O que é Pouch Film? Saiba tudo sobre o plástico para plastificação

O que é Pouch Film? Saiba tudo sobre o plástico para plastificação

Tempo de leitura: 6 minutos

Você se lembra quando precisava plastificar um documento para protegê-lo do calor, da umidade e da sujeira? Pois esse processo é feito com o Pouch Film. Mas o que é Pouch Film, exatamente?

Pouch Film é um plástico para plastificação, ou “pouch film”, que oferece um acabamento firme e duradouro a diversos documentos, como RG, CPF e título de eleitor.

Além de ser um produto que varia bastante de preço, pois existe Pouch Film de tamanhos e espessuras diferentes, o plástico para plastificação depende de uma máquina plastificadora.

Quer entender melhor sobre o que é Pouch Film e suas aplicações? Então acompanhe nosso artigo de hoje!

O que é e para que serve o Pouch Film para plastificação?

Muitos podem ter pesquisado a palavra Pouch Film em grafias diferentes, tais como Poliasil, Poleasel, Polassel, entre outros. Contudo, o correto é Pouch Film mesmo, um plástico para plastificação, também conhecido como “pouch film”.

Esse plástico envolve o documento em um processo de aquecimento na plastificadora, sem nenhum ponto de entrada ou saída, evitando, assim, que o material estrague com o tempo.

E como existem documentos muito importantes e que manuseamos com frequência, plastificá-los é uma excelente ideia de preservação.

Mas se engana quem pensa que o plástico para plastificação é apenas um plástico para plastificação de RG, CPF, carteira de motorista e título de eleitor.

O Pouch Film também é um material muito comum para proteger e dar acabamento para cardápios de restaurantes, banners, certificados, entre outros tipos de papeis, cujo interesse é evitar o desgaste ou acidente.

Falando em papel, que tal conhecer o papel couchê e suas principais aplicações? Ele tem como base o papel offset e possui diferentes gramaturas, tamanhos e tipos, podendo ser usado para flyers, cartões de visita e livros.

Qual o melhor plástico para plastificação?

A pergunta ideal é “qual o melhor Pouch Film para cada tipo de documento?”, visto que há uma variedade de tamanhos e espessuras. Porém, a dúvida é bem mais para evitar desperdício e aquele famoso corte após a plastificação, que pode não sair perfeito.

Embora o plástico Pouch Film mais utilizado e vendido no mercado seja o A4 e com espessura de 125 microns, há também no tamanho A3 para cartazes e cardápios maiores.

Nesse sentido, vale a pena conhecer alguns tipos de documentos/papeis para cada tamanho do Pouch Film, a seguir:

  • RG (79 x 108mm / 80 x 111mm)
  • CPF e Título de Eleitor (66 x 99mm)
  • Carteira de Motorista (73 x 108mm)
  • CNPJ (121 x 191mm)
  • Folha A3 (303 x 426mm)
  • Folha A4 (220 x 307mm)
  • Meio Ofício (158 x 220mm / 170 x 226mm)
  • Ofício (226 x 340mm)
  • Crachá (54 x 86mm / 59 x 86mm)
  • Reservista (76 x 216mm / 98 x 136mm)
  • CIC/Título (60 x 90mm / 70 x 100mm)

Esses são apenas algumas aplicações do Pouch Film, mas na hora de comprar, você pode verificar no plástico os seus principais usos. Em sua grande maioria, os plásticos para plastificação são resistentes ao calor, à prova d’água e possuem proteção UV.

Isso explica por que os documentos plastificados são tão duráveis mesmo com a ação do tempo e com o descuido do usuário. Há muita tecnologia envolvida no Pouch Film.

Na Mundoware, por exemplo, você vai encontrar plásticos para plastificação nas espessuras de 125 microns e nos seguintes tamanhos para plastificar com Pouch Film:

  • A4 (220 x 307)
  • Ofício II (226 x 340)
  • A3 (303 x 426)
  • RG (80 x 111mm)

Como funciona o processo de plastificação com Pouch Film?

A plastificação com Pouch Film deve ser feita em uma plastificadora, que veda o plástico em um processo de aquecimento.

O ideal é deixar uma margem de até 1 cm para lacrar de maneira perfeita, uma vez que a vedação ocorre quando há o contato entre os plásticos do Pouch Film.

Por isso é importante escolher o tamanho e espessura ideais para cada tipo de documento, assim será possível deixar uma margem de meio a 1 cm.

Às vezes, é necessário passar na plastificadora duas vezes para garantir a vedação. Mas, apesar de fácil, é importante seguir algumas dicas para evitar que o plástico perca sua durabilidade. Para isso, saiba que o processo será um sucesso em caso de:

  • Textura brilhante;
  • Equipamento aquecido;
  • Cantos arredondados.

Após a plastificação, verifique se não há bolhas ou textura fosca no plástico. Se sim, é sinal de que ali não houve vedação correta, já que o ideal é um acabamento brilhante.

Além disso, tenha certeza de que o equipamento está aquecido, antes de colocar o documento na película. Pode ser que um processo antecipado seja a causa da falha de vedação.

Por último, faça cantos arredondados com uma canteadeira para uma finalização perfeita, pois as pontas retas machucam os clientes.

A boa notícia sobre isso é que já existem plásticos Pouch Film com cantos redondos. Assim, você reduz a sua mão de obra, facilita o trabalho de diversos tipos de documentos e economiza seu tempo para atender mais clientes.

O resultado é um documento protegido por muito tempo, seja da sujeira ou de rasgos por conta de manuseios.

Qual o preço do plástico para plastificação?

Como mencionamos nesse artigo, há diferentes tipos de Pouch Film, com espessuras e tamanhos diversos, portanto, os preços variam também.

Folhas maiores para cardápio de lanchonete, ou até mesmo cartazes, têm custo maior do que para a plastificação de crachás, por exemplo.

Em geral, as lojas vendem o pacote de 100 unidades a partir de R$ 15, em média, para crachás, mas pode ultrapassar R$ 100 em caso de folhas A4, ambas com 125 de espessura.

Lembrando do uso da tecnologia nos plásticos para plastificação, como proteção UV e até com os cantos redondos, esses recursos ajudam a encarecer o Pouch Film.

Onde comprar Plástico para Plastificação?

Há diversas lojas físicas e online que trabalham com plastificadora e Pouch Film, mas nem todas atuam com todos os tamanhos e espessuras desse material.

A Mundoware, como já destacamos, trabalha com quatro tipos de Pouch Film, todas com espessura de 0,05 (125 microns) e no tamanho mais comum: A4.

Você pode conferir na loja os tamanhos e preços para adquirir sua película protetora de documentos para papelarias ou gráficas. O importante é garantir proteção e qualidade para o seu processo de plastificação ficar perfeito.

Se gostou deste artigo sobre o que é Pouch Film, talvez tenha interesse em nossos posts sobre papel fotográfico e os papeis mais pedidos entre profissionais e amadores. Confira aqui!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *