Tempo de leitura: 12 minutos
Qual nobreak comprar? De fato, essa é uma dúvida comum para aqueles que acabaram de adquirir um eletrônico ou desejam assegurar a proteção daqueles que já possuem.
Como todos sabemos, apagões são incidentes passíveis de ocorrer e acometer a todos nós. O Brasil, em especial, tem um grave problema quando o assunto é fornecimento de energia. Decididamente, esse déficit é responsável por desencadear quedas de eletricidade frequentes, sobretudo na estação mais quente no ano.
E quando o fazem, os eletrônicos são desligados incorretamente. A partir desse desligamento brusco e inconveniente, diversas consequências e prejuízos podem surgir.
A exemplo do computador, isso acarreta em um desgaste desnecessário no hardware, que é a principal causa da maioria das falhas no computador. Além disso, uma queda de energia inesperada pode potencialmente danificar seus dados de várias maneiras imprevisíveis. E em um instante, você pode perder um dia inteiro de trabalho ou pior.
É por isso que, para manter seus dados em segurança, um nobreak é um item obrigatório em qualquer escritório ou rede doméstica.
Mas, afinal, qual nobreak comprar?
Encontrar o nobreak certo é um processo incrivelmente frustrante, pois praticamente todos os recursos educacionais sobre o assunto usam jargões altamente técnicos que poucos consumidores entendem ou se preocupam.
Em suma, quando nos perguntamos qual nobreak comprar, todos nós esperamos uma solução simples que ofereça:
- Segurança de saber que seus dados e equipamentos estarão protegidos;
- Satisfação de saber que você encontrou o melhor produto pelo melhor custo benefício;
- Facilidade de uso para conectá-lo e manuseá-lo.
Pensando nisso, nesse artigo nós ofereceremos algumas informações para ajudá-lo a decidir qual nobreak comprar. Acompanhe o guia abaixo e descubra tudo o que precisa saber para fechar a compra mais acertada e vantajosa!
O que é um nobreak ou fonte de alimentação ininterrupta?
Um nobreak, ou fonte de alimentação ininterrupta, é um dispositivo usado para manter computadores e equipamentos seguros quando há uma perda ou uma redução significativa na fonte de energia primária. Para isso, o nobreak aloja várias baterias que substituem quando detectam uma perda ou redução na energia disponível.
Uma vez detectado, o controle é transferido para as baterias e, através de um inversor, a tensão CC (corrente contínua) das baterias é convertida em CA (corrente alternada) para os dispositivos.
Na realidade, não apenas sistemas e equipamentos de computadores podem se beneficiar do nobreak. Qualquer eletrônico pode ser conectado a uma fonte de alimentação ininterrupta, até um massageador de pés!
Por que comprar um nobreak?
Antes de se perguntar qual nobreak comprar, talvez você esteja se questionando por que deveria adquirir um nobreak, para início de conversa. Como mencionado acima, em caso de blecaute, o nobreak muda imediatamente para a energia da bateria para fornecer uma fonte de energia contínua para os equipamentos a ele conectados.
A duração da bateria pode variar de acordo com o sistema e depende da quantidade de energia que você usa. O backup da bateria permite que você desligue equipamentos, servidores ou até consoles de videogame mais sensíveis sem perda de dados ou progresso.
Diferentes sistemas nobreak também fornecem certos níveis de proteção para outros problemas de energia que vierem a surgem.
Qual tamanho de nobreak devo comprar?
Para que seu nobreak funcione corretamente, ele precisa ser grande o suficiente para suportar todos os equipamentos conectados a ele. Ou seja, ao decidir qual nobreak comprar, você precisará estar atento à capacidade da fonte de alimentação ininterrupta. A capacidade nada mais é do que a quantia de energia que um sistema nobreak pode fornecer (isto em uma medida de watts).
Quanto maior a capacidade, mais equipamentos eletrônicos e dispositivos poderão ser suportados pela fonte no caso de uma queda na energia. Isto é, para encontrar a capacidade do nobreak, você precisará calcular a carga. A carga, por sua vez, é a quantidade combinada de energia que cada um dos dispositivos usa.
Para identificar a carga, faça uma lista de equipamentos, incluindo o total de watts que cada peça de equipamento precisa para funcionar corretamente. Nessa lista, faça a adesão de todos os dispositivos que o nobreak precisará suportar.
Se um equipamento tiver uma fonte de alimentação redundante, conte apenas a potência de uma fonte de alimentação. Se você não tiver certeza de quantos watts seu equipamento requer, consulte o fabricante ou o manual do usuário.
Quanto tempo de eletricidade eu quero depois que a energia acaba?
Outra pergunta que deve ser feita quando você está decidindo qual nobreak comprar, é quanto tempo de energia reserva você espera do equipamento. Afinal, você precisa pensar no que gostaria de fazer com a energia da bateria quando ocorrer um problema na rede elétrica.
Ou seja, você deseja se concentrar em desligar todos os seus dispositivos conectados com segurança? Deseja manter a TV funcionando durante o problema de energia? Deseja terminar a seção do videogame em que está ou simplesmente salvar o progresso?
Respondidas essas questões, você deve determinar o tempo de execução do seu nobreak.
Em outras palavras, tempo de execução é o número de minutos em que um sistema de alimentação ininterrupta pode suportar os dispositivos conectados com eletricidade durante um apagão. Por exemplo, o tempo de execução mínimo é o tempo necessário para concluir o desligamento adequado do equipamento.
Lembre-se de que o número de watts suportados afeta o tempo de execução. Ou seja, quanto menor a carga de potência conectada, mais as baterias durarão. Quanto maior a carga de potência, menor será o tempo de execução.
De fato, a quantidade de tempo que o nobreak pode sustentar um sistema pode variar. Todavia, em geral, ele permite tempo o suficiente para que o problema seja resolvido ou, pelo menos, permite que os sistemas sejam desligados de maneira adequada.
Quantas tomadas um nobreak deve ter?
Aqui está outra pergunta que você deve se fazer na hora de decidir qual nobreak comprar.
Como um protetor contra surtos e quedas, um nobreak possui um número determinado de tomadas. É por isso que você deve levar em consideração quantos dispositivos serão conectados à fonte de alimentação ininterrupta.
Para escritórios pequenos ou uso doméstico, isso geralmente equivale apenas a um roteador, modem e um computador. No entanto, para empresas e estúdios maiores, o número de tomadas disponibilizadas pelo equipamento tende a ser maior.
De um modo geral, é recomendado comprar o número que você precisar mais duas tomadas disponíveis, pois isso oferece flexibilidade para o futuro.
No entanto, lembre-se de que muitas unidades nobreak fornecem apenas proteção contra sobretensão em algumas portas. Ou seja, as tomadas alimentadas pela bateria provavelmente serão menores que o número máximo de portas.
As opções baratas geralmente cortam custos, fornecendo apenas bateria reserva para quatro ou seis tomadas. Assim, deixam o restante de portas sem energia.
Isso não será um problema para todos os compradores, mas pode ser uma surpresa desagradável se você só descobrir isso na primeira vez que a energia acabar.
Felizmente, você notará apenas olhando para o nobreak se ele possui ou não portas sem energia de backup. Essas informações também pode ser encontradas no manual do equipamento.
Diferentes tipos de fontes de alimentação ininterruptas
Nobreak senoidal
O nobreak senoidal é responsável por equalizar e equilibrar as ondas de maneira pura. Ou seja, ele trabalha padronizando o fornecimento das ondas de energia. Desse modo, oferece um funcionamento mais seguro e eficaz, mesmo para aqueles equipamentos cuja sensibilidade é maior.
Como destacado acima, a produção de onda realizada pelo nobreak senoidal é classificada como “pura”, uma vez que é idêntica àquela que a rede elétrica produz. Esse é um fator de suma importância, que torna o nobreak senoidal recomendado para os gêneros eletrônicos mais sofisticados.
Dentre os equipamentos e aparelhos que requerem a geração de onda pura e perfeita estão:
- Cancela;
- Centrífuga;
- Portão;
- TV Smart;
- PC Gamer.
Além disso, é interessante observar que os sistemas de automação comercias ou residenciais também preferem os nobreaks senoidais devido à sua eficiência.
Nobreak não-senoidal
O nobreak não-senoidal regula a tensão da saída, contudo, ao contrário do senoidal, ele não promove uma correção no modo da onda. Essa variedade trabalha offline, isto é, acionando somente quando é detectada uma falha elétrica. O tempo para transição para a bateria, no nobreak não-senoidal, é de cerca de 0,8ms.
Mas no que a sua não-correção de onda afeta nos aparelhos eletrônicos?
Em suma, isso significa que algumas linhas de aparelhos e equipamentos de sensibilidade maior apresentarão interferências eletromagnéticas e ruídos decorrentes. Esse é o caso de aparelhos de som e áudio, além de fontes eletrônicas e servidores com PCF ativo.
O nobreak não-senoidal é mais recomendado para aparelhos tais quais:
- Switch;
- Modem;
- Roteador;
- Desktop.
Além disso, também abrange outros dispositivos de informática menos complexos, além de sistema de alarme, sistema de monitoramento, sistema de CFTV e eletrodomésticos mais simples.
O que são nobreaks de dupla conversão?
O sistema nobreak de dupla conversão fornece às instalações o mais alto nível de proteção, isolando o equipamento da energia das redes fornecedoras.
O sistema funciona convertendo a energia de CA para CC e depois de volta para CA. Esta unidade é a única fonte de alimentação ininterrupta que fornece energia com tempo zero de transferência para a bateria, tornando-a ideal para equipamentos sensíveis.
De fato, isso torna o nobreak de dupla conversão a melhor opção para qualquer instalação com equipamentos de missão crítica (como hospitais) e em locais com más condições de energia.
Além disso, um nobreak online de dupla conversão possui um desvio estático interno, garantindo que, se a fonte de alimentação sofrer uma falha catastrófica ou precisar de manutenção, você possa mantê-la online durante o reparo ou a substituição.
Como demonstrado, o nobreak de dupla conversão é mais indicado para equipamentos para fins de utilização médica, além de plotters e servidores de grande porte, instrumentos musicais, além de demais aparelhos que necessitem de uma proteção mais segura, garantida e duradoura. Um exemplo disso é a tomografia, exame realizado por profissionais.
Caso haja uma falha na energia no instante em que a máquina está sendo utilizada pelo paciente, e o tomógrafo não possuir uma ligação com uma fonte de alimentação de dupla conversão, a imagem capturada pela máquina apresentará ruídos e interferências. Pode, desse modo, ocasionar em um diagnóstico errado e equivocado.
Nobreaks especiais para PC Gamer
Se você está se perguntando por que e qual nobreak comprar para seu PC Gamer, nós podemos ajudá-lo. Afinal, se você joga no computador ou no console, com certeza já passou por uma situação estressante devido à queda de energia repentina.
Com os apagões, o console ou computador é desconectado no meio de uma partida, sem, para tanto, salvar o progresso do jogador. Quando o jogo é online em tempo real, a situação é pior ainda, algo inconveniente e frustrante para qualquer jogador.
Se você já passou por isso, deve ter buscado formas de evitar que seu desempenho, conquistado após horas de jogo, fosse perdido devido às oscilações e quedas na rede elétrica.
A solução mais recomendada para que esse incidente não se repita é investir em um aparelho nobreak para o seu PC Gamer. Afinal de contas, essas fontes de alimentação ininterruptas fornecem uma temporária autonomia de energia para os equipamentos nelas conectados. Isso garante que os jogadores continuem jogando após uma queda de energia ou, ao menos, tenham tempo salvar o progresso feito no jogo.
Uma das indicações quando o assunto é qual nobreak comprar para seu PC Gamer é o Nobreak Gamer Ragtech One Up Nitro. Com ele, as oscilações e quedas na rede de energia não voltarão a causar estresses e prejuízos para o andamento de seu jogo.
Nobreaks especiais para impressoras a laser
É absolutamente necessário proteger seus equipamentos e aparelhos de alto custo – tais quais copiadoras, scanners e impressoras a laser – dos danos e panes causados devido aos problemas na rede de energia.
Estudos realizados na IBM revelam que surtos, picos e quedas de energias são os responsáveis por aproximadamente 88% das falhas causadas aos equipamentos e aparelhos eletrônicos.
Sendo assim, quando falamos sobre qual nobreak comprar, não podemos esquecer da impressora a laser. Afinal, esse equipamento também precisa de proteção contra quedas e surtos de energia. Nesse caso, a Mundoware possui um estabilizador para impressora a laser que garante a melhor proteção ao seu equipamento. Aproveite!