Tempo de leitura: 6 minutos
Duas coisas que cada vez menos conseguimos abrir mão são nossos dispositivos eletrônicos e, claro, a energia elétrica que os faz funcionar, não é mesmo? Afinal, seja para trabalho ou lazer, notebooks, smartphones, TVs ou consoles de videogame fazem parte da nossa rotina. Mas você toma os devidos cuidados com eles? Já ouviu, por exemplo, a expressão surto elétrico? Conhece o DPS Portátil Clamper Pocket?
Antes de explicar tudo isso, vamos resumir: o DPS Portátil Clamper Pocket existe justamente para você não ter nenhum risco de perder seus equipamentos por causa de um surto elétrico. Portanto, vale a pena contar com um. E, mais adiante, vamos mostrar os motivos.
De qualquer maneira, mesmo que você nunca tenha ouvido falar em surto elétrico, é bem provável que algum dia já tenha recebido a recomendação de tirar o equipamento da tomada durante um temporal. Muita gente, aliás, desconecta todos os aparelhos da rede elétrica antes de viagens mais longas.
É bem possível, também, que você conheça alguém ou já ouviu falar de casos de pessoas que perderam eletrodomésticos durante temporais. Ou, então, em serviços de manutenção da rede urbana de energia. Ainda que nesses casos seja possível se ressarcir, todos sabemos dos transtornos que isso causa – e, muitas vezes, da demora.
A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado de maneira simples. E o melhor: sem interromper seu trabalho ou seu jogo durante uma chuva forte ou qualquer pico de tensão de energia. Para isso, basta instalar um DPS.
O que é um DPS?
DPS é a sigla de Dispositivos de Proteção contra Surtos, um problema muito mais comum do que se imagina na rede elétrica, e com potencial para provocar muitos estragos.
Surtos elétricos são variações repentinas na tensão de sua corrente elétrica. Como você sabe, a tensão nominal no Brasil costuma ser de 110 ou 220, e ligar aparelhos com capacidade de voltagem diferente é um convite para danificá-los – às vezes, sem chance de conserto.
O problema, contudo, é que nem mesmo ter o cuidado básico de conectar os aparelhos em uma rede elétrica com a tensão adequada é suficiente. Isso porque existe a possibilidade de a rede ter uma variação repentina de energia, seja por descargas elétricas na região, como a que causa a queda de um raio, seja por manutenção da rede por parte da companhia que fornece a energia. É a isso que chamamos de surto elétrico.
Para proteger os aparelhos, existe no mercado uma categoria de equipamentos cuja função é fazer o desvio da carga de energia caso ele detecte um aumento repentino na tensão. São os DPS.
Como funciona um DPS?
Basicamente, o DPS funciona desviando a corrente elétrica para o sistema de aterramento. Assim, em uma fração de segundos, o equipamento identifica a sobrecarga na rede e joga toda a energia para o sistema de aterramento. O processo é tão rápido que o disjuntor nem sequer chega a se desligar.
Existem três classes de DPS, cada uma indicada para diferentes fins.
Os de Classe I são de grande porte e utilizados pelas próprias companhias elétricas em áreas urbanas e rurais. Eles servem para drenar cargas elétricas provocadas, por exemplo, pela queda de raios.
Os DPS de Classe II, por sua vez, servem para proteção de casas e outras edificações. Eles devem fazer parte do próprio projeto de engenharia e construção dos imóveis. Afinal, funcionam como proteção básica contra incêndios provocados por problemas de energia.
São os DPS de Classe III, contudo, que merecem melhor sua atenção. Afinal, você provavelmente não possui ingerência sobre a atuação da companhia elétrica da sua região. Se morar num prédio ou numa casa mais antiga, é possível que também tenha dificuldades em mexer no sistema elétrico do imóvel. Mas o que você pode fazer, certamente, é garantir a proteção de seus aparelhos com o uso de DPS ligados diretamente a eles.
Para isso, uma das melhores opções disponíveis no mercado é DPS Portátil Clamper Pocket. E, a seguir, nós vamos mostrar o por quê.
Vantagens do DPS Portátil Clamper Pocket
Esse dispositivo de Classe III possui uma série de vantagens, sendo que a palavra que você deve guardar na cabeça é “facilidade”.
O DPS Portátil Clamper Pocket tem como grande atrativo o fato de ser de fácil transporte e, por isso mesmo, poder ser levado a qualquer lugar e a qualquer momento. Com um detalhe que faz toda a diferença: ao contrário dos DPS tradicionais, ele não exige aterramento.
O tamanho reduzido e sua funcionalidade permitem que você carregue o dispositivo em sua bolsa ou mochila. Assim, é ideal para uso em notebooks e smartphones. Sem contar que é um ótimo aliado para viagens.
Quem conhece o DPS Portátil Clamper Pocket o indica também para os aparelhos eletrônicos da casa, como TVs, videogames e aparelhos de som. Pode ser usado ainda para a proteção de eletrodomésticos e qualquer outro equipamento ligado em uma tomada.
O dispositivo é bivolt, o que permite que seja utilizado em qualquer lugar do Brasil. Leve – pesa apenas 30 gramas –, esse DPS apresenta invólucro plástico antichamas. Seu funcionamento é confirmado pelo uso de led. Além disso, o DPS Portátil Clamper Pocket tem três anos de garantia de fábrica.
Proteja seus equipamentos com o DPS portátil!
O Brasil é um dos países com maior incidência de raios do mundo. Em média, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registra quase 78 milhões de raios por aqui todos os anos. É muita coisa!
Para funcionar, o sistema elétrico dos imóveis tem de se conectar à rede elétrica externa, que é suscetível a ação de qualquer um desses 78 milhões de raios. Quando isso acontece, a rede tem um pico de tensão. E, se ela chegar ao seu imóvel, a chance de danificar todos os aparelhos conectados à tomada é enorme.
Evitar isso, contudo, é bastante simples. Basta você utilizar dispositivos de proteção contra surtos elétricos. Há modelos de todos os tamanhos, mas poucos são tão fáceis, baratos e funcionais como DPS Portátil Clamper Pocket. Sem a necessidade de se fazer aterramento, ele é a garantia de segurança a todos os seus equipamentos. Compre o seu agora mesmo!