Qual a diferença entre nobreak e estabilizador? Entenda aqui!

Qual a diferença entre nobreak e estabilizador? Entenda aqui!

Tempo de leitura: 6 minutos

Qual a diferença entre nobreak e estabilizador? Se você tem dúvidas e não sabe como escolher e quais critérios usar na hora da compra, acompanhe esse artigo e descubra tudo que sempre quis saber!

O que é nobreak?

O nobreak, também conhecido como UPS (sigla em inglês de Uninterruptible Power Supply), é um dispositivo elétrico que pode ser usado como reserva de bateria sempre que a fonte de energia principal falha.

Em suma, o nobreak é comumente usado para proteger o hardware eletrônico, como computadores e equipamentos de telecomunicações, onde a interrupção de energia pode causar perda de dados ou interrupções nos negócios.

As unidades variam em tamanho. Por exemplo, alguns são projetados para lidar com 200 volts para ligar um único computador. Existem unidades maiores que fornecem backup de bateria para data centers ou edifícios inteiros. Assim, a fonte de alimentação do nobreak é dividida em uma fonte de alimentação online da UPS e uma fonte de alimentação de backup da UPS.

O computador comum está equipado com uma fonte de alimentação UPS de backup. O tipo de backup, incluindo a parte de estabilização de tensão, que adota o modo de regulação de tensão de mudança, tem o efeito de estabilização de tensão muito ruim, portanto, não é possível calcular o estabilizador de tensão.

Descubra mais sobre a fonte para entender a diferença entre nobreak e estabilizador!

Modelo de nobreak

Entenda mais sobre o nobreak

Os modernos sistemas nobreak são divididos em três tecnologias: online, linha interativa e espera (ou seja, offline). As unidades online do nobreak, por exemplo, são ideais para configurações onde é necessário isolamento elétrico.

Anteriormente, o nobreak online era reservado para grandes instalações usando 10 mil watts ou mais. No entanto, a tecnologia moderna permitiu que estivesse disponível para os consumidores, fornecendo 500 watts ou menos. Assim, os usuários podem usar unidades nobreak online para proteger equipamentos sensíveis, como computadores pessoais ou comerciais.

O nobreak interativo em linha utiliza um transformador especial que tolera picos de energia contínuos e queda de energia sem consumir a reserva de energia da bateria. Desse modo, o nobreak compensa selecionando tomadas de força no transformador.

Em condições de baixa tensão, as unidades nobreak interativas em linha compensam a taxa de eletricidade reduzida. Por outro lado, quando ocorre uma condição de sobretensão, esse tipo de nobreak usa menos corrente para equalizar a linha de energia.

O UPS também conta com espera offline (também conhecido como SPS) que fornece apenas recursos básicos. Isso inclui proteção contra surtos e backup de bateria. Um SPS foi projetado para alimentar equipamentos como computadores pessoais de forma consistente, mesmo durante quedas de energia repentinas.

Além disso, ele também atua como um “condicionador de energia”, garantindo que a eletricidade que flui para o dispositivo elétrico esteja livre de surtos e quedas!

Agora que você entendeu em detalhes o que é uma fonte UPS, é hora de conhecer o Regulador de Tensão e aprender a diferença entre nobreak e estabilizador.

O que é estabilizador?

O estabilizador (ou Regulador de Tensão) é projetado para a instabilidade da tensão da rede, principalmente para a proteção do equipamento de backend.

De fato, a função de proteção do equipamento é relativamente perfeita. Assim, a fonte de alimentação do nobreak também deve ser equipada com um sistema estabilizador (regulador de tensão).

O regulador de tensão ou estabilizador possui uma ampla gama de aplicações, que podem ser usadas em praticamente qualquer lugar em que a eletricidade seja necessária (afinal, a premissa é a instabilidade da tensão). Geralmente, é possível escolher um estabilizador de tensão automático completo e de alta precisão por um preço que cabe no bolso.

Se for usado em indústria, por exemplo, é indicado utilizar um estabilizador de tensão CA de compensação de alta potência, podendo encontrar tipos mecânicos e eletrônicos. O tipo eletrônico geral não é necessário para substituir a escova de carvão, sendo assim simples, prático e conveniente.

No entanto, a tensão do campo elétrico é baixa. Portanto, é mais recomendado escolher o regulador mecânico, pois esse pode ser ajustado manualmente. Isto é, a tensão é ajustada manualmente para garantir o funcionamento normal da máquina.

Para simplificar, é possível dizer que os reguladores automáticos de tensão (AVRs) recebem continuamente faixas de tensão variável de entrada e mantêm uma saída constante a uma tensão fixa.

Modelo de estabilizador

Por que os reguladores automáticos de tensão (AVRs) são importantes para os geradores?

Geradores não regulamentados, que são geradores sem um regulador automático de tensão (AVR), geralmente não conseguem atender suficientemente às necessidades e requisitos de energia de cada peça de equipamento ou dispositivo conectado ao gerador.

De fato, isso ocorre porque alguns geradores não regulamentados são incapazes de controlar ou regular a tensão. Desse modo, a tensão do terminal sempre continuará a diminuir à medida que os requisitos de carga continuarem a aumentar.

Ou seja, se a tensão de um gerador não for mantida a uma taxa constante e fixa, o desempenho geral do gerador poderá ser impactado negativamente. Uma vez que isso ocorre, quaisquer utilidades, equipamentos ou máquinas alimentados pelo gerador também poderão ser afetados negativamente pelo gerador não regulado.

Em outras palavras, o regulador automático de tensão (AVR) se correlaciona diretamente com o desempenho e a longevidade do seu gerador. Além disso, ele também está relacionado com os itens que o gerador está fornecendo energia.

Afinal de contas, ele garante que a saída de tensão fornecida seja consistente em sua corrente de carga, mesmo que ocorram flutuações no fundo. Isso ajuda a mitigar e até eliminar os danos que quaisquer flutuações podem causar em eletrodomésticos, máquinas, dispositivos e equipamentos.

Ok, agora você já sabe o que é um regulador de tensão, portanto, resta responder: qual a diferença entre nobreak e estabilizador?

Qual a diferença entre nobreak e estabilizador?

Muitas pessoas ficam confusas sobre qual a diferença entre nobreak e estabilizador na hora da compra. De ​​fato, a maior diferença é: o estabilizador de tensão pode apenas estabilizar a tensão. O nobreak, no entanto, pode não apenas desempenhar o mesmo papel do estabilizador, mas também pode continuar fornecendo energia após falha da mesma, por determinado período de acordo com sua potência, para garantir que o equipamento não seja desligado.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *