o registro do Windows, incluindo pastas oriundas da instalação e, após isto, reinstalar a impressora somente com o driver (a maioria das impressoras é reconhecida automaticamente pelo Windows). Além disso, não deixe habilitada a opção de atualização automática. Não é certo que funcionará, mas é uma tentativa válida.
Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Mundoware
Link permanente
Obrigado amigos! Salvaram o meu dia!
Link permanente
Olá, João!
Ficamos felizes em saber que o artigo foi útil!
Muito obrigado pelo seu comentário.
Atenciosamente,
Equipe Mundoware
Link permanente
olá, eu fico confusa com esse modelos, porque sempre tive impressoras hp deskjet, no caso estou com a 2546. Os dois cartuchos originais, o colorido nem acabou ainda, comprei um refil de tinta para recarregar o cartucho preto, ainda hoje conseguir fazer 2 copias, quando fui para a 3, pronto “Cartuchos incompatíveis”. Então, eu particularmente não duvido que todas as impressoras Hp tem esse bloqueio. Se essa impressora foi paga e ela é minha o que faço com ela e como recarrego é ao meu cargo. A hp defender que fez isso para proteger a “propriedade intelectual” é absusivo. É somente para “defender” os lucros da mesma. Eu só passo raiva e isso dá uma decepção enorme. O que faço para usar essa impressora? Nâo posso comprar outra agora? Comprei outra com certeza!
Link permanente
Olá Aline!
Entendemos sua decepção, mas no seu caso talvez não seja o problema citado no artigo. Talvez o cartucho tenha queimado ao fazer a recarga. O cartucho possui vários contatos na parte traseira, eles são os responsáveis em fazer a comunicação entre a impressora e o cartucho e são muito sensíveis a energia estática. Caso tenha havido algum contato das suas mãos com esta parte, pode ter queimado o mesmo.
Um teste que você pode fazer também, pois pode ser apenas um mau contato, é o seguinte: pegue papel higiênico e passe com bastante pressão em toda a parte em que ficam os contatos. Isso pode solucionar.
Infelizmente alguns problemas ficam difíceis de serem resolvidos a distancia, mas caso este procedimento não resolva seu problema, leve até um técnico de impressora somente o cartucho e peça para ele testar se está queimado. Assim, vai ter certeza se é o cartucho ou se é a impressora que o está recusando.
Obrigado pela pergunta, Aline, e esperamos que você tenha sucesso na resolução do seu problema!
Atenciosamente,
Equipe Mundoware
Link permanente
Tenho uma multifuncional HP Deskjet 2050 All-in-One j510 series, que não está mais aceitando cartuchos que não sejam originais. Tens alguma solução para um sexagenário como eu que não está muito habituado com essas tecnologias e também não tem condições financeiras para usar os cartuchos originais?
Link permanente
Olá, Benevenuto, tudo bem?
Obrigado por comentar no blog da Mundoware.
Com a distância é um pouco complicado ajudar nesse caso, mas o que precisa ser feito é o que está no artigo. Você precisa fazer um downgrade do firmware/driver para que a impressora volte a aceitar cartuchos compatíveis. O processo é um pouco chatinho, mas é só seguir o passo a passo e fica mais fácil. Caso tenha receio, você pode procurar um técnico de informática para realizar o procedimento.
Boa sorte!
Equipe Mundoware
Link permanente
A multifuncional HP 3776 so pode ser usado cartuchos originais ?
Se sim , da para fazer algo para ela aceitar os paralelos?
Link permanente
Olá, Adriano, como vai?
A 3776 é uma das mais complicadas para conseguir escapar desse bloqueio da HP.
Sugerimos que você tente fazer o downgrade para um firmware bem antigo, pois assim são maiores as chances de dar certo. Caso você tenha dificuldade em encontrar um firmware mais antigo, o recomendado é solicitar que um técnico de informática realize esse procedimento.
Boa sorte!
Equipe Mundoware
Link permanente
Bom dia! a minha é a HP OFFICEJET PRO 8600, e não vi ali em cima, o que devo fazer para desbloquear nesse modelo?
Link permanente
Olá, Hayssa!
Agradecemos o seu comentário, pois ele poderá ajudar outros proprietários da OfficeJet Pro 8600!
Aqui está o link que contém o firmware para o seu modelo:
https://support.hp.com/pt-pt/drivers/selfservice/hp-officejet-pro-8600-e-all-in-one-printer-series-n911/4322914/model/4323658
Esperamos que dê tudo certo!
Atenciosamente,
Equipe Mundoware
Link permanente
A minha HP é a OfficeJet 6950 e não se encontra nos modelos referidos o que devo fazer.
Link permanente
Olá, Liliana!
Obrigado por comentar.
Aqui está o link que contém o firmware para o seu modelo:
https://support.hp.com/br-pt/drivers/selfservice/hp-officejet-6950-all-in-one-printer-series/9666193
Esperamos que tenha sucesso!
Atenciosamente,
Equipe Mundoware
Link permanente
A minha é uma HP officejet pro 7744… Não consigo usar o cartucho original (recarregado)… O quê eu faço? Não estou conseguindo achar o arquivo para downgrade…
Link permanente
Olá, Adriel!
Pelo que verificamos no site da HP, o firmware disponível é de Junho/19, muito recente. Se o firmware presente na impressora for este, dificilmente vai funcionar.
Não encontramos firmware antigo para downgrade, inclusive em sites da HP de outros países, que é uma boa prática. Às vezes não disponibilizam no Brasil, mas em outros países sim, principalmente países da Europa. Mas, infelizmente, para esta sua impressora, também não encontramos fora.
Caso tenha comprado a impressora ano passado ou antes, uma alternativa é desinstalar completamente o pacote completo de software, limpar o registro do Windows, incluindo pastas oriundas da instalação e, após isto, reinstalar a impressora somente com o driver (a maioria das impressoras é reconhecida automaticamente pelo Windows). Além disso, não deixe habilitada a opção de atualização automática.
Não temos como afirmar que dará certo para este modelo, mas alguns nos relataram que funcionou.
Boa sorte!
Link permanente
Boa noite, a minha é uma HP 8100, e está com falha no carticho preto, mas sempre usei cartuchos originais.
Link permanente
Olá, Rudolfo!
Obrigado por comentar em nosso blog.
É provável que o cartucho esteja queimado ou com algum outro defeito. Por ser original, o bloqueio não deveria afetar.
Se possível, troque o cartucho preto e veja se resolve o problema.
Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Mundoware