Tempo de leitura: 6 minutos
O verão já está dando sinais de que será realmente intenso. Para se livrar do calor, você acaba adquirindo um ar condicionado que tem a voltagem de 220v. No entanto, sua residência só comporta 110v. Aí vem a dúvida: é possível usar um autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus?
Atualmente está cada vez mais complicado encontrar aparelhos desse tipo compatíveis com a rede elétrica. Tecnicamente não teria como ligar ar condicionado 220v na tomada 110v. O Brasil possui redes com ambas as voltagens, mas esse impasse ainda assim acontece.
A boa notícia é que existe uma maneira simples de transformar rede 110v em 220v. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre isso e sobre como o autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus Maxx Fort Bivolt pode ser a solução para seus problemas.
Leia também:
- Autotransformador para ar condicionado de até 9.000 Btus
- Autotransformador para ar condicionado de até 12.000 Btus
Quais são os tipos de tensões que existem no Brasil?
No território nacional, existem somente dois tipos de voltagem: 127v (o famoso 110v) e 220v. Diversas pessoas se confundem neste sentido e ficam sem saber como proceder em alguns casos.
A tensão elétrica tem como responsabilidade levar os elétrons por meio de fios condutores até o aparelho. Já a corrente elétrica tem como responsabilidade fazer esse aparelho funcionar. A relação que se dá entre a corrente e a tensão é a potência.
No Brasil, atualmente, existe a tensão de 127v e 220v. Essa variável depende da concessionária de energia elétrica que atua na região fazendo a distribuição de energia.
A questão da confusão com a voltagem de 110 é que ela já existiu um dia e as pessoas acreditam que ainda exista. Na época em que os sistemas elétricos foram implantados no país, foi adotado o valor de 110v (que é o padrão americano) e o valor de 220v (que é o padrão europeu).
No entanto, as companhias de energia acabaram por padronizar as tensões elétricas em 127v e 220v, extinguindo a de 110v.
O motivo de alguns equipamentos só serem fabricados em 220v é porque eles necessitam de grande potência para funcionarem. No 220v, a corrente é menor, o que diminui os condutores e a proporção do tamanho do aparelho, como no caso do ar condicionado.
Autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus: usar ou não usar?
Ligar um ar condicionado no 110v, sendo ele de 220v, com certeza te trará, no mínimo, muita dor de cabeça. Mas não é preciso abrir mão do uso do aparelho por conta disso.
Sabemos que fabricar um equipamento somente em uma única voltagem é mais barato. Isso acaba inibindo certos consumidores de adquirir o produto. Contudo, o uso do autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus acaba sendo uma forma econômica de não passar tanto calor por conta da divergência da rede elétrica.
Como o próprio nome diz, este equipamento é “auto”. Isso quer dizer que ele transforma automaticamente a tensão conforme a tensão da entrada. É como se você pudesse transformar rede 110v em 220v em um passe de mágica.
Seu funcionamento ocorre de forma simples por meio de uma bobina interna e de um campo magnético criado por várias lâminas metálicas. Seu uso permite que se tenha como ligar ar condicionado 220v na tomada 110v, pois o autotransformador faz a transformação da tensão.
O que pode acontecer caso alguém ligue ar condicionado 220v no 110v?
Essa é uma questão bem séria e não ocorre somente nos casos do ar condicionado. Se alguém ligar um eletrônico de 110v em uma tomada de 220v, provavelmente queimará o equipamento, pois ele receberá uma alta tensão que não suporta.
Já no caso contrário, um aparelho de 220v sendo ligado na tomada de 110v pode simplesmente não funcionar. Seu desempenho – caso funcione – será drasticamente reduzido também. Por isso é tão importante prestar atenção na tensão nominal divergente: evita prejuízos.
Motivos para se optar pelo autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus Maxx Fort Bivolt
As razões para a escolha do autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus Maxx Fort Bivolt, que a Mundoware tem o prazer de apresentar, são inúmeras. Dentre elas, podemos destacar:
- Eficiência na função de diminuir ou aumentar a tensão elétrica;
- Melhor rendimento;
- Custo baixo se comparado a transformadores do tipo convencional;
- Por ter dois enrolamentos, torna-se bastante econômico, já que exige menos condução para a mesma potência;
- Não libera gases tóxicos e não contamina o meio ambiente;
- Menor queda na tensão;
- Preço reduzido;
- Dimensões reduzidas;
- Tem um sistema de proteção térmica para a segurança do usuário;
- É fabricado em conformidade com todas as normas que estão vigentes e que garantem a segurança dos aparelhos elétricos;
- Funciona em qualquer lugar;
- Utiliza menor quantidade de corrente para entregar uma maior quantidade de energia.
Autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus
O Autotransformador 2000VA 1400W Bivolt de Tomada 10A Emplac Maxx Fort F30009, que apresentamos acima, suporta aparelhos de ar condicionado de até 7.000 Btus (Classe A).
Existem também outros autotransformadores para aparelhos de ar condicionado de diferentes potências:
- Autotransformador 3000VA 2100W Bivolt de Borne Emplac Maxx Fort F30012
- Ar Condicionado 9.000 Btus (Classe A)
- Ar Condicionado 7.000 Btus (Classe A)
- Autotransformador 5000VA 3500W Bivolt de Borne Emplac Maxx Fort F30013
- Ar Condicionado 12.000 Btus (Classe A)
- Ar Condicionado 9.000 Btus (Classe A)
- Ar Condicionado 7.000 Btus (Classe A)
Cuidados a se tomar com o autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus Maxx Fort Bivolt
Para garantir a eficiência do produto, é preciso ficar atento a alguns detalhes, tais como:
- Não ligar a tomada preta do autotransformador no 220v, uma vez que o aparelho corre o risco potencial de queimar. Isso caracteriza o mau uso do produto. Em caso de necessidade de assistência técnica, e identificada essa falha, é possível que se perca a garantia;
- É preciso se certificar de que a potência do consumo do seu equipamento eletrônico seja igual ou menor do que a potência nominal do autotransformador para ar condicionado;
- Essa potência nominal é equivalente à potência real que o autotransformador entrega. É o que aparece na descrição do produto, nem mais, nem menos. Esta é uma qualidade garantida que o autotransformador oferece aos clientes;
- Se você usar o autotransformador para ar condicionado em uma potência superior, não há problema. Mas se utilizar em uma potência abaixo pode causar algum dano ao equipamento. Isso quer dizer que, quanto maior for a potência do autotransformador, maior será a variedade de equipamentos em que poderá ser utilizado;
- Consulte sempre o manual de instruções que vem junto com o equipamento para garantir seu uso de forma correta. Isso também garante a segurança do consumidor.
A Mundoware tem a solução que você precisa para se livrar do calor no verão. Conheça o autotransformador para ar condicionado de até 7.000 Btus Maxx Fort Bivolt e obtenha o conforto que você e sua família merecem.