Uma das piores sensações é, por exemplo, escrever um trabalho importantíssimo e, na hora de abrir, perceber que o arquivo está corrompido. Nesses momentos, é preciso deixar o desespero e a raiva de lado e aprender como recuperar arquivo corrompido no Word.
Arquivo corrompido no Word
Antes de mais nada, nas horas em que ocorre o corrompimento do arquivo, é ótimo lembrar que a tecnologia teve um avanço extremamente acelerado e hoje em dia é possível recuperar quase qualquer coisa. Logo, além de o Word ser um ótimo programa, ele ainda oferece a possibilidade de recuperar os arquivos.
Mesmo que nem sempre seja possível salvar um arquivo que foi corrompido, a tentativa é válida pois nunca se sabe quando o passo a passo pode ou não funcionar. Justamente por isso, é altamente indicado tentar todos os processos de recuperação, já que algum deles tem a probabilidade de dar certo.
Como evitar que um arquivo quebre?
Utilizar o formato .docx e criar cópias de cada documento salvo é uma ótima forma de evitar esse tipo de problema. Além disso, o autosave é uma opção extremamente utilizada por quem está montando um documento de importância e precisa se precaver de todas as formas possíveis.
Como recuperar arquivo corrompido no Word
Antes de tentar qualquer restauração, é preciso verificar qual o tamanho do arquivo que precisa ser restaurado. Para isso, faça da seguinte forma:
- Clique com o botão direito em cima do arquivo;
- Vá em “Propriedades”;
- Depois, vá em “Detalhes”.
A questão é que, caso seja um arquivo grande demais, como imagens, gráficos e, geralmente, com 100 páginas ou mais, é bem pouco provável que o mesmo consiga ser recuperado. Nesses casos, a solução mais viável é reescrever o documento.
Portanto, sempre lembre que quando há muita informação dentro de determinado arquivo que foi corrompido, é mais difícil de recuperá-lo de forma eficaz e completa. Existem alguns casos em que os arquivos são recuperados sem imagens, gráficos ou demais componentes. Entretanto, caso o arquivo seja pesado demais, há o risco de nem mesmo o texto ser recuperado.
Porém, sempre há a boa notícia, já que arquivos que não possuem tanto peso e nem muita informação podem ser restaurados com maior facilidade. Porém, caso ainda assim possuam gráficos ou imagens, corre-se o grande risco de o mesmo ser restaurado sem esses dados.
Método 1
Antes de tentar qualquer coisa, é preciso, pelo menos, tentar abrir o arquivo corrompido no modo de rascunho, porém, sem carregar nenhum tipo de link. Para isso, abra o Word e:
- Vá até a aba “Exibir”;
- Selecione “Rascunho”.
Após essa etapa, dirija-se até:
- “Arquivo”;
- “Opções”;
- “Avançado”.
Quando chegar nessa parte, role de forma até chegar na subseção chamada “Mostrar conteúdo do documento”, marque “Usar fontes de rascunho nas visualizações” e depois “Mostrar códigos de campo em vez dos seus valores”.
Lembre-se de ir até a opção “Avançado” e não esquecer de desmarcar a caixa que diz “Atualizar os links automáticos ao abrir”. Caso contrário, toda a tentativa será em vão.
Então, após ter feito tudo isso, finalize com um “OK”, feche o editor de texto e tente abrir o documento.
Método 2
Para alegria de muitos, esse não é o único método a ser tentado. Uma das formas que geralmente dá certo é tentar incluir o arquivo corrompido em um arquivo comum, ou chamado “arquivo vivo”.
Para isso, comece criando um novo documento no Word. Na aba “Inserir”, vá em “Texto” e procure por “Objeto”. Clique. Ao clicar, verá que aparecem duas opções bem sutis. Selecione uma delas, a qual é chamada “Texto do arquivo”. Feito isso, na caixa de diálogo, selecione o arquivo que está danificado e tente abri-lo clicando em “Abrir”.
Se isso também não funcionar, tente utilizar o próximo método.
Método 3
Vamos tentar, agora, utilizar o método da Microsoft incorporado no editor. Para isso, faça da seguinte forma:
- Abra o Word;
- Selecione “Arquivo” e, em seguida, “Abrir”.
Feito isso, na caixa de diálogo, localize o arquivo corrompido, clique na seta do campo “Abrir” e então selecione “Abrir e reparar”.
Nesse momento, é preciso ter calma e paciência para esperar que todo o arquivo tente ser recuperado e analisado. Esse procedimento de análise pode demorar pouco ou muito, depende do tamanho do arquivo, velocidade do computador e mais uma infinidade de fatores.
Método 4
Caso a opção anterior também não funcione, a boa notícia é que, nas versões mais atualizadas do Word, é possível notar a ferramenta “Recuperar Texto de Qualquer Arquivo”. Assim, é muito mais fácil extrair todo o conteúdo, até então, perdido.
Além disso, para utilizar essa nova opção, basta seguir um procedimento muito semelhante, se não igual, ao descrito anteriormente. Logo, basta abrir o Word, selecionar a localização em que se encontra o documento corrompido, selecioná-lo, clicar na seta e selecionar “Tipo de arquivo”.
Em seguida, selecione a opção que entrou como uma nova atualização, a mesma escrita acima como “Recuperar Texto de Qualquer Arquivo”.
Ademais, essa nova atualização permite que somente o texto seja salvo, o que já é uma grande coisa. Porém, como dito anteriormente, gráficos, imagens, gifs e qualquer outro tipo de arquivo serão descartados.
Entretanto, a boa notícia é que tudo isso pode ser refeito e, pelo menos, o texto estará intacto e salvo. Geralmente, as pessoas se contentam em salvar somente o texto, já que muitos consideram ser a parte que mais dá trabalho durante a montagem de um documento.
Considerações finais
Caso isso também não resolva, a melhor opção ainda é reescrever o arquivo com muita calma e paciência, já que as opções anteriores não surtiram efeito.
Para evitar que essas situações ocorram, salve sempre uma cópia do arquivo, passe-o para um pendrive e não se esqueça que imprevistos acontecem. Caso não seja um arquivo pesado, há grande probabilidade de um dos métodos surtir algum efeito positivo.
Além disso, lembre-se que ainda há a opção de procurar por plataformas ou programas online que podem ser eficazes para realizar a recuperação do documento corrompido, nem que seja somente o texto.
De qualquer forma, siga com bastante atenção e calma todas as instruções passadas sobre como recuperar arquivo corrompido no Word.
E se você gostou desse conteúdo, pode gostar também do nosso guia sobre como criar formulário no Word.
Até a próxima!