Filtro de linha com disjuntor 20A, bivolt, 8 tomadas, Emplac

Filtro de linha com disjuntor 20A, bivolt, 8 tomadas, Emplac

Tempo de leitura: 6 minutos

O filtro de linha com disjuntor 20A elimina ou minimiza os ruídos provenientes da rede elétrica. Isso geralmente ocorre por conta de um transiente.

E o que seria um transiente? Este é um termo usado na engenharia elétrica que diz respeito a uma disfunção na tensão elétrica ocorrida em um curto intervalo.

Tais ruídos têm a possibilidade de serem gerados por uma série de outros equipamentos que estiverem ligados à rede, tais como:

  • Fontes chaveadas;
  • Motores;
  • Aparelhos de solda.

Podem ocorrer ainda devido a descargas de ordem atmosféricas que modificam o funcionamento usual do computador. Isso pode levar, em muitos casos, a uma perda de informações e de dados. Enquanto isso, as disfunções de tensão são passíveis de queimar as partes mais sensíveis dos equipamentos.

Filtro de linha com disjuntor 20A e suas funcionalidades

Sabemos que o filtro de linha profissional, além de remover picos consideráveis de tensão e ruídos, tem outras funcionalidades básicas. Como exemplo, podemos citar a capacidade de expansão da quantidade de tomadas disponíveis, tal o filtro de linha com 8 tomadas da Emplac.

O filtro Emplac F50190 tem essa capacidade e vai além: protege os equipamentos que estão ligados a ele contra os curtos-circuitos. Isso é possível porque, em geral, um filtro de linha com disjuntor 20A possui um fusível (disjuntor). Ele é o responsável por desligar a fonte de alimentação elétrica, no caso da corrente rotulada ser menor que a exigida pelo equipamento.

Nos dispositivos que são protegidos pelo disjuntor, se ocorrer a sobretensão, ele acabará se fundindo. Assim, é necessário que seja feita a sua substituição. Do contrário, o filtro de linha 20A não voltará a funcionar da forma correta.

O filtro de linha Emplac protege o aparelho eletrônico, de telefonia e informática contra as disfunções de energia. Ele é fabricado em plástico ou metal, e possui saídas em conformidade com o padrão novo que o INMETRO determinou.

Os surtos de energia e a necessidade do filtro de linha profissional

A energia elétrica percorre distâncias imensuráveis antes de alcançar as tomadas, assim sofrendo alterações dentro de suas características.

Mesmo com os sistemas de transmissão, geração e distribuição sendo projetados com o propósito de oferecimento de energia elétrica ininterrupta, a grande quantidade de equipamentos e usuários ligados nesta rede, associada à manutenção falha nos transformadores e cabos, pode ocasionar curtos-circuitos, surtos, blecautes e oscilações na tensão da corrente elétrica.

Transtornos no fornecimento de energia para a rede, mesmo que não sejam percebidos pelas pessoas, são possíveis de acarretar danos aos equipamentos eletrônicos. Independente de estarem ou não energizados, somente pelo fato de estarem ligados na tomada, podem simplesmente “danificar”. É aí que vem a importância do filtro de linha Emplac.

As instalações elétricas fora dos padrões, inadequadas

Algo mais comum do que se imagina são as fiações mal dimensionadas para a tipificação de tensão que é exigida. O fio pode aquecer de forma demasiada e acabar entrando em combustão ou em curto-circuito.

A falta de um bom aterramento também pode ocasionar falhas graves no funcionamento dos eletrônicos. Isso acaba acontecendo porque a rede elétrica entrega energia que tem tensão de 110 V e também 220 V, em correntes alternadas. Tanto por isso, o filtro de linha com disjuntor 20A, um filtro de linha profissional, é amplamente recomendado.

O equipamento “funciona” mesmo com tal tensão, mas infelizmente seus componentes operam com correntes contínuas de tensão que varian de 3 V a 12 V.

Para os suprimentos serem fornecidos de maneira adequada, os equipamentos devem possuir uma fonte para alimentação. É ela quem fará as transformações necessárias para que cada um dos componentes seja abastecido.

Essa fonte é projetada para receber a energia da rede dentro de certo tipo de tensão. As variações que forem bruscas acabam acarretando problemas no equipamento que estiver funcionando. Exemplos disso são os travamentos do teclado e algumas vibrações do monitor. Há também os prejuízos mais sérios, tal como a queima e perda de periféricos.

A proteção dos equipamentos eletrônicos

No mercado, existem dois dispositivos diferentes que são utilizados no intuito de proteção dos computadores:

  • O filtro de linha profissional;
  • O estabilizador de tensão.

Esses dispositivos têm forma e funcionalidades um tanto divergentes umas das outras.

Como o mercado que engloba o filtro de linha com disjuntor 20A é grande, existem diversos fabricantes que disponibilizam seus produtos para venda. No entanto, eles acabam não inserindo todos os devidos componentes para proteção. Componentes estes que são necessários em uma ótima filtragem das interferências de ondas eletromagnéticas, assim como de picos de tensão.

O problema maior é que alguns dos dispositivos vendidos como filtro de linha 20A nem sequer têm quaisquer componentes de filtragem. Eles funcionam somente como se fosse uma simples extensão.

O filtro de linha com 8 tomadas baratinho, que você viu “por aí”, provavelmente não tem o componente correto para filtragem eletromagnética. Isso mesmo tendo ao menos um varistor.

Varistor é um componente pequeno, eletrônico, que dá proteção contra a descarga elétrica de duração curta. Um bom filtro, como o filtro Emplac F50190, tem tanto um varistor quanto um componente para o filtro eletromagnético.

Como comprar um filtro de linha Emplac?

Se você estiver mesmo preocupado com a proteção do seu equipamento, não pode economizar quando for adquirir um filtro de linha com disjuntor 20A.

Procure pelos filtros de linha com as menores tensões de ativação. Tensões de ativação são as tensões pelos quais os varistores iniciam o seu funcionamento. O certo é que funcionem no momento exato que os picos de tensão ocorrerem.

Um detalhe bem relevante é o chamado tempo de resposta. Este é o intervalo que é preciso para que os filtros de linha comecem a funcionar depois que o pico de tensão for detectado.

Enfim, existem várias particularidades que devem ser levadas em conta na hora de escolher um filtro de linha. Na dúvida, escolha o filtro de linha com disjuntor 20A que a Mundoware atesta a qualidade de suas funções.

Aproveite e conheça outros produtos clicando aqui.

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *