Quando trocar o fotocondutor? 5 sinais que indicam o momento

Quando trocar o fotocondutor? 5 sinais que indicam o momento

Tempo de leitura: 5 minutos

Componentes extremamente importantes para as impressoras e outros sistemas que trabalham com imagens, os fotocondutores são peças de altíssima tecnologia e alta precisão. Dessa forma, acabam obtendo imagens nítidas, chegando em alguns casos a se assemelhar com uma câmera fotográfica. Como toda peça, possui uma vida útil, por isso, esse artigo explicará quando trocar o fotocondutor.

O que determina a sua qualidade e quando trocar o fotocondutor?

Para que o fotocondutor seja um produto de qualidade e desempenho, alguns fatores como a marca e demais componentes colaboram bastante, assim como em qualquer outra peça ou equipamento. Porém, o que faz com que ele funcione por muito mais tempo é a questão do cuidado. Manter a peça sempre limpa e com a assistência técnica em dia é fundamental para que funcione por muito mais tempo.

Até porque todo equipamento que está envolvido com imagem, precisa da constante supervisão de profissionais capacitados. Além disso, não existe um período de vida útil que deva ser seguido. Além dos cuidados, é preciso ver a durabilidade da impressora, a marca, como a mesma funciona, etc.

O que influencia no momento de quando trocar o fotocondutor?

Em relação ao fotocondutor, não existe exatamente algo que determine a sua vida útil quando utilizado em impressoras e copiadoras. Porém, alguns fatores podem interferir, sim, em sua durabilidade e bom desenvolvimento para saber, finalmente, quando trocar o fotocondutor.

  • Ambiente: usar o fotocondutor em locais adequados é extremamente importante. Além disso, levar em conta a compatibilidade com a impressora e a forma de uso também agrega qualidade no desenvolvimento;
  • Manipulação: a forma de mexer nos equipamentos é muito importante nesses aspectos. É preciso ter cuidado para não danificar nenhuma das peças, menos ainda o fotocondutor. Caso isso aconteça, toda a qualidade da imagem e a vida útil do aparelho estarão danificados;
  • Toner: é preciso prestar atenção no toner que será utilizado junto ao fotocondutor. Afinal, como dito anteriormente, é preciso avaliar com atenção toda a questão da compatibilidade do fotocondutor para demais peças;
  • Condições de trabalho: assim como qualquer outro produto, o fotocondutor precisa ter ao seu dispor uma condição de trabalho que faça com que ele funcione bem. Fatores como a umidade, a temperatura, sujeira, entre outros, prejudicam o fotocondutor e o desempenho do equipamento.

Levando em conta todos os tópicos acima, é possível influenciar de maneira positiva na vida útil do fotocondutor e, dessa forma, fazer com que ele dure mais tempo do que o previso e que o seu funcionamento esteja sempre em dia.

Como visto anteriormente, é importante também estar sempre atento com a questão da assistência técnica e manter em dia todas as revisões. Afinal, todo produto que trabalha no desenvolvimento de impressões e cópias precisa de uma atenção especial para que não prejudique a qualidade do trabalho.

Quando trocar o fotocondutor?

Dizer simplesmente que o fotocondutor precisa ser trocado quando o mesmo estivesse danificado seria uma informação muita rasa e inespecífica. Afinal, o fotocondutor dá sinais claros de quando precisa ser trocado, basta ficar atento e prestar atenção quando os mesmos aparecerem. Vejamos alguns deles em seguida.

Vazamentos nas impressões

Muitas pessoas não percebem, mas antes de completar uma impressão, podem ocorrer os vazamentos até em alguma outra parte da impressora. Isso ocorre pois o fotocondutor pode não dar conta de desempenhar a reprodução de imagens da forma como deveria.

Pontinhos pretos repetidas vezes

Quando um fotocondutor está próximo de ser trocado, seja por estar gasto ou estragado, surgirão defeitos repetidas vezes na folha, sejam eles alinhados, próximos ou não. Quando isso ocorrer durante 3 vezes ou mais, é sinal que o fotocondutor precisa ser trocado imediatamente.

Lateral da folha manchada

Muito mais comum do que se pensa, quando está na hora de trocar o fotocondutor, começam a surgir defeitos nas laterais das folhas, muito semelhantes a marcas de pneu. Isso geralmente ocorre, também, com fotocondutores muito reutilizados.

Fundo aparecendo na impressão

Esse é um defeito que faz com que apareça uma espécie de fundo junto à impressão. É uma situação totalmente inadequada e que pode causar desconforto na hora de imprimir algum documento importante ou algo do tipo.

Uso inadequado do pó de toner

Um dos motivos que mais fazem com que um fotocondutor seja desgastado prematuramente, é o uso de pós inadequados para toner, principalmente se a impressora for uma unidade original. Isso força completamente o fotocondutor e faz com que o mesmo tenha uma vida útil muito mais curta.

A importância da tecnologia para as impressoras e equipamentos

Com os avanços tecnológicos que chegam de maneira extremamente acelerada em diversos aspectos da sociedade humana, hoje em dia já é completamente possível encontrar fotocondutores e demais peças e materiais com aumentos consideráveis da qualidade e desempenho.

Porém, é sempre importante tomar cuidado com diversos fatores, inclusive com o manuseio e a compatibilidade também. Afinal, muito desses produtos que chegam ao mercado com uma tecnologia mais avançada do que os demais necessitam de um pouco mais de atenção na questão da compatibilidade, para que tenham seus benefícios devidamente sentidos.

Até porque ainda é gigante o número de pessoas que, mesmo com plataformas online, celulares, têm preferência pelas impressões e cópias. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer e é sempre preferível garantir.

Logo, os fotocondutores precisam ser muito bem cuidados a fim de evitar que tenha uma queda financeira, caso você tenha um negócio do segmento de cópias e impressões, ou caso ocorra algum tipo de imprevisto para entregas de trabalho, caso a impressora seja usada diretamente pelo cliente final.

Considerações finais

Manutenções feitas com profissionais qualificados para a função também fazem com que os equipamentos, principalmente o fotocondutor, estejam sempre em dia e em bom funcionamento. Isso também colabora muito para saber quando trocar o fotocondutor, como descartar o mesmo, entre outros aspectos. Nesses momentos, é possível realizar pesquisas e encontrar lugares que possuam valores acessíveis e produtos de qualidade para os consumidores que não têm interesse em desembolsar um valor muito alto.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *