Economizar toner colorido: 5 dicas que você não pode dispensar

Economizar toner colorido: 5 dicas que você não pode dispensar

Tempo de leitura: 6 minutos

Economizar toner colorido pode ser um motivo para dor de cabeça de muitas pessoas. Claro, não o fato de economizar em si, mas sim como fazer isso. Dependendo da quantidade de impressões e dos cuidados tomados, um toner colorido pode acabar rapidamente, o que pode ser um problema para alguns.

Algumas soluções podem ajudar a diminuir o consumo da tinta colorida do seu toner. Por isso, no post de hoje, vamos dar 5 dicas para que você possa aprender como economizar toner colorido e ter menos gastos mensais com impressões e tintas.

5 dicas para economizar toner colorido

1. Saiba o que comprar

Nós estamos falando sobre toner, mas você precisa saber os motivos para comprar um bom toner e não um cartucho de tinta – além, é claro, do motivo óbvio que é: toners são para impressoras a laser e cartuchos são para impressoras jato de tinta.

Você já deve saber que um toner tem um valor mais alto que um cartucho de tinta, mas isso não é um problema. O toner, de uma forma geral, é como se fosse o cartucho em pó. Além disso, ele tem uma durabilidade maior e uma qualidade de impressão muito melhor.

Quando o seu toner acabar, realize uma pesquisa para buscar marcas que sejam realmente econômicas e vantajosas para você. É importante comprar um toner de qualidade, pois além de ser bom para a sua impressora, ele também fará com que você tenha impressões sem defeitos.

Uma ótima opção para isso é utilizar cartuchos compatíveis. Eles têm um preço bem mais acessível e são de ótima qualidade. A Mundoware vende toners compatíveis de ótima procedência. Não deixe de passar na nossa loja para conhecer os nossos produtos!

2. Conheça a sua impressora

Antes de comprar uma impressora, é preciso pesquisar. Pesquise de verdade!

Compare todas as características, os preços, a qualidade, o tempo de vida e as suas necessidades. Planeje também o custo que você terá futuramente. Para isso, é importante saber a quantidade de arquivos que irá imprimir para conseguir calcular os gastos com toners.

Às vezes compensa investir mais em uma determinada impressora, mesmo que ela seja um pouco mais cara, pois ela pode lhe trazer mais benefícios do que um equipamento que custa menos.

Essa pesquisa toda serve para que você consiga economizar toner colorido depois de realizar a compra da sua impressora.

3. Fique atento às configurações

Antes de mais nada, garanta que a sua impressora esteja instalada corretamente. Assim você evita impressões com defeitos e, consequentemente, o desperdício de toner colorido e papel também.

Depois, não esqueça de verificar as configurações de impressão da sua impressora. Para isso, você mesmo pode ir até as “Preferências” do equipamento que você costuma utilizar.

Verifique se o tipo de papel configurado é equivalente ao que você está utilizando para realizar a impressão. No “tipo de impressão”, uma boa dica é você ajustar a impressão à página. Dessa forma, a impressão vai ser feita corretamente, utilizando o melhor espaço da sua folha.

Para economizar toner colorido, você pode utilizar o modo rascunho, que tem uma qualidade menor, mas é aconselhável para aqueles documentos que não são muito importantes. Assim, você já vai conseguir economizar bastante tinta.

Reduza também o contraste, assim, menos tinta será usada, já que as letras sairão mais claras.

Além disso, faça a impressão na frente e no verso da folha. Dessa forma você também economiza papel.

Tenha cuidado para a impressora não puxar mais de um papel por vez, pois isso pode fazer com que a impressão fique errada ou até manchada.

4. Fique atento ao que está imprimindo

Antes de imprimir, verifique o tipo de documento que está imprimindo. Escolher uma boa fonte é de extrema importância e faz você economizar toner colorido.

Além da fonte escolhida, certifique-se de que o tamanho está adequado. Fontes grandes e mais trabalhadas costumam gastar muita tinta. Uma dica de fonte é a utilizar a Times New Roman, já que ela tem um baixo consumo de tinta e um bom espaçamento.

Atualmente existe o projeto Ecofont, que tem uma fonte no mesmo estilo da Arial, que é bastante utilizado. No entanto, a fonte desse projeto tem alguns espaços em branco no meio, o que faz com que tenhamos uma economia de até 25% durante as impressões, segundo informações do site deles.

Por enquanto, quem desejar adquirir essa fonte terá que pagar, mesmo assim adquiri-lá pode ser uma vantagem para quem tem uma alta demanda de impressões, já que a economia com o toner colorido vai ser grande.

Visualize as impressões antes. Isso possibilita que você consiga corrigir os possíveis erros que o arquivo possui, economizando tinta e papel. Afinal, você não vai precisar imprimir mais de uma vez se tudo for verificado com antecedência.

Fora isso, sempre que for possível, faça as suas impressões em preto e branco. Muitos arquivos não precisam ser impressos no modo colorido, mas como a impressora fica configurada para imprimir com as cores, Às vezes ficamos com aquela preguicinha de ir alterar a configuração.

Não fique! Isso vai ajudar, e muito, na tarefa de economizar toner colorido.

5. Imprima apenas o que é preciso

Tenha sempre a certeza de que você precisa mesmo imprimir os arquivos. Em caso de livros, por exemplo, verifique se você precisa imprimir todas as páginas ou se o conteúdo está apenas em algumas páginas.

Evite imprimir rascunhos. Tente sempre imprimir apenas os documentos finais. Além disso, como já foi falado anteriormente, realize a impressão na frente e no verso do papel.

Não imprima e-mails também. Eles ficarão disponíveis na sua conta até que você decida excluí-los. Na maioria das vezes, não existe a necessidade de realizar a impressão deles.

Faça uma análise para saber se o conteúdo não pode ser utilizado em formatos digitais, como PDF, por exemplo. Assim você vai economizar toner colorido e ajudar o meio ambiente também.

Considerações finais

Com essas dicas, você vai conseguir economizar toner colorido e evitar desperdícios.

Gostou da matéria?

Então não esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog! 🙂

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *