Como instalar fotocondutor em impressora Brother: passo a passo definitivo

Como instalar fotocondutor em impressora Brother: passo a passo definitivo

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe como instalar fotocondutor em impressora Brother? Ou, melhor, você sabe o que é um fotocondutor?

Neste artigo vamos te explicar o que é essa parte fundamental de algumas impressoras. Além disso, veremos também para que serve, como ela funciona e como você deve proceder em caso de troca ou de algum defeito.

O que é um fotocondutor?

O fotocondutor é uma peça fundamental na impressora que baseia sua tecnologia de impressão em eletricidade eletrostática. Ou seja, ele gira sobre si mesmo recebendo os impactos do laser que desenham nele a imagem com pontos eletropositivos.

Pode parecer complicado de entender à princípio, mas na verdade não é. Em suma, o fotocondutor é responsável ​​por receber a imagem desenhada pelo laser e depois transferi-lo para o papel para obter a impressão final.

Desgaste e uso

Os tambores de impressora a laser, quando revestidos com um elemento com propriedades fotocondutoras que se desgastam devido ao uso, têm uma vida útil limitada. O ciclo de uso é geralmente definido por várias folhas impressas.

Sendo um consumível independente de cartucho, temos que trocar e instalar fotocondutor em impressora Brother a cada número de trocas de toner. Normalmente isso é estabelecido nas especificações técnicas de cada equipamento.

Dicas e truques

Como dissemos anteriormente, uma impressora a laser é um dos principais componentes da impressão que dita a qualidade dela. Se ele estiver arranhado, marcado, com sujeira, isso afetará a imagem. Por exemplo:

  • As linhas verticais na impressão indicam um desgaste do fotocondutor, portanto, teremos que trocar;
  • Manchas verticais descontínuas na impressão geralmente indicam que há algum dano na peça, como um arranhão que pode ser causado por sujeira. Recomendamos a limpeza de fiapos ou sujeira presos na impressora. O uso de papel de baixa qualidade pode ser uma das causas;
  • Se a página impressa fica toda preta, se o que deve ficar preto aparece em branco ou vice-versa, isso indica um defeito no fotocondutor onde as cargas estão respondendo de maneira diferente.

Como trocar e instalar fotocondutor em impressora Brother

O aviso de vida útil ou a mensagem “troque o fotocondutor” no visor da impressora indica que a peça está perto da validade ou excedeu o seu limite. Quando você vir esta mensagem, terá que fazer a substituição imediata.

Mas, cuidado! Ao substituir a unidade fotocondutora, evite expor a nova peça à luz direta por um longo período de tempo, especialmente a luz solar. A exposição prolongada a esse tipo de iluminação pode danificar o fotocondutor e causar problemas de qualidade de impressão.

Passo a passo para instalar fotocondutor em impressora Brother

Passo 1

Pressione o botão no lado esquerdo da impressora para abrir a porta da frente.

Passo 2

Remova o módulo do cartucho de impressão.

Segure a alavanca do cartucho de toner e puxe-o para cima e para fora.

Nota: tenha cuidado para não pressionar a parte inferior do conjunto do cartucho de tinta quando removê-lo. Coloque o módulo do cartucho de impressão em uma superfície plana e limpa.

Passo 3

Separe o cartucho de toner da unidade fotocondutora. Pressione o botão na parte inferior do conjunto do cartucho de impressão. Segure a alavanca do cartucho e puxe-o para cima e para fora.

Passo 4

Desembale o novo fotocondutor.

Passo 5

Instale o toner na nova unidade fotocondutora. Alinhe os rolos brancos no cartucho com as setas brancas nas trilhas fotocondutoras. Ele se encaixará e ficará na posição normal se tiver sido instalado corretamente.

Passo 6

Instale o módulo do cartucho de impressão na impressora. Faça isso alinhando as setas verdes nas guias da montagem com as setas nos trilhos da impressora. Deslize o conjunto do cartucho de toner o máximo possível.

Passo 7

Feche a portinha da frente.

Passo 8

Redefina o contador do fotocondutor. Para informar a máquina que possui um novo fotocondutor instalado, temos que resetar seu contador interno.

Este contador é aquele que monitora o status do kit fotocondutor e informa quando está esgotado e quando não está. Para configurá-lo depois de instalar a nova peça, você tem que fazer o seguinte:

  1. Abra a tampa frontal;
  2. Mantenha a tecla “ok” pressionada até aparecer a mensagem “unidade de cilindro” e pressione “ok” novamente;
  3. Pressiona “seta para cima” para zerar o contador novamente;
  4. Feche a tampa frontal da impressora.

Em alguns modelos, o painel será diferente. Nestes casos, siga estes passos:

  1. Pressione “configuração” > “info do aparelho” > “duração das peças”;
  2. Fique pressionando a opção “cilindro-vida”;
  3. Pressione a tecla “sim”.

Passo 9

Faça uma impressão de teste.

Prontinho! Você acabou de instalar fotocondutor em impressora Brother!

E lembre-se que a Mundoware trabalha com vários tipos suprimentos e itens para impressão, comercializando os melhores toners e cartuchos compatíveis e, claro, fotocondutor para impressora Brother também.

Vantagens do toner compatível

Você deve saber que o toner compatível possui inúmeras vantagens, não? Entre elas, podemos destacar:

  • Boa qualidade: ao contrário do que muitas marcas pregam sobre a má qualidade dos cartuchos compatíveis, a realidade é que os resultados de sua impressão são comparáveis ​​àqueles que podem fornecer os cartuchos originais. A linha de impressão é excelente e as garantias são exatamente as mesmas;
  • Melhor preço: o principal motivo que leva os consumidores a substituírem os originais por outros compatíveis é o preço. Na verdade, a compra de cartuchos compatíveis significa uma economia de mais de 20%, chegando até a metade do preço do original;
  • Mesma duração: algo difundido entre os consumidores é que o cartucho compatível tem menos durabilidade e nada está mais longe da realidade. Os cartuchos de tinta compatíveis têm a mesma duração dos originais e podem durar até mais tempo.

Considerações finais

Este artigo sobre como instalar fotocondutor em impressora Brother lhe foi útil?

A Mundoware trabalha todos os dias para dar vida à sua impressora e ao seu trabalho. Não deixe de acessar nossa loja virtual para aproveitar condições exclusivas nos melhores produtos e suprimentos para impressão.

Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo se tiver alguma dúvida ou dificuldade na hora de instalar o fotocondutor.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *