Vale a pena comprar cartucho de tinta compatível HP?

Vale a pena comprar cartucho de tinta compatível HP?

Tempo de leitura: 5 minutos

Nesse texto vamos fornecer algumas explicações sobre o cartucho de tinta compatível HP. Será que por não ser um produto original, pode prejudicar o desempenho da impressora, danifica-la ou afetar a qualidade da impressão?

Hoje, finalmente você vai entender as diferenças entre cartucho de tinta compatível HP, cartucho remanufaturado e cartucho original.

Não sabia que cartucho compatível e remanufaturado são peças distintas? Pois é! Muita gente acaba se confundido, achando que um é sinônimo do outro, mas, não. Há diferença sim – e significativa.

Não ter ciência desses detalhes pode significar gastar mais dinheiro e danificar o seu equipamento.

Em um dos casos a opção é mais econômica, mas pode comprometer a vida útil do aparelho, enquanto a outra também é menos onerosa que o cartucho original, entretanto, não afeta o desempenho da máquina.

Tire todas as suas dúvidas sobre cartucho de tinta compatível HP a seguir. Saiba qual é a melhor opção para a qualidade final do seu trabalho e para o seu bolso. Prossiga na leitura!

O cartucho de tinta compatível HP

Por não se tratar de cartucho original, a associação que o público faz diretamente com cartucho compatível é “falso”, “irregular”, “de qualidade duvidosa”.

Mas, entenda que compatível não é o mesmo que falso.

Por exemplo, quando pegamos o controle de uma televisão diferente da marca ou do modelo do aparelho. Na maioria dos casos, consegue-se fazer o essencial sem problema algum.

Isso significa que tal controle é “falso”? Não. É um controle de tecnologia compatível.

O mesmo conceito se aplica no cartucho de tinta compatível HP.

Não se trata de um produto que tenta se vender como uma cópia piorada de um produto original. Não usou o modelo de fábrica para reproduzir versões caseiras e menos onerosas. É um material desenvolvido por um fabricante, de forma compatível à impressora de outro fabricante.

Avalie as marcas

Cartucho de tinta compatível HP é um produto desenvolvido com um padrão de qualidade de uma empresa. E é vendido lacrado. A diferença para o original é que não é feito pelo mesma fabricante da impressora. Pode-se dizer que, em outras palavras, o cartucho compatível é uma versão “genérica” do original.

Claro que, como é comum no comércio, há marcas e marcas, empresas e empresas. Algumas apresentam um material superior do que outras. O que deve se atentar na hora da compra de cartucho de tinta compatível HP é a reputação da fabricante.

A Mundoware, por exemplo, só trabalha com as marcas mais conhecidas e respeitadas do mercado. Você pode conferir nosso catálogo aqui.

As vantagens do cartucho de tinta compatível HP

Uma das vantagens mais notáveis de adquirir um cartucho de tinta compatível HP é o custo benefício.

Versões compatíveis costumam ser mais baratas que a versão original, justamente por não ter esse “selo” de original que somente o fabricante da impressora pode ter.

Outro fator que barateia a opção é a diversidade de fabricantes. Tal variedade permite que o consumidor tenha mais opções, não ficando “amarrado” a uma empresa.

A qualidade e a vida útil do cartucho de tinta compatível HP são as mesmas do original. Como dito, não se trata de uma produção caseira e clandestina, e sim de um produto desenvolvido do zero, de maneira industrial, mas que é compatível com aparelhos de impressão de outros fabricantes.

E qual seria a diferença do cartucho de tinta compatível HP para o remanufaturado? Veja a seguir.

Cartucho remanufaturado é furada!

O remanufaturado é normalmente confundido com o cartucho compatível.

Enquanto um é um produto desenvolvido do zero, etapa por etapa, atendendo padrões importantes de qualidade, o outro é um reaproveitamento de um material que já foi usado.

A prática do cartucho remanufaturado surgiu com a preocupação dos danos causados ao ambiente. Com o descarte frequente ou irresponsável de produtos que levam muitos anos para decompor, e por isso causando impacto ambiental, empresas e poder público pensaram em medidas para amenizar o problema.

Uma dessas medidas foram os cartuchos remanufaturados. Para impedir ou diminuir o descarte dessas peças, a remanufatura é o trabalho de reciclagem, de reaproveitamento de peças para estender sua vida útil.

Como é o processo de remanufatura?

O cartucho dá sinais de que sua validade foi atingida. Ele é levado a uma loja de terceiros para ser remanufaturado.

Esse trabalho de remanufatura consiste em abrir o cartucho defeituoso, analisar qual peça se encontra com problemas e fazer uma troca, uma substituição por outra peça idêntica de outro cartucho que também se encontra inativo.

A troca é feita, o cartucho é limpo, na melhor das hipóteses, e a tinta é reposta manualmente.

Apesar de ser uma prática interessante em termos de preservação ambiental, não é tão interessante enquanto produto.

A vida útil desse tipo de cartucho será menor.

Provavelmente você terá que voltar em pouco tempo para solicitar uma nova remanufatura, porque o material original já está gasto e as peças de reposição também já foram usadas em outro momento. Além disso, a tinta de reposição pode ser de qualidade duvidosa, prejudicando seus trabalhos e seu equipamento.

Então, embora o remanufaturado seja uma solução mais econômica em comparação com o original, assim como o cartucho de tinta compatível HP, mas, em termos de eficiência, longevidade e segurança, deixa a desejar.

Considerações finais

Das opções apresentadas, o cartucho original é o que elimina qualquer tipo de problema. No entanto, não significa que seja a única opção possível ou mais vantajosa. Por ser original, geralmente seu preço final é mais salgado, apertando o bolso do consumidor.

O cartucho remanufaturado alivia no bolso, mas aumenta muito o risco de danificar a impressora e a vida útil é menor.

Já o cartucho de tinta compatível HP é a opção que gera mais benefícios, pois mantém o padrão de qualidade do original, a mesma durabilidade e ainda é mais barato.

Confira marcas e valores de cartucho de tinta compatível HP na loja Mundoware e faça sua compra com segurança. Conte conosco para solucionar quaisquer dúvidas e deixe seus comentários abaixo!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *