Qual a diferença entre toner e cartucho? Entenda definitivamente!

Qual a diferença entre toner e cartucho? Entenda definitivamente!

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você acha que um toner nada mais é do que um cartucho grandão, é hora de entender um pouco melhor sobre suprimentos de impressão. Seja você um usuário doméstico, profissional ou então alguém que está começando a se aventurar no mundo das impressoras, saber a diferença entre toner e cartucho é essencial.

Suprimentos para impressão são o foco da Mundoware. Para atender cada vez melhor nossos clientes, estamos sempre em busca de informações, dicas, novidades e tutoriais que possam facilitar o processo de compra e o dia a dia de quem mais importa para nós.

O artigo de hoje tem a finalidade de esclarecer as maiores dúvidas relacionadas a diferença entre toner e cartucho. A primeira coisa que você precisa saber, então, é que um toner não é um cartucho grandão!

Cartuchos de tinta são utilizados em impressoras jato de tinta enquanto toners são utilizados em impressoras laser. Esse é o conceito básico que você provavelmente já conhece, mas a diferença entre toner e cartucho vai muito além disso.

O toner é o cartucho em pó?

A grosso modo, sim.

Enquanto os cartuchos são recipientes para tinta líquida, os toners são recipientes para tinta em pó. Na realidade, ambos são cartuchos. Um é cartucho de tinta (líquido) e outro é cartucho de toner, mas popularmente eles são chamados de “cartucho” e “toner”, respectivamente.

Cartucho de tinta

Existem dois tipos de cartucho de tinta: preto e colorido.

O preto, naturalmente, vem carregado de tinta preta. Já o colorido vem carregado nas cores primárias (Cyan, Magenta and Yellow – Ciano, Magenta e Amarelo). É a partir da mistura dessas cores primárias que saem as outras cores.

Durante o processo de impressão em uma impressora jato de tinta, ou seja, que utiliza cartuchos de tinta, duas mecânicas podem ser empregadas, dependendo do fabricante e do modelo:

·         Bolha térmica: impressoras que utilizam essa mecânica imprimem através de pequenos resistores que aquecem a tinta do cartucho. Depois de aquecida, a tinta evapora e cria uma bolha – daí o nome “bolha térmica”. Esguichos fazem a tinta dessa bolha jorrar no papel e a mágica da impressão acontece.

·         Piezo-elétrica: mecânica mais moderna, a tecnologia “piezo-elétrica” utiliza cristais chamados “piezo” que ficam localizados na parte traseira do reservatório de tinta. Ao receberem uma carga elétrica enviada pelo equipamento, os cristais vibram, esguichando uma pequena quantidade de tinta na folha, assim, possibilitando a impressão.

Nessa página, você pode visualizar todos os cartuchos de tinta vendidos pela Mundoware.

Cartucho de toner

Assim como os cartuchos de tinta, os cartuchos de toner também são vendidos em dois tipos, preto e colorido, então, essa não é uma diferença entre toner e cartucho, mas o conteúdo sim, já que os toners contém tinta em pó e os cartuchos de tinta contém tinta líquida como você já aprendeu nesse artigo.

O funcionamento das impressoras laser é um pouco mais complexo. Basicamente, elas funcionam com base na eletricidade estática.

Tudo começa quando o equipamento aplica uma carga elétrica positiva na extensão do cilindro fotorreceptor rotativo. Então, ele começa a girar e o raio laser vai aplicando toda a carga nos pontos específicos para formar o texto ou a imagem.

Agora, o toner começa a agir. Por ser composto por um pó fino de carga elétrica positiva, fica depositado em todas as áreas previamente descarregadas pelo laser, de carga negativa, e então é repelido na área restante de carga positiva.

Depois disso, o papel sai da bandeja e então recebe uma carga negativa de força superior à da imagem eletrostática, passando pelo cilindro e entrando em contato com a peça – é nesse momento que o papel atrai o pó e fica com a impressão gravada nele – mas calma, pois a impressão ainda não está concluída!

O toner ainda precisa passar por outros dois cilindros, os fusores, para que o pó de tinta seja fixado permanentemente no papel. Esses rolos se aquecem e fazem com que a tinta do toner passe para a folha.

Nessa página, você pode visualizar todos os cartuchos de toner vendidos pela Mundoware.

Padrão de impressão

O padrão de impressão dos cartuchos de toner ou tinta é o mesmo: CMYK.

Caso você não saiba, CMYK é a sigla para Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e Black Key (Preto). Esse sistema é empregado para reproduzir a grande maioria das cores do espectro visível.

Arquivos para impressão devem sempre ser criados e salvos no modo de cores CMYK e não no modo RGB (Red, Green and Blue – Vermelho, Verde e Azul). RGB é o sistema de cores utilizado em dispositivos eletrônicos como monitores, TVs e câmeras digitais.

Não dá para trocar um pelo outro!

Por motivos óbvios e pela grande diferença entre toner e cartucho que você conheceu nessa matéria, não dá para substituir um toner por um cartucho ou vice-versa, já que cada um funciona de um jeito e não há nenhuma compatibilidade entre eles.

Isso significa que você deve pensar muito bem antes de comprar uma impressora. Se optar pelo modelo jato de tinta, que é mais indicado para impressões caseiras e esporádicas, saiba que sempre precisará comprar cartuchos de tinta, que acabam mais rápido e não produzem impressões tão boas quanto os toners. Por outro lado, se optar pelo modelo a laser, deverá desembolsar um pouco mais para comprar os cartuchos de toner que são um pouco mais caros, mas de qualidade superior, como você poderá entender melhor no tópico a seguir.

Características de cada modelo

Vamos ser bem diretos sobre as características de cada modelo:

·         Impressoras jato de tinta que utilizam cartuchos de tinta: são mais baratas, geralmente indicadas para uso doméstico, imprimem mais lentamente e possuem uma capacidade máxima de impressão mensal inferior. Os cartuchos são mais baratos, mas as impressões são de menor qualidade e duram menos.

·         Impressoras laser que utilizam cartuchos de toner: são mais caras, geralmente indicadas para uso profissional, imprimem com mais velocidade e podem produzir um número maior de páginas por mês. Os toners são um pouco mais caros, mas compensam pela melhor qualidade das impressões e também pela maior durabilidade.

Se você quer saber mais detalhes sobre qual impressora é ideal para você, confira o tópico abaixo:

·         Impressora Laser ou Jato de Tinta: qual é amelhor para mim?

Esperamos que suas dúvidas sobre a diferença entre toner e cartucho (ou melhor, as diferenças) tenham sido esclarecidas.

Até breve com mais dicas de impressão e suprimentos!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *