Tempo de leitura: 6 minutos
Você conhece todos os tipos de conectores para celular? Não? Então, continue a leitura para ficar por dentro de todos os tipos, quais são os mais usados e quais são exclusivos para determinados aparelhos.
Por que cabos?
No mundo em que o wi-fi reina, por que os cabos de celulares continuam a ser indispensáveis?
Bom, em primeiro lugar, ainda é a forma mais acessível para carregar os aparelhos. E quando dizemos “acessível”, estamos falando de preço mesmo.
Em segundo lugar, por melhor que seja a sua conexão wi-fi, a conexão via cabo ainda é mais estável e veloz para transmitir dados. Portanto, abrir mão do uso de cabos por enquanto não é algo viável, ao menos para a maioria da população.
Não será dessa vez que você se livrará desse rolo de cabos que tem guardado na gaveta, mas, com este artigo, saberá ao menos para que serve cada um deles e como podem ser úteis para o seu smartphone e outros dispositivos que tenha em casa ou no escritório. Boa leitura!
Tipos de conectores para celular
USB, Micro USB, Mini USB, enfim, há vários tipos de conectores para celular e cada um com características próprias. Há aqueles que são mais modernos, mais rápidos, exclusivos de determinadas marcas… as possibilidades são múltiplas e, as chances de confusão, também.
Para saber exatamente como usar os cabos que estão à disposição ou quais você precisa para executar as ações que deseja, conheça a seguir os principais tipos de conectores para celular e suas funções.
Universal: USB
O Universal Serial Bus (USB) é a tecnologia da maioria dos cabos usados em smartphones. Atualmente, existem quatro velocidades diferentes de transmissão de dados via USB.
O USB 1.0 tem velocidade de transmissão de dados que varia de 1,5 a 12 Mbits/s. A versão 2.0 naturalmente tem capacidade de transmissão mais rápida, 480 Mbits/s, e a mesma lógica se aplica para o USB 3.0 e 4.0, com 5 Gbits/s e 10 Gbits/s, respectivamente.
Ocorre que esses cabos nem sempre apresentam o mesmo tipo de conector. Há conectores diferentes, o que explica a sopinha de letrinhas mencionada acima.
Há cabos com conectores Micro A, Mini A, USB A e B, entre outros. Mas, não se preocupe, pois vamos listar cada um deles a seguir e decifrá-los para você!
Pré-história: Mini USB
Vamos começar com a “série USB”?
Mini USB certamente não é um dos tipos de conectores para celular mais recente. Ele é antigo e era adotado nos carregadores de celulares antigos. Os atuais smartphones não usam mais essa tecnologia. A indústria adotou como padrão universal a tecnologia Micro USB.
Atualmente, além dos celulares bem antigos, você encontra esse tipo de conexão em câmeras digitais e impressoras.
Rei do Android: Micro USB
Como dito acima, a conexão mais comum dos smartphones que têm o Android como sistema operacional, mas também comum em aparelhos do tipo Blackberry e Windows Phone.
Considerando que esses produtos são mais acessíveis do que os de outra gigante do mercado de telefonia celular, Apple, sua universalização foi rápida e natural.
A ideia central do Micro USB é ser uma espécie de miniatura do USB tradicional para facilitar o manuseio em aparelhos menores. Ele serve tanto para transferir arquivos como para carregar aparelhos e ainda serve para fazer emparelhamento de celulares na TV.
O Micro USB pode ser encontrado nas versões USB 2.0 e 3.0.
Construtor de pontes: USB OTG
A principal característica dos cabos USB OTG é apresentar em uma das pontas qualquer dos tipos de conectores para celular citados até aqui e dos que ainda estão por vir. Na outra ponta, se encontra um conector USB padrão.
Ou seja, com esse cabo é possível, por exemplo, conectar um smartphone a um pen drive, ou um mouse a um tablet.
Super moderno: USB-C
É a conexão USB mais recente, portanto, a mais moderna, sendo superior à tecnologia Micro USB. Para identificar o cabo USB-C, repare as duas pontas. Se elas estiverem iguais e o cabo for mais compacto, significa que se trata de um cabeamento USB-C.
A sua velocidade de transmissão chega a 10 Gbits/s. O tempo para carregar a bateria de celular é menor.
Outra de sua função é atuar como saída de vídeo. Isto lhe permite transmitir imagens em até 4k de resolução.
Devido a essa superioridade de transmissão e carregamento, bem como por realizar funções adicionais muito úteis, o cabo USB-C está se tornando padrão nos smartphones da maioria das marcas, inclusive a tradicional e poderosa Apple, que costuma adotar um padrão de cabo próprio, distinto das demais marcas.
O velho queridinho da Apple: Lightning
E por falar de cabo padrão da Apple, o Lightning é justamente o tipo de cabo padrão da maçã mordida. Ou seja, se você tentar conectar no seu iPhone um cabo usualmente conectado em um celular Android, não vai conseguir.
Sua velocidade é de 480 Mbits/s, portanto, baseado no cabo USB 2.0.
Rei da TV: HDMI
Seguindo com o detalhamento dos tipos de conectores para celular, a entrada HDMI já se tornou universal em televisores e monitores de última geração. Alguns aparelhos Android são compatíveis com essas entradas por meio de cabos que tenham um conector mini ou micro HDMI que torne possível a conexão entre os dispositivos.
Velho companheiro: 30 pinos
Fechando a descrição dos tipos de conectores para celular, temos a tecnologia 30 pinos, que se trata de uma versão mais antiga usada nos aparelhos da Apple. Você verá sua entrada em dispositivos como iPad 3 e iPhone 4. Por ser considerado grande, por isso, não sendo tão prático de usar, foi substituído por tipos de conectores para celulares mais modernos.
Precisando de cabos novos?
Você identificou qual dos tipos de conectores para celular facilitaria sua vida, precisa comprar um novo, gostaria de experimentar outras possibilidades?
Temos uma dica para você: visite a página de cabos da Mundoware. Além de fazer uma compra segura e com ótimos preços, você ainda recebe pontos que pode trocar por descontos na próxima compra. Demais, né?
Gostou deste conteúdo sobre os tipos de conectores para celular? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Até a próxima!