Impressora para home office: 6 dicas para escolher a sua

Impressora para home office: 6 dicas para escolher a sua

Tempo de leitura: 6 minutos

Com as novas formas de levar a vida, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, de maneira remota. Por isso, surgem dúvidas quanto à elaboração do escritório, inclusive sobre qual a melhor impressora para home office. Quer saber dicas para escolher a sua? Confira a seguir!

Melhor impressora para home office

Basta observar o mundo e perceber que as modificações e inovações são constantes, sempre visando o bem-estar da humanidade e melhor produtividade. Por conta disso, muitas pessoas estão procurando desenvolver suas profissões de maneira remota.

Isso significa que a busca pela elaboração de home offices cresceu nos últimos tempos e tende a crescer cada vez mais. A fim de facilitar a vida daqueles que procuram dicas sobre isso, mostraremos dicas para escolher a melhor impressora para home office.

É bastante comum ver pessoas comprando cadeiras, mesas e notebook para montarem seus escritórios em casa. Porém, um equipamento de grande importância que não pode ser menosprezado é justamente a impressora.

Sem a impressora adequada, é praticamente impossível ter a produtividade necessária nos trabalhos diários. Desse modo, basta acompanhar as dicas que serão descritas a seguir para identificar qual a melhor impressora para home office. Veja abaixo:

  1. Observe a sua necessidade;
  2. Observe a conectividade da impressora;
  3. Analise a qualidade da impressão;
  4. Veja a compatibilidade de software;
  5. Observe o tamanho da impressora;
  6. Analise a relação custo-benefício.

Observando essas dicas, fica fácil identificar qual a melhor impressora para home office a fim de adquirir o produto ideal para a sua necessidade. Para compreender isso melhor, abordaremos individualmente cada uma das dicas citadas acima.

A necessidade do home office

Observar a necessidade é, sem dúvida, um dos fatores principais para adquirir o equipamento correto. Portanto, é muito importante saber claramente quais os serviços que serão elaborados e quais as funções que a impressora precisará possuir.

Vale lembrar que a impressora de um home office, na maioria das vezes, não terá o alto volume de impressões que um equipamento empresarial possui. Por isso, a agilidade da impressão não é algo tão relevante, ainda mais se o trabalho for remoto.

Se existir a necessidade de realizar digitalizações ou fazer cópias, é uma boa ideia adquirir uma impressora multifuncional. Da mesma forma, vale observar a necessidade de imprimir colorido ou preto e branco, bem como a qualidade e precisão das impressões.

A conectividade da impressora

Outro fator importante é observar a conectividade do produto que será adquirido, a fim de evitar transtornos posteriores. Nesse sentido, vale analisar se o equipamento possui conectividade padrão ou Wi-Fi, sendo que a forma padrão exige a utilização de cabos.

Um fator que coloca as impressoras com conexão Wi-Fi em vantagem é a possibilidade de fazer impressões via smartphone. Se o foco é ser prático, usar vários computadores ou celulares na impressora, o ideal é uma conexão sem fio.

Porém, caso a utilização do equipamento seja exclusiva de um só computador, usar a conexão via USB pode facilitar a utilização, além de custar preços relativamente mais baixos. Com isso, adquire-se a impressora que é necessária com o melhor preço possível.

A qualidade da impressão

Essa é, sem dúvida, uma das variáveis que devem ser analisadas primordialmente por pessoas que pretender usar a impressora para home office em trabalhos de impressão. Desse modo, caso se façam impressões de documentos comuns, a resolução de 600 dpi é o suficiente.

Porém, caso a impressora para home office seja utilizada para imprimir arquivos coloridos e ricos em detalhes, a resolução de 1200 dpi será necessária. Portanto, para imprimir fotos ou similares, é fundamental contar com um equipamento de melhor qualidade.

A compatibilidade de software

Por mais que pareça inútil observar isso, não custa analisar se o equipamento que será adquirido possui compatibilidade com o sistema operacional utilizado no computador. Nesse sentido, vale atentar principalmente para o uso dos sistemas macOS ou Linux.

Por isso, é importante ler sempre as especificações de uma impressora antes de comprá-la, observando se existe a compatibilidade. Além disso, nos sites dos fabricantes é possível encontrar drivers para a instalação.

Os casos em que isso ocorre são minoria, mas vale a pena observar isso, a fim de evitar transtornos desnecessários.

O tamanho da impressora

Outra dica que parece ser lógica, mas que normalmente as pessoas esquecem de observar, é justamente o tamanho da impressora para home office e o espaço físico disponível. Por isso, procurar modelos compactos é uma boa ideia.

Vale observar, então, o tamanho total da impressora para home office, sem esquecer de observar a forma de alimentação das folhas, já que isso pode ocupar ainda mais espaço na mesa ou balcão de trabalho.

No caso de existir espaço abundante no home office, essa dica não é tão importante. Porém, nos casos onde o escritório possui dimensões limitadas, seguir essa dica da melhor maneira possível é um fator determinante na qualidade do seu ambiente de trabalho.

Custo-benefício

Esse é, sem dúvida, o principal ponto a ser analisado. Considerando a necessidade do seu trabalho, pesar o custo-benefício sempre indicará qual a melhor opção de equipamento disponível no mercado.

Dessa forma, é preciso observar a quantidade média de impressões, visto que impressoras com jato de tinta são indicadas para usos que demandem pouco volume de impressão. Fazendo-se essa análise crítica, fica fácil identificar e adquirir a melhor impressora para home office.

Em outras palavras, é de suma importância colocar na ponta do lápis a sua necessidade em um equipamento, a qualidade, as funções e os preços. Analisando e balanceando tudo isso, é possível identificar o melhor custo-benefício para o seu caso.

Portanto, vale lembrar sempre que cada pessoa possui uma necessidade, que é diferente da de outra, assim como os equipamentos do mercado são distintos. Sabendo exatamente aquilo que se necessita, torna-se mais simples identificar a melhor impressora para home office.

Em resumo, não existe uma única impressora para home office que seja ideal para todos os casos, porém existe o produto ideal para cada caso. É importante ter isso em mente para realizar a aquisição da forma mais inteligente possível, gastando o necessário para adquirir o equipamento.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *