Como limpar impressora jato de tinta: as melhores dicas para você seguir

Como limpar impressora jato de tinta: as melhores dicas para você seguir

Tempo de leitura: 6 minutos

Impressora dando defeito? Sujeira nas folhas impressas? Dificuldades na hora da impressão e travamento de folhas? Alguns destes problemas podem ser resolvidos com a limpeza da impressora. Veja aqui dicas de como limpar impressora jato de tinta e faça sua impressora durar mais.

Seja pelo acúmulo de pó ou tinta em partes específicas da sua impressora, é comum ver defeitos em impressoras jato de tinta. Uma manutenção periódica pode fazer seu equipamento durar mais e ainda te ajudar a economizar uma boa grana com manutenção ou a compra de uma máquina nova. O ideal é saber ao menos um pouco sobre como limpar impressora jato de tinta e fazer com que as “ink jets” durem mais e trabalhem melhor.

A parte externa é sempre muito fácil. Um pano limpo com um pouco e álcool isopropílico e tudo fica bem. Dependendo do modelo, nem será necessário usar um produto tão específico. Mas quando falamos de bicos injetores, carros da impressora, compartimento de tinta e áreas internas, limpar a impressora jato de tinta se torna uma missão arriscada.

Leia também:

Dica 1: identifique a hora de limpar

Para saber a hora certa e o melhor modo de como limpar impressora jato de tinta, faça a manutenção preventiva. Isso significa ter uma data certa para a limpeza de seu equipamento.

Os fabricantes vão dizer algo sobre “a cada 6 meses”, mas reduza este número pela metade para casos de muito uso, mesmo que seja caseiro. E se for no escritório, reserve um dia do mês para fazer a limpeza da impressora.

Dica 2: fique atento aos sinais que a impressora dá

Os defeitos mais comuns de uma impressora que precisa de limpeza é puxar várias folhas por vez, imprimir o conteúdo de uma única folha em duas folhas, atolar papel com muita frequência, sujar o papel na hora da impressão e fazer barulhos estranhos.

Se você notou algum ou vários destes sintomas, vá já pegar um pano que não solte fiapos e álcool isopropílico. É hora de aprender como limpar impressora jato de tinta.

Dica 3: principais cuidados

  • Só para não ficar dúvidas : se sua impressora for laser, limpe a cada troca de toner. Porém, se você confirmou que é mesmo jato de tinta e não tem erro, vamos seguir em frente.
  • Outro cuidado é não tocar nunca na haste do carro da impressora. E nem faça a lubrificação em casa. Quando essa hora chegar, prefira um profissional. Acredite, vai sair mais barato.
  • Não toque na cinta codificadora da impressora.
  • Não deixe cair objetos dentro da impressora e todo cuidado para não cair líquidos dentro da impressora. Parece óbvio, mas estes dois problemas são os principais causadores de defeitos. Se você quer mesmo saber como limpar impressora jato de tinta, a primeira lição é tirar de perto da máquina tudo o que possa acidentalmente cair dentro dela.

Dica 4: desligue a impressora

Também parece muito óbvio, mas desligue a impressora antes da limpeza! Este cuidado é para evitar curtos com a energia residual. Você pode tomar um leve choque, ou nem sentir, mas essa carga quase imperceptível pode queimar computadores e impressoras.

Dica 5: limpe os cartuchos

Algodão é ótimo para isso, desde que não solte fiapos. Só com essa precaução você já vai escolher bem a flanela macia, de excelente qualidade, que não solte fiapinhos.

Outra excelente ferramenta é um cotonete de alta resistência. De novo, nada de fiapos.

Retire os cartuchos, passe o cotonete totalmente seco nos bicos injetores e nos conectores de cobre. Faça o mesmo nos conectores da impressora.

Por acidente você tocou nos conectores. Não se desespere. Com uma borracha branca escolar, limpe suavemente os conectores. Se sobrarem pedaços da borracha, use novamente o cotonete seco.

Dica 6: bicos injetores entupidos

É a hora de usar o cotonete embebido com álcool isopropílico. Mas nada de cotonete pingando álcool. O melhor jeito de como limpar impressora jato de tinta é sem usar líquidos. Todo excesso deve ser evitado.

Outro jeito é usar uma seringa para limpar os bicos injetores ou até encher o cartucho com álcool isopropílico e aplicar em folhas de papel.

Dica 7: como limpar impressora jato de tinta na parte de dentro

Um pano seco. De preferência de algodão. Uma flanela vai bem. E se você não alcançar alguma parte, tente objetos macios para alcançar melhor.

Isso quer dizer que você não vai enfiar objetos metálicos em sua impressora, mas hastes de plástico. No máximo um palito grande de madeira enrolado em muito pano para não danificar o equipamento.

Lembra do abaixador de língua do seu médico? Aquilo parece um palito de picolé, mas já vai ajudar.

Isso funciona muito bem em pontos em que você enxerga muita sujeira acumulada, ou mesmo depósitos de tinta que vazou.

Dica 8: como limpar impressora jato de tinta usando o software

Junto com sua impressora jato de tinta, você vai receber o CD de instalação. Use o programa da própria impressora para efetuar limpezas de cartucho.

O sistema de limpeza do software inclui ajuste de cartuchos, teste de tintas, ajuste do carro da impressora e, em muitos casos, diagnósticos mais precisos do que acontece com sua jato de tinta.

Assim, outra dica de como limpar impressora jato de tinta é seguir as instruções do CD para fazer a limpeza correta do seu modelo. As melhores impressoras contêm excelentes dicas específicas.

Dica 9: prevenção é sempre o melhor remédio

Algumas dicas de manutenção são totalmente preventivas.

  • Não quer que sua impressora acumule pó ou sujeira? Cubra a impressora com uma capa, plástico ou até mesmo um pano. Parece antiquado, mas ajuda. E no caso de uma capa de plástico, evita queda acidental de objetos ou líquidos.
  • Não deixe o equipamento sem uso. Imprima ao menos uma folha por semana, mesmo que seja um teste de impressão. Se você achar que está economizando ao deixar de imprimir, esqueça. Você só estará correndo o risco de perder os cartuchos. A tinta seca dentro deles ou pode vazar para a impressora.
  • Não sabe como limpar impressora jato de tinta que seja multifuncional? Pelo lado de fora, um pano levemente úmido, com água mesmo. Não há a necessidade de produtos de limpeza, álcool ou mesmo o álcool isopropílico. Aliás, estes produtos podem ressecar sua impressora.
  • Se for uma multifuncional com scanner e só o pano úmido não limpar o vidro, você pode espirrar um pouquinho de desengordurante de cozinha. Sem exagero. E passe o pano suavemente.

Leia também:

Dica 10: se tudo falhar…

Você fez tudo isso e a impressora continua dando problemas. Você já não sabe mais como limpar impressora jato de tinta. Leve a um técnico. Você já fez a sua parte. Agora é hora de um profissional. Boa sorte!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *