Tempo de leitura: 6 minutos
Todo mundo já se perguntou: quantas impressões um toner faz? Se você já comprou um cartucho de toner esperando que ele durasse alguns meses, mas na verdade precisou substituí-lo novamente dentro de poucos meses, você certamente não é o único. Afinal, quantas impressões um toner faz?
Sem dúvida, essa pergunta intrigou os usuários desde o início das impressoras a laser. A resposta é simples, mas complexa. Faz sentido?
Acontece que, para responder essa pergunta, é preciso fazer algumas considerações. Por exemplo, você pode listar vários fatores: capacidade do pó de toner, marca, tipo da impressora e os famosos 5% de cobertura.
Além disso, é preciso considerar as vezes em que você imprime, qual o tipo de impressão, qual o tipo de cartucho e o cuidado que você tem com o pó de toner.
Na verdade, apesar de serem mais duradouros, os cartuchos de toner não são imortais. Contudo, se forem adequadamente preservados, provavelmente durarão mais que a vida útil de um cartucho de impressora a laser.
De fato, no lado positivo, os cartuchos de toner realmente não se degradam se você não os estiver usando. Isto é, se você passar semanas ou meses sem imprimir, descobrirá que a impressora a laser é mais aproveitável do que uma impressora a jato de tinta.
No entanto, se não forem armazenados corretamente, os cabeçotes e os cartuchos de toner podem secar enquanto não forem utilizados por um longo período de tempo.
Por esse motivo, quando falamos de quantas impressões um toner faz, você pode medir a vida útil da impressora a laser em páginas, ao invés de tempo de validade.
Quantas impressões um toner faz?
A pergunta “quantas impressões um toner faz” é comum para os usuários de impressora a laser. Essa pergunta é complicada de responder, afinal, é necessário levar “n” fatores em conta – e você não deve deixar de levá-los em consideração.
Em grande parte, a maneira como você usa a impressora determina quantas impressões um toner faz. Ou seja, quanto mais você imprimir e quanto mais tinta suas opções de impressão exigirem em uma página, mais frequentemente você a recarregará.
Ao mesmo tempo, se você usar a impressora com pouca frequência, o pó de toner poderá apresentar defeito muito antes de esgotá-lo.
Como os fabricantes de impressoras não sabem quanto você imprime, a classificação da vida útil do cartucho é determinada de modo generalizado no manual. Por exemplo, um cartucho fabricado para produzir três mil páginas deve durar aproximadamente esse número de páginas.
Todavia, muitos cartuchos também têm prazo de validade. Isto é, com o tempo, os produtos químicos no toner e nos outros componentes podem falhar.
Portanto, enquanto o rendimento da página deve ser o fator limitante para quantas impressões um toner faz, é preciso substituir o cartucho antes que ele ultrapasse o prazo de validade determinado, mesmo que você não o tenha usado.
Como prolongar a vida útil do cartucho?
Quando o cartucho começar a exibir uma mensagem de toner escasso ou as impressões começarem a desbotar, você poderá aumentar um pouco a vida útil da impressão. Nesses casos, você pode abrir o compartimento do pó de toner da impressora e remover o cartucho.
Para fazê-lo durar mais, basta balançá-lo para frente e para trás e redistribuir o toner restante. Essa é uma solução simples que vai te ajudar por alguns dias, mas que exige uma troca breve do suprimento.
Problemas de substituição prematura
Se o pó de toner acabar antes do final da vida útil e você não estiver imprimindo páginas com muita frequência ou cobertura, isso pode ser um sinal de outro problema com a impressora.
Em alguns casos, a poeira do toner cobre o sensor que a impressora usa para ler o cartucho. Assim, a entrada de toner na impressora também pode ficar entupida, impedindo que a impressora puxe o toner do cartucho.
Se você não se sentir seguro para limpar as partes internas do toner, você poderá contratar um técnico para resolver esses problemas para você.
Afinal, quantas impressões um toner faz?
Como visto acima, alguns fatores podem influenciar na resposta. Afinal, todo mundo usa suas impressoras de maneira diferente.
Por exemplo, você costuma imprimir relatórios do trabalho ou da escola? Você imprime fotos uma vez por semana ou uma vez por mês? Esses hábitos devem ser considerados para responder quantas impressões um toner faz.
Isto é, a frequência com que você imprime e o conteúdo impresso afeta muito a vida útil do cartucho de toner. Se você imprimir páginas em massa e com muitas imagens, o toner acabará mais rapidamente. Porém, se você imprimir páginas que contêm apenas algumas linhas de texto, o toner imprimirá mais páginas.
No entanto, se você estiver procurando dicas para prolongar a vida útil do pó de toner, seja qual for a sua utilização, nós podemos ajudá-lo!
Como aumentar o número de quantas impressões um toner faz?
Mantenha sua impressora a laser limpa
Para aumentar o número de páginas impressas, é necessário manter a impressora a laser limpa e bem conservada. De fato, isso pode não apenas prolongar a vida útil da impressora, mas também a vida útil dos cartuchos de toner.
A impressora, por dentro e por fora, pode ser limpa com um pano úmido. Além disso, você pode usar cotonetes umedecidos para se livrar da sujeira.
No entanto, nunca utilize um aspirador de pó, pois isso pode causar danos às peças da impressora.
Explore os modos de impressão
Além disso, quando falamos de quantas impressões um toner faz, você também pode fazer com que seus cartuchos durem mais, explorando os modos de impressão no software da impressora.
Por exemplo, a opção de rascunho e escala de cinza usam menos tinta de toner e são uma ótima opção para documentos e impressões não tão importantes.
Aumentar o rendimento da página
Se você tiver que escolher entre cartuchos de toner comuns ou de alto rendimento, sempre opte por cartuchos de toner de alto rendimento, mesmo que isso signifique um custo maior.
Quando falamos sobre quantas impressões um toner faz, isso faz toda a diferença. Com os cartuchos de alto rendimento você obtém mais páginas por cartucho de toner e gasta menos por página a longo prazo.