A melhor forma de limpar bulk ink: confira nosso guia

A melhor forma de limpar bulk ink: confira nosso guia

Tempo de leitura: 6 minutos

Limpar bulk ink: você sabe como fazer de forma certa? Essa é uma dúvida bem comum entre aqueles que usam esse sistema contínuo de tintas.

Outra dúvida que sempre aparece é a de poder utilizar ou não vários tipos de tintas somente trocando os sistemas de alimentação. Quer dizer, utilizar a tinta pigmentada ou corante na impressão de fotos, depois utilizar a sublimática.

Para aqueles que desejam executar trabalhos mais profissionais, podemos dizer que esta é uma péssima ideia. E sabe por que? Porque as impressoras sempre vão manter certa quantidade – que seja mínima – de tinta nas cabeças de impressão.

Não há como escapar dessa questão, porque o restinho de tinta que se acumula nas cabeças serve justamente para lubrifica-las. Esse é um processo essencial para evitar que ocorram entupimentos ou ressecamentos.

A troca das tintas

Uma das maneiras mais eficazes de fazer a troca das tintas é esvaziando os reservatórios. Em seguida, deve-se colocar a tinta nova, fazendo a limpeza minuciosa da cabeça. Faça isso por várias vezes, até se certificar de que toda a tinta esteja totalmente removida.

Quando fizer a troca, um bom método é a impressão de folhas de teste, ou folhas que serão usadas em rascunho. Essa é uma garantia a mais de que as tintas anteriores serão removidas por completo.

Infelizmente, este é um procedimento que tende a ser um pouco demorado. É possível que gere desperdícios, caso seja preciso efetuar trocas com muita frequência.

Sendo assim, nos casos de indivíduos que fazem uso de tintas diversas, a melhor sugestão que podemos dar é a aquisição de outras impressoras. Também é recomendado o uso de uma capa individual para cada um dos tipos de tintas.

Para que você entenda bem o procedimento, vamos mostrar a melhor maneira de limpar bulk ink da Epson. Escolhemos essa marca porque, entre as impressoras, é uma das que mais utilizam tintas sublimáticas.

A melhor e mais prática forma de limpar bulk ink

As cabeças de impressão da Epson usam o procedimento de injeção das tintas por meio de atuadores piezelétricos. Isso significa que ali existem micropalhetas vibrando em frequências muito altas, empurrando as tintas para os bicos injetores.

Não é tão complicado limpar bulk ink como se imagina. A impressora mesmo possui a bomba que é peristáltica. Sua função é a de “sugar” as tintas dos cartuchos, enchendo os canais internos.

Ela faz isso eliminando as bolhas e o ar que podem impedir as tintas de fluírem normalmente por dutos com espessura de 70 micros.

O procedimento da limpeza é feito de forma direta por meio do driver da impressão. Pode ser também pelo botãozinho com a imagem de gota que tem nos painéis das impressoras.

Entre um processo e outro em que você vá limpar bulk ink, é necessário verificar os jatos. Além disso, a recomendação é que não se faça mais que umas 5 limpezas de forma consecutiva, principalmente se houver falhas. Neste caso, deve-se buscar pela razão do erro estar ocorrendo.

Tutorial para limpar bulk ink

Veja como esse tutorial para limpar bulk ink da maneira correta é bem simples:

  1. Em seu computador, acessar a opção “Iniciar”, em seguida ir em Dispositivos e Impressoras;
  2. Clicar com o botão direito na impressora que tiver instalada, selecionando Preferências de Impressão;
  3. Ao abrir uma janela nova, procurar pela aba de Manutenção, posteriormente clicando na Limpeza de Cabeçote;
  4. Efetuar a limpeza dessa cabeça por, no mínimo, três vezes para garantir que prováveis resíduos e sujeiras sejam totalmente eliminados;
  5. Em seguida, fazer a impressão de página teste. Caso ocorra alguma falha na hora de imprimir, repita todo o procedimento de limpeza.

Tipo de falha que prejudica a impressão

Nos sistemas de bulk ink podem surgir algumas pequenas falhas que prejudicarão a impressão. Para trabalhar com base na prevenção, é necessário ter um bom conhecimento do que geralmente ocorre. Algumas das falhas encontradas são:

  • Usar a impressora no ambiente que tenha uma temperatura bastante elevada, superior a 30°C;
  • Remover o cartucho por um período muito longo;
  • Deixar que o cartucho esgote a tinta;
  • Usar cartuchos que tenham lacres violados, removidos ou perfurados, que poderão causar as entradas de ar dentro dele;
  • Prazos de validade expirados, que possivelmente alterarão as propriedades originais das tintas. Isso, inclusive, pode fazer com que elas sequem nas cabeças de impressão, o que provocará o congestionamento.

Como fazer a recuperação das cabeças de impressão pelo sistema de bulk ink

Para efetuar uma limpeza com maior segurança, recuperando as cabeças de impressão, é preciso ficar atento. Caso o procedimento acima não surta o resultado esperado, verifique as possíveis razões das falhas:

  • Aplique os testes dos injetores fazendo o procedimento por meio do painel na impressora;
  • Identifique as possíveis falhas dos injetores, das cabeças coloridas e pretas;
  • Analise a condição em que o captador das tintas e a bomba de sucção estão funcionando;
  • Verifique o feltro absorvente e a engrenagem que aciona a sua bomba de sucção;
  • Faça ao menos um ciclo para limpeza por meio do programa de ajuste;
  • Faça testes nos injetores observando se existem quaisquer reduções nas falhas;
  • Imprima alguns testes no modo de texto, fazendo uso das cores.

Se depois desses procedimentos não for notada melhora nas impressões, o indivíduo precisa fazer um comparativo entre as páginas impressas. Caso não haja diferença positiva, a sugestão é que se siga os passos abaixo:

  • Remova a cabeça para fazer a limpeza de forma manual usando a solução de desentupimento dos cartuchos de tinta;
  • Retire a cabeça e então coloque-a em um vasilhame plástico de forma que a tinta que está ressecada se dilua;
  • Use a solução para limpeza sem diluí-la na água;
  • Deixe a cabeça imersa no líquido por aproximadamente 12 horas;
  • Injete a solução de desentupimento no bico da entrada das tintas.

Essa solução precisa ser injetada de forma que se aplique uma pequena pressão. Deve-se fazer isso até que o líquido saia nos injetores. Use seringas sem agulha com 10ml.

Considerações finais

Pronto! Você agora já sabe a melhor maneira de limpar bulk ink e ainda corrigir possíveis problemas que podem surgir. Caso tenha alguma dificuldade, deixe um comentário e a equipe da Mundoware fará o possível para ajudar.

5/5 - (1 vote)

2 Comentários


  1. A melhor forma de limpar o bulk ink é com água e veja, você limpa o bulk sem muita sujeira.
    Pois se precisar limpar a cabeça de impressão, limpe com o veja também, sempre resolve, melhor produto para limpar ela !

    Responder

    1. Olá!
      Agradecemos sua dica! É bom que os visitantes do blog conheçam outras formas de limpeza do bulk ink. Os técnicos que fazem manutenção em impressoras que consultamos recomendaram outras formas. O melhor é sempre ter cautela e encontrar o procedimento que funciona melhor para você.
      Equipe Mundoware

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *