Tempo de leitura: 6 minutos
Se você sempre quis saber como funciona um medidor de voltagem e amperagem, fique ligado nesse artigo. Nele explicamos o que é voltagem e amperagem, como usar o medidor e quais são os modelos e tipos mais comuns.
A seguir, entenda a diferença entre um medidor eletrônico, um medidor digital e um medidor eletrodinâmico – e, de quebra, tire todas as suas dúvidas sobre o uso e função do aparelho!
Qual a diferença entre amperagem e voltagem?
A amperagem, na verdade, é um termo leigo para se referir à corrente. Por outro lado, “voltagem” é usado quando nos referimos à tensão. Assim sendo, um medidor de voltagem e amperagem, como o nome sugere, é usado para medir a tensão e a corrente de um aparelho.
Geralmente, “amperagem” é usado em conversas informais, de modo a simplificar as informações compartilhadas. Contudo, quando falamos de termos técnicos e formais, o correto a ser usado é “corrente”, não “amperagem”. O mesmo pode ser dito quando se fala sobre tensão (formal) e voltagem (informal).
Assim, no caso da palavra escrita, uma alternativa é usar voltagem e amperagem entre aspas. Desse modo, demonstramos que se trata de uma linguagem coloquial, ou seja, não técnica.
O que é um medidor de voltagem e amperagem?
Um medidor de voltagem e amperagem – conhecido também como medidor de energia ou wattímetro – consiste em um instrumento usado para realizar a medição de uma potência elétrica devastada ou fornecida por meio de um elemento.
Em suma, essa é definida de modo simultâneo pelos valores de amperagem (corrente) e voltagem (tensão). Assim, o medidor multiplica os valores e obtém, no seu resultado, a potência em watts.
Em linhas gerais, existem tipos principais de medidor de voltagem e amperagem: digital, eletrônico e eletrodinâmico. A seguir, você entende as diferenças de cada um e como cada modelo de wattímetro funciona individualmente. Confira abaixo!
Como funciona o medidor de voltagem e amperagem?
O medidor de voltagem e amperagem é um instrumento composto por duas bobinas amperométricas fixas e uma bobina de voltímetro. A dupla de bobinas amperométricas possui uma ligação em série. A bobina única de voltímetro, em contrapartida, está em união a um paralelo circuito elétrico.
O medidor serve, assim, para implementar os efeitos das amplitudes, isto é, corrente elétrica e tensão. Lembrando que o terminal é conectado em paralelo ao elemento, sendo assim ligado. Por conta disso, a medição de tensão é realizada enquanto a dupla de bobinas amperométricas ficam interpostas em direção da corrente.
Da mesma maneira que um amperímetro e um voltímetro isolado, o medidor de voltagem e amperagem serve para medir a tensão sem curvas de quaisquer fluxos de correntes. Além disso, é utilizado também para medir uma corrente sem para tanto ter que inserir, em suas extremidades, alguma queda na tensão.
Afinal de contas, a bobina única do voltímetro conta com uma resistência que faz diminuir a corrente a fluir por intermédio do mesmo. Ou seja, o contador exibe o circuito da potência através de uma agulha.
Um dos aspectos mais importantes ao aprender sobre o funcionamento do aparelho é compreender que uma sobrecarga pode danificar as bobinas do wattímetro e comprometer a previsão das medidas. Além disso, o instrumento da medição pode também armazenar energia para que o campo elétrico seja tolerado.
Quais são os tipos de medidor de voltagem e amperagem?
Agora que você entendeu a atuação geral da ferramenta de medição, você deve ser apresentado aos tipos. Afinal de contas, cada um deles funciona de uma maneira e deve ser escolhido conforme as suas necessidades. Confira abaixo.
Eletrodinâmico
O medidor de voltagem e amperagem eletrodinâmico é um projeto que data ao começo do século vinte. Eles trabalham usando três bobinas: uma bobina móvel paralela e um par de bobinas em série fixadas. As bobinas em série servem para medir a corrente do fluxo por meio do circuito, enquanto a tensão é medida pela bobina em paralela.
Por intermédio da bobina móvel, a corrente é limitada por um resistor em série. O resistor se encontra entre o par de bobinas fixadas, devidamente conectado a uma agulha indicadora.
De fato, os movimentos realizados pela agulha são influenciados pelos campos magnéticos relativos ao grupo de bobinas. Além disso, quando não há corrente ou tensão, a mola faz a agulha retornar ao valor zero.
Apesar de um design poderoso, confiável e simples, algumas bobinas eletrodinâmicas podem superaquecer.
Eletrônico
Os usuários que utilizam micro-ondas e equipamentos de rádio regularmente tendem a medir watts em frequências superiores. Assim sendo, os medidores de voltagem e amperagem eletrônicos são excelentes quando falamos de medições de linhas de energia de Corrente Alternada (também conhecida como CA). No entanto, as bobinas são partes que dependem da frequência e não têm funcionamento no rádio.
Ou seja, para medir o rádio, é necessário possuir uma aparelhagem completamente eletrônica. Nesse aparelho, a tensão e a corrente são medidas por meio de um circuito eletrônico. Esse, por sua vez, se encarrega de multiplicar ambos em um terceiro circuito. Em seguida, o resultado é entregue como uma tensão ou corrente proporcional a um padrão de movimento do medidor.
Digital
Os medidores de voltagem e amperagem digitais podem realizar o monitoramento da linha de energia quando há quedas de tensão e sobretensão. Atualmente, uma série barata de medidores de voltagem e amperagem digitais está disponível no mercado para aqueles que desejam o aparelho. Afinal de contas, nos últimos anos eles ganharam popularidades por sua capacidade de realizar uma conveniente medição do consumo de energia em eletrodomésticos, visando economizar energia e dinheiro.
Em outras palavras, o medidor de voltagem e amperagem digital mede a corrente e a tensão eletronicamente, diversas vezes por segundo. Isso tem o efeito de multiplicar os efeitos para estabelecer os watts em chip. Desse modo, o medidor de voltagem e amperagem funciona na sua versão digital, sendo apropriada para quem tem essa necessidade no dia a dia. Portanto, antes de adquirir o seu aparelho de medição, confira para quais dispositivos e finalidades o instrumento de energia será destinado em sua casa ou trabalho.