Tempo de leitura: 6 minutos
Se você tem dúvidas quanto ao funcionamento e substituição do cilindro da sua impressora, veio ao lugar certo! Por isso, fique conosco e aprenda como trocar o fotocondutor de impressoras a laser de forma simples e fácil. Confira todos os detalhes nesse artigo!
Como funciona o fotocondutor?
O fotocondutor, também chamado de cilindro fotocondutor, é um importante componente das impressoras a laser. Dessa forma, essa é a peça responsável por dar nitidez e boa definição às impressões ou cópias realizadas no equipamento.
Entretanto, o fotocondutor pode vir acoplado ao toner em alguns modelos de impressoras. Ele é o responsável por receber a onda de luz e aumentar a precisão da imagem. Essa luz pode ser laser, LED, halógena ou fluorescente.
Para garantir que o funcionamento seja ideal, é necessário que o fotocondutor tenha o tamanho necessário para receber a quantidade certa de luz. Além disso, outro ponto importante é o material de que ele é feito.
É importante observar o uso adequado da peça, a fim de garantir maior vida útil e funcionamento correto. Para isso, é necessário realizar manutenções preventivas e limpezas periodicamente, de preferência, com profissionais capacitados.
Para aumentar a vida útil do seu fotocondutor, é necessário observar pontos como a qualidade do toner utilizado. Um toner de baixa qualidade prejudica a peça. Da mesma forma, deve-se observar a capacidade diária de operação, visto que exceder o limite diário também pode danificar a peça.
Outro detalhe que pode danificar o fotocondutor é o ambiente em que a impressora é usada. Expor o equipamento a raios solares ou umidades altas também impacta diretamente na funcionalidade da peça. Além disso, manipular o fotocondutor de maneira inadequada também prejudica a peça.
Isso porque se trata de uma peça sensível, portanto, manipulá-la de qualquer jeito, sem o devido conhecimento, pode acabar causando danos irreparáveis.
Como trocar o fotocondutor?
Conforme já mencionamos anteriormente, ao pensar em como trocar o fotocondutor, é necessário ter cuidado para manipulá-lo. Se a peça for instalada de maneira grotesca e manipulada de forma errada, é possível prejudicar seu funcionamento, inclusive, comprometendo a própria impressora.
Um fotocondutor pode ter vida útil de 15.000 a 20.000 impressões, variando conforme o modelo e a forma como é utilizado. Ainda assim, a maioria das impressoras emite um aviso quando chega a hora de fazer a substituição do cilindro.
Dessa forma, elaboramos uma sequência simples de passos a serem seguidos para realizar a troca do fotocondutor. Veja os passos abaixo:
- Desligue a máquina, desconectando-a da rede elétrica;
- Retire o conjunto toner/fotocondutor conforme ilustrações em sua impressora;
- Remova o fotocondutor antigo e substitua-o pelo novo;
- Encaixe o conjunto novamente na impressora e reinicie-a.
Um fator muito importante a ser observado é que o novo fotocondutor deve ser manuseado com muito cuidado, evitando expor a peça à luz. Além disso, em casos que se faça necessário limpar o toner, aconselha-se que se procure um profissional.
Isso porque o toner contém carga elétrica e é necessário equipamento próprio para realizar essa limpeza de forma efetiva. Entretanto, os passos da substituição do cilindro podem variar um pouco conforme o modelo da impressora, apesar de que há instruções descritas no próprio equipamento ou manual.
Desse modo, vale a pena fixar que o fotocondutor possui uma vida útil e que é inevitável ter que substituí-lo periodicamente. Porém, através de uma manipulação e cuidados ideais, é possível estender o seu tempo de vida, aproveitando ao máximo a sua qualidade.
Outro fator importante para ser mencionado é que a vida útil do fotocondutor, assim como de toda a impressora, é aumentada quando utilizamos somente materiais de qualidade. Assim sendo, qualquer que seja o componente de baixa qualidade usado, certamente, comprometerá os outros.
Limpeza e manutenção
A limpeza e manutenção preventiva é outro importante fator determinante no bom funcionamento e vida útil do fotocondutor. Portanto, realizar limpezas periódicas no equipamento garante que falhas sejam evitadas e que prejuízos ocorram.
Dessa forma, a limpeza pode ser realizada de um modo simples pelo próprio usuário da impressora e, em alguns casos, o ideal é solicitar uma manutenção preventiva de um profissional capacitado, variando conforme a frequência e quantidade de impressões realizadas.
Outro fator que contribui em grane parte para o bom funcionamento da impressora e vida útil do fotocondutor é utilizar sempre o papel adequado. Desse modo, evita-se que ocorra o chamado “engasgamento” da impressora.
O ambiente em que a impressora será instalada e utilizada também é muito importante, visto que deixar o equipamento sob contato da radiação solar ajuda a danificar o fotocondutor. Da mesma forma, lugares sem ventilação e com alta umidade no ar também são prejudiciais.
Além disso, os processos de impressão acabam produzindo ozônio, devido às reações das descargas elétricas. Por esse motivo, a ventilação do local também é importante, já que o ozônio pode acabar causando problemas respiratórios nas pessoas expostas.
Lembre-se sempre de observar o tamanho do fotocondutor novo a ser instalado na hora da substituição. Respeite a indicação do fabricante, desse modo, evitando que uma peça errada seja instalada e prejudique o funcionamento do equipamento.
Quando fazer a troca?
Conforme mencionamos anteriormente, a própria impressora mostrará um sinal de que está na hora de fazer a substituição do fotocondutor. Entretanto, algumas podem não avisar, além de que a peça pode ser comprometida de outras formas antes do tempo previsto.
Por conta disso, é importante sempre observar como está a qualidade de suas impressões. Se por acaso a impressora começar a perder a qualidade de imagem impressa, é preciso levar em conta a possibilidade de ser o fotocondutor.
Dessa forma, uma boa ideia é fazer uma vistoria no toner, observando o seu nível de carga ou se há resíduos e sujeiras. Se houver, é aconselhado fazer uma limpeza, contando com os serviços de uma empresa ou profissional capacitado.
Se a impressão permanecer ruim, isso pode ser um indicativo de danos no cilindro. Assim sendo, aconselhamos a substituição. Vale lembrar que, em qualquer caso de dúvidas, o ideal é procurar os serviços de profissionais capacitados.
Em suma, é muito fácil compreender como trocar o fotocondutor, inclusive como conservá-lo de maneira adequada, para que ele possa render o máximo de sua vida útil. Se você gostou desse artigo ou se tem alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Ficaremos felizes em ajudar!