Como colocar suporte de TV? Tire todas as suas dúvidas aqui

Como colocar suporte de TV? Tire todas as suas dúvidas aqui

Tempo de leitura: 12 minutos

Utilizar um suporte de TV pode ser uma opção para ganhar espaço ou instalar um televisão em ambientes integrados sem prejudicar a sua visualização. Mas, com tantos modelos disponíveis no mercado, você sabe como escolher o melhor modelo para sua casa?

Quer saber como escolher o melhor modelo de suporte de TV e como instalá-lo sem complicações? Confira a seguir!

Para que serve o suporte de TV?

Suporte de TV é uma estrutura feita de metal que serve para fixar o aparelho de televisão na parede ou em um painel de madeira, MDF ou MDP. Entretanto, para garantir maior segurança, esse acessório deve ser escolhido de acordo com o tamanho e peso do equipamento e as necessidades de cada residência.

A principal vantagem de utilizar um suporte de TV é a organização que ele proporciona. Afinal, você ganhará mais espaço no seu rack ou bancada. Além disso, alguns modelos de suporte permitem que você movimente a TV em diferentes posições. Assim, é possível utilizá-la em ambientes integrados e evitar reflexos na tela.

Outra vantagem é que, como o equipamento fica suspenso, ele se torna de mais difícil acesso às crianças. Assim, é menos provável que elas o derrubem ou mexam em seus fios.

Entretanto, como alguns modelos de suportes são fixados na parede, é preciso fazer furos. Por isso, ele pode não ser o mais indicado para quem não gosta (ou não pode) danificar a parede. Ademais, pode ser que nem todas as paredes e painéis sejam resistentes o suficiente para aguentar o peso da televisão e do suporte.

Modelos de suporte de TV

De fato, atualmente existem diversos modelos de suporte de TV. Contudo, eles podem ser classificados em duas categorias principais: suportes fixos e articulados.

Confira a seguir as principais características desses modelos de suporte e para quais ambientes eles são mais indicados.

Suporte fixo

O suporte de TV fixo tem estrutura fina, o que ajuda a deixar uma distância pequena entre o equipamento e a parede ou painel. Por isso, ele tem montagem discreta e moderna, além de ser bastante fácil de instalar.

Como esse tipo de suporte não dá mobilidade à televisão, ele é bastante indicado para ambientes com espaço reduzido, deixando mais espaço livre para decoração. Além disso, ele será bastante útil para aparelhos que têm entradas para cabos UBS e HDMI nas laterais.

Um exemplo de suporte fixo é o ELG UNI100. Como ele é fabricado com aço carbono e nylon reforçado, esse modelo suporta televisores de quatorze a oitenta e quatro polegadas, com até 100 kg. Além disso, ele é compatível para instalação tanto em madeira como em parede de alvenaria. Acesse a nossa loja virtual e confira os detalhes sobre esse modelo.

Suporte articulado

Em contrapartida, o suporte articulado permite que a TV seja movimentada em várias direções. Por isso, geralmente o equipamento fica mais distante do painel e da parede. Dessa forma, você poderá acessar a parte traseira da televisão com mais facilidade para utilizar as entradas HDMI, VGA e USB, por exemplo.

O suporte de TV articulado é indicado para ambientes integrados, como cozinhas americanas, ou locais com pouco espaço, uma vez que ele permite que o equipamento seja direcionado para onde você desejar.

Além disso, ele também ajuda a eliminar os reflexos de luz natural e artificial da tela, pois o aparelho pode ser movimentado na direção em que receba menos iluminação.

Por exemplo, o suporte de TV articulado ELG FULL20 proporciona giro lateral de até noventa graus, e inclinação vertical de até quinze graus. Dessa forma, ele pode ser utilizado até mesmo em lugares altos. Além disso, a distância entre a televisão e a parede e o painel pode ser ajustada entre seis e dezenove centímetros.

Ademais, esse modelo é fabricado em aço carbono com pintura preta epóxi eletroestática e tratamento anticorrosão, o que garante maior durabilidade e resistência. Ele foi projetado para fixar televisores de quinze a quarenta e duas polegadas com até 30 kg. Acesse a nossa loja virtual e confira todos os detalhes sobre o ELG FULL20.

Como escolher o melhor suporte de TV?

Além de escolher entre o suporte de TV fixo ou articulado, você precisará prestar atenção a algumas características, como peso, localização, tamanho da TV e o padrão VESA. Afinal, é preciso que o acessório seja adequado à televisão e ao local que ele será instalado para garantir maior segurança.

Confira os detalhes a seguir!

Peso

Em primeiro lugar, para escolher o suporte de TV ideal, é preciso verificar se ele suporta o peso do equipamento. Geralmente, essa informação pode ser encontrada facilmente na caixa do produto ou na descrição na loja virtual.

De modo geral, os suportes fixos aguentam entre 50 kg e 100 kg. Enquanto isso, os suportes articulados têm capacidade de cerca de 30 kg. Porém, isso pode variar de acordo com a marca e o modelo do acespç

Seguir a recomendação sobre a capacidade de peso é fundamental para manter a integridade da sua televisão. Afinal, caso o seu peso seja maior do que o suporte aguente, ele poderá quebrar e cair.

Localização

O local da instalação também deve ser levado em consideração. Afinal, as ferramentas necessárias podem variar de acordo com o material da parede e do painel.

Por exemplo, geralmente o suporte de TV pode ser instalado em uma paredes de alvenaria sem problemas. Porém, paredes de drywall não serão capazes de aguentar o peso dos equipamentos.

Outro cuidado no momento de escolher o suporte para televisão é a estrutura da casa. Por exemplo, será que a parede que você pretende instalar o acessório tem encanamentos ou fios de eletricidade?

Então, certifique-se que a instalação do suporte não te dará prejuízos. Caso contrário, talvez seja melhor fazer a sua fixação em um painel resistente. De fato, embora quase todos os tipos de painéis possam ser utilizados, os painéis de madeira tendem a ser mais resistentes do que os de MDP e MDP. Por isso, eles podem ser mais seguros.

Tamanho da TV

Semelhantemente, é necessário usar um suporte de TV compatível com o tamanho da televisão. Normalmente, essa informação é descrita em polegadas na descrição da loja online ou na caixa do produto.

Atualmente, grande parte dos suportes de televisão atendem a diversos tipos de tamanhos, variando entre quatorze e oitenta e quatro polegadas.

Porém, respeitar a recomendação de tamanho é importante, pois, se o suporte for muito grande, ele poderá ficar aparente. Por outro lado, se o suporte de TV for pequeno, a televisão pode ficar instável. Além disso, em todos os casos, você correrá o risco de não conseguir fazer a instalação da estrutura metálica.

Padrão VESA

Por fim, para que a instalação possa ser feita da forma correta, é preciso escolher um suporte de TV com Padrão VESA (Video Electronics Standarts Association) compatível ao do seu equipamento.

Na parte de trás da sua televisão, você encontrará furos com rosca onde o suporte será fixado. A distância entre esses furos é chamada de Padrão VESA. Normalmente, as medidas mais comuns são:

  • 75mm X 75mm
  • 100mm X 100mm
  • 200mm X 100mm
  • 200mm X 200mm
  • 300mm X 200mm
  • 300mm X 300mm
  • 400mm X 200mm
  • 400mm X 300mm
  • 600mm X 400mm
  • 400mm X 400mm
  • 800mm X 400mm

Além disso, ainda existem alguns modelos de suporte de TV universal, ou seja, que podem ser adaptados a qualquer padrão VESA. Por exemplo, o ELG Genius é um modelo que pode ser usado em modelos com VESA entre 75mm X 75mm a 800mm X 400mm, com quatorze a oitenta e quatro polegadas e até 100 kg. Sem dúvida, esse acessório atenderá grande parte das televisões disponíveis do mercado atualmente.

Quer saber mais sobre os suportes da marca ELG? Então, leia também: ELG: a melhor marca de suportes para monitores e TVs

Como colocar o suporte de TV na parede?

Para colocar a TV na parede, é importante instalar o suporte da forma correta. Para isso, você vai precisar de:

  • Trena ou fita métrica;
  • Chave de boca;
  • Chave Philips;
  • Parafusos e buchas (geralmente já vem com o suporte);
  • Furadeira e broca;
  • Óculos de proteção e luvas antiderrapantes.

Agora, confira o passo a passo de como instalar o suporte de TV na parede!

Local da instalação

Em primeiro lugar, é preciso escolher o melhor lugar para fixar o suporte de parede. Além da distância, é importante ter certeza que não passam canos de água ou cabos de eletricidade na parede escolhida.

Além disso, é importante ter uma fonte de energia atrás do suporte de TV para que os equipamentos sejam conectados à tomada sem que os fios fiquem aparentes. Dessa forma, você terá um ambiente visualmente mais limpo e organizado.

Então, defina e marque a altura do televisor na parede. A maioria dos suportes de TV vem com um gabarito de instalação, o que ajuda muito na hora de fazer as marcações na parede.

De qualquer forma, geralmente, os aparelhos até quarenta polegadas devem ficar no mínimo a setenta centímetros do chão, medidos do chão até abaixo da tela da TV. Enquanto isso, as televisões com mais de cinquenta polegadas devem ficar a pelo menos sessenta centímetros do chão.

Na verdade, o ideal é que o centro da TV fique na linha dos olhos quando você estiver sentado. Por isso, é fundamental que você sempre faça o teste antes para verificar que a altura ficará confortável.

Fixando o suporte

Depois de fazer as marcações, lembre-se de proteger a tela da televisão. Logo após, prenda o carretel e a arruela na parte superior da traseira do aparelho com uma chave Philips. Em seguida, com a mesma chave, fixe os parafusos na parte inferior do aparelho.

Então, com uma furadeira, fure a parede nas marcações que você fez anteriormente e encaixe as buchas. Depois, com a ajuda de uma chave de boca, fixe a outra parte do suporte na parede e aperte bem os parafusos.

Por fim, levante a televisão até o suporte e a encaixe no carretel, deixando o equipamento bem nivelado. Se precisar, use um nível para garantir que o equipamento está corretamente alinhado. Logo após, basta ligar os equipamentos e, no caso dos suportes articulados, ajustá-lo na direção mais confortável.

Como colocar o suporte de TV no painel?

Para fazer a instalação do suporte de TV no painel, você vai precisar de:

  • Trena ou fita métrica;
  • Chave Philips;
  • Parafusos;
  • Arruelas;
  • Contraporcas.

Primeiramente, para instalar o suporte de TV no painel, é imprescindível que o móvel seja forte o suficiente para aguentar o peso do suporte e da televisão. Além disso, é preciso que os parafusos utilizados sejam adequados para a espessura do painel e as propriedades do MDP ou da madeira.

Para que o painel suporte o peso dos equipamentos que serão fixados nele, é fundamental que ele tenha pelo menos quinze milímetros de espessura. Mesmo assim, pode ser necessário o uso de um reforço para garantir maior segurança.

Igualmente, se o material do painel for MDF, será melhor aumentar o número de pontos de fixação. Dessa forma, o peso ficará mais bem distribuído e haverá menor probabilidade de acidentes.

No caso dos parafusos, é necessário que o seu comprimento seja o suficiente para atravessar a chapa do suporte, a arruela e a chapa de madeira. Além disso, no geral, é recomendado que seja usado um parafuso de pelo menos 4,5 milímetros de espessura.

Se os parafuso que você escolher tiverem cabeça pequena ou cônica, lembre-se de utilizar arruelas para aumentar a superfície de apoio. Assim, será possível garantir maior pressão e segurança na instalação.

Outra forma de aumentar a força de sustentação do suporte de TV no painel é por meio de parafusos passantes. Afinal, as arruelas e as contraporcas também ajudam a distribuir melhor a carga sobre o móvel.

Dessa forma, você garantirá que o seu suporte de TV está instalado da maneira correta e evitará surpresas desagradáveis. Por isso, siga todas recomendações do manual de instalação.

Considerações finais

Está procurando um suporte de TV para sua casa? Então, venha conhecer os modelos disponíveis em nossa loja virtual. Você recebe pontos a cada compra e pode trocar esses pontos por descontos nas próximas compras. Bem-vindo à Mundoware!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *